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SOFRE DE ANSIEDADE? O QUE DEVE FAZER PARA A MANTER SOB CONTROLO!

23-07-2019

 

 

Certos níveis de ansiedade podem ser necessários e saudáveis em momentos específicos. O problema é quando esta fica e se torna crônica. Então, você vê perigos ou complicações que não existem ou se preocupa com todas as coisas negativas que poderiam acontecer, mas não aconteceram.

 

 

“A ansiedade é como uma voz que nos persegue e usando e utiliza as nossas inseguranças contra nós próprios”, explica a psicóloga Ilene Strauss Cohen, professora da Universidade Barry, na Flórida.

 

 

 

Sofrer de Ansiedade: Um Problema de Saúde Global

 

 

Pacientes que sofrem de ansiedade experimentam uma sensação constante de medo em determinadas situações. Estima-se que 246 milhões de pessoas no mundo sofrem de ansiedade. A Associação Americana de Ansiedade e Depressão a considera a doença mental mais comum dos dias de hoje e alerta para as consequências que ela pode ter para a saúde geral.

 

 

No organismo, quando você sofre de ansiedade constante, o cérebro liberta quantidades de adrenalina, cortisol e outras hormonas que afetam o comportamento normal do nosso corpo. Por isso, podemos sofrer diferentes desconfortos e condições:

 

 

- Dor de Cabeça
- Enjoos
- Depressão
- Aumento da Pressão Arterial
- Perda de Apetite
- Distúrbios Digestivos, como Constipação ou Diarreia
- Fraqueza no Sistema Imunológico
- Exaustão
- Perda do Desejo Sexual

 

 

 

Conselhos a Seguir Se Sofre De Ansiedade

 

 

Sabendo que a ansiedade está na mente e não é produto de uma realidade, existem maneiras diferentes de ajudar a administrá-la. A maneira como tratamos o nosso corpo tem um impacto direto na mente. Por isso, alimentos saudáveis ??e hábitos saudáveis ??ajudarão a sua saúde mental.

 

 

1º Passo - CUIDE DO CORPO

 

 

1. Limite o consumo de cafeína - Estudos mostram que a cafeína piora a ansiedade, pois duplica os níveis de cortisol no sangue e, por sua vez, reduz o ácido aminobutírico, um relaxante natural do corpo.

 

 

2. Elimine ou reduza o consumo de álcool - Há uma crença de que o álcool ajuda a relaxar a mente e, embora exista alguma verdade nisso, a realidade é que seu excesso e os efeitos subsequentes pioram a ansiedade. Além disso, o álcool altera os níveis de serotonina, o que eleva os níveis de stress. Segundo estudos, 20% das pessoas que sofrem de ansiedade são dependentes de álcool.

 

 

3. Mantenha uma dieta equilibrada - Existem mais de 10 milhões de neurotransmissores entre o trato digestivo e o cérebro que se comunicam em dois sentidos. É por isso que o que você come afeta sua mente. Assim, inclua uma variedade de nutrientes na sua refeição. Coma frutas entre as refeições e beba bastante água.

 

Alimentos com ácido fólico como, por exemplo, espargos, agrião, espinafre ou nozes; e com vitamina B6 como, por exemplo, peixe, frango, banana e verduras, estimulam a produção de serotonina, conhecida como oa hormona da felicidade.

 

 

4. Coma três vezes ao dia entre as refeições - Quando você sofre de ansiedade, pode haver uma tendência a saltar algumas refeições. A Associação Americana Contra a Ansiedade e a Depressão adverte que, a longo prazo, isso pode gerar outros distúrbios complicados como, por exemplo, a anorexia e a bulimia.

 

 

5. Durma o suficiente - A ansiedade pode causar problemas para dormir, mas não dormir aumenta a ansiedade. Ao dormir 8 horas, o corpo diminui a temperatura, a frequência cardíaca e o nervosismo, diminuindo assim os níveis de ansiedade. Foi demonstrado que o sono limpa a mente e as coisas são vistas de uma perspectiva mais clara.

 

 

6. Exercite-se! - Ao se exercitar, o corpo liberta endorfinas que controlam a dor e produzem uma sensação de bem-estar. Além disso, exercitar também ajuda a dormir melhor, reduz a fadiga mental e melhora a capacidade cognitiva.

 

 

2º Passo - CUIDE DA MENTE

 

 

7. Aceite que você não pode controlar tudo - Coloque as situações stressantes em perspectiva e concentre-se apenas nas coisas importantes que você pode resolver. Muitas vezes os seus medos fazem você olhar para as situações como se fossem piores do que realmente são. Por isso, concentrar-se em soluções e não em problemas reduzirá os níveis de ansiedade.

 

 

8. Faça o melhor que puder - Não procure a perfeição e nem se atormente quando as coisas não saem como você pensava. Na maioria das vezes, a perfeição não existe, então, sinta orgulho das conquistas e encare os fracassos como lições para melhorar.

 

 

9. Mantenha uma atitude positiva - Reconheça que os medos são injustificados. Tudo, inclusive as más situações, têm um lado positivo e são sempre temporários. Por isso, mantenha sua mente focada nos aspectos positivos que o cercam.

 

 

10. Descubra os seus medos - Analise as situações pelas quais sofre de ansiedade, você pode até manter um diário. Normalmente, há um padrão similar. Pode ser, por exemplo, a dificuldade de trabalhar com os patrões, a desconfiança em relação ao que os outros podem fazer ou o excesso de obrigações, por exemplo.

 

Depois de descobrir a causa da sua ansiedade, trabalhe para resolvê-la ou procure ajuda de profissionais ou amigos.

 

 

11. Confie em si - Tome consciência de que você pode superar situações. Na verdade, você sempre conseguiu, senão não estaria onde está. Você pode sair triunfante dos resultados bons, mas também dos ruins. Tudo pode ser superado. Assim, quando você aprender a confiar na sua capacidade de avançar, a ansiedade desaparecerá.

 

 

3º Passo - ENTRE EM AÇÃO!

 

 

12. Respire - Os exercícios de respiração profunda ajudam a oxigenar o cérebro e regular o ritmo cardíaco. Por isso, tire um tempo diário para se concentrar em sua respiração. Pode ser de 5 minutos pela manhã antes de começar a lição de casa ou quando você voltar para casa para descansar. Isso ajudará a relaxar o corpo e a mente.

 

 

13. Tire uma folga - As pausas são necessárias para a saúde do corpo e da mente. Livre-se das situações que lhe causam stresse. Isso não significa que você não deve resolvê-las, mas às vezes deixá-las um pouco de lado. Isso ajudará a analisar melhor as situações. Tire um tempo em outras atividades, como ir ao cinema, fazer trabalhos comunitários ou fazer ioga.

 

 

14. Faça meditação - Se você não estiver familiarizado com a meditação, pode procurar ajuda em centros de yoga ou meditação. Mas, se souber o que fazer tome uma atitude e medite pelo menos 20 minutos por dia. Ao fazê-lo treinará a sua mente para controlar os pensamentos e a ansiedade.

 

 

15. Visite um especialista - Por fim, se você sentir que sofrer deste mal e está fora do seu controlo, não hesite em visitar um terapeuta, psicólogo ou qualquer outro profissional preparado para o ajudar na administração da situação em que se encontra.


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