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MANEIRAS EFICAZES PARA DIMINUIR O INCHAÇO DO ESTÔMAGO

11-09-2018

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O inchaço é um dos problemas mais incómodos que existem quando o assunto são dores estomacais. Os sintomas deste problema podem variar, mas a principal preocupação é sempre a mesma: a sensação de aumento da pressão no abdómen. Isto pode estar associado a muitos outros distúrbios digestivos, tal como a síndrome do intestino irritável, mas também pode surgir repentinamente, após uma refeição gordurosa e em excesso, ou se a sua dieta não for a mais saudável.

 

Neste artigo iremos apresentar 10 recomendações para eliminar o inchaço do seu estômago, no entanto, caso este já seja um problema recorrente, deverá consultar o seu médico.

 

 

    1. Coma Conscientemente

 

Você pode evitar o inchaço comendo mais devagar e em porções menores. Se prestar atenção ao que está no seu prato e for mais cuidadoso com a ingestão de alimentos, conseguirá aproveitar melhor a refeição, uma vez que o seu cérebro terá mais tempo para realmente processar o que está a colocar na sua boca. Além disso, esta atitude reduzirá a quantidade de bolhas de ar que engole ao comer, a primeira causa do inchaço. Diminua simplesmente a velocidade e aproveite cada segundo, para não precisar sofrer depois de um delicioso jantar.

 

Este modo de se alimentar chama-se comer com atenção, ou com consciência. Isto significa que deve pensar na ingestão de alimentos como uma forma de tratar bem do seu organismo, evitando sobrecarregá-lo.

 

Fundamentalmente, trata-se de cozinhar os seus próprios pratos (sempre que possível), não se apressar e saborear bem os alimentos, hidratar-se, manter-se ativo e, o mais importante, respeitar a sua saúde.

 

 

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    2. Evite Alimentos que Provoquem Gases

 

Não, a sua mãe não lhe mentiu quando disse que os alimentos verdes são incrivelmente saudáveis! A alface, os brócolos e o repolho são ricos em nutrientes e fibras, que devem ser ingeridas com regularidade para ter um sistema digestivo forte. No entanto, estes alimentos também possuem rafinose, um açúcar que é digerido apenas pelas bactérias do estômago, e a sua fermentação é exatamente o que faz com que ele inche.

 

Mas não abandone estes alimentos! Apenas tente manter a quantidade deste tipo de alimentos sob controlo, e ferva ou cozinhe ligeiramente estes alimentos antes de os ingerir, de maneira a reduzir a quantidade deste tipo de açúcar.

 

 

    3. Cuidado com o Consumo de Sal

 

Se o seu estômago continuar a inchar, reduza a ingestão de sal. Comer alimentos ricos em sódio, pode fazer com que a sua digestão fique mais lenta, pois será difícil para o seu organismo remover o excesso de água, o que pode fazer com que se sinta cheio como um balão.

 

O sódio é importante para a saúde mas, como você deve saber (ou deveria!), ele aumenta o risco de hipertensão e de outros problemas se consumido em excesso — segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo deve ser de no máximo 2mg por dia —.

 

O sal está presente na maioria dos alimentos processados e pré-embalados, por isso é difícil controlar a quantidade que se consome. Se sentir que ingeriu demais, aumente o consumo de água para o eliminar.

 

 

 

 

    4. Coma Fruta

 

Se abusou de pratos salgados, experimente comer frutas, como a banana, por exemplo. Este alimento é rico em potássio e ajuda a regular os níveis de sal, reduzindo o inchaço.

 

Já as enzimas encontradas no mamão e no abacaxi ajudam a quebrar as proteínas, o que faz com que o estômago processe melhor os alimentos. Portanto, coma estas frutas depois de uma refeição pesada para fortalecer o trato digestivo, pois elas o ajudarão a evitar a constipação e o inchaço.

 

 

    5. Chá de Camomila e Hortelã

 

Depois de uma refeição abundante, facilite a sua digestão bebendo uma chávena de chá de camomila ou de hortelã. Estas duas ervas aliviam os espasmos no estômago e reduzem a dor. A camomila não só ajuda o processo da digestão de alimentos, mas também a relaxar e a acalmar, o que fará com que não preste tanta atenção aos seus problemas estomacais. O óleo de hortelã também pode ser usado como um suplemento, se não quiser tomá-lo como infusão.

 

 

    6. Probioticos

 

A ingestão constante de alimentos probióticos, como o iogurte, é de extrema importância para a saúde devido aos seus microrganismos ativos. Como você provavelmente já sabe, existem milhares de bactérias diferentes no estômago e algumas podem fazer com que o trato digestivo produza gases excessivos.

 

Os probióticos ajudam a regular a produção de gases e o inchaço, como mostram vários estudos. Você também pode tomar suplementos, em vez de iogurte. Mas por que não aproveitar para incluí-lo num pequeno almoço delicioso? Se este alimento for muito ácido para o seu organismo, adicione um pouco de mel ou geleia.

 

 

    7. Cuidado com os Adonçantes

 

Os adoçantes, em geral, são considerados seguros, mas podem causar alguns problemas no estômago porque tendem a ser digeridos pelas bactérias que estão na parte inferior do trato digestivo, que produzem um excesso de gás durante o processo de decomposição.

 

Sugerimos que tente evitar estes produtos e, ao invés destas substâncias, use adoçantes naturais, como a stévia. Você também pode optar por comer frutas, em vez de sobremesas processadas.

 

 

 

 

    8. Massagem no Estômago

 

Se comeu em demasia e começou a sentir o gás desconfortável a subir pelo estômago, você pode fazer uma leve massagem abdominal (não coloque demasiada pressão, ou irá sentir-se pior). Isso ajudará a comida a mover para a zona de baixo do abdómen, o que aliviará a pressão excessiva e o inchaço.

 

 

    9. Pratique Yoga (ou um exercício leve)

 

A maioria das pessoas não gosta da ideia de se movimentar depois da refeição. Mas, se tiver abusado de alimentos e sentir os primeiros sintomas de refluxo gástrico, não tome remédios imediatamente. Apenas 15 minutos de yoga podem ser tão úteis quanto um medicamento.

 

Existem várias posturas que podem ajudá-lo a aliviar a rigidez da sua barriga, permitindo que o trato digestivo movimente a comida, estimulando os órgãos e aliviando o stress, que parcialmente provoca o inchaço.

 

 

    10. Hidrate-se!

 

E, claro, nunca se esqueça de hidratar o seu organismo. Sim, a água é realmente uma solução para diversos problemas de saúde, inclusive o inchaço. A orientação é consumir em torno de 8 copos de água por dia, sem levar em consideração os outros líquidos ingeridos — o total pode variar de pessoa para pessoa e mesmo de acordo com o tipo de situação, como, por exemplo, dias quentes ou frios, ou o nível de desgaste físico diário.

 

Portanto, mantenha-se hidratado e o seu corpo será capaz de combater o inchaço sozinho.

 

 

Esperemos que estas dicas simples, e úteis, ajudem a reduzir o inchaço e, assim, a ter um corpo totalmente saudável.


fonte: Adaptado de: "Incrível.club"

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