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PORQUÊ QUE PARA ALGUNS É TÃO DIFÍCIL TER PACIÊNCIA?

03-12-2019

paciencia

 

 

Saber esperar atualmente é um exercício de paciência. Enfrentar filas diariamente, ficar preso no trânsito ou demorar para ser atendido são situações corriqueiras que faz qualquer um perder a paciência. Segundo a Associação Médica Americana, a impaciência está entre os principais fatores de risco para pressão alta em jovens adultos. E tais pessoas têm 84% mais chances de sofrer hipertensão, o que pode levar a problemas cardiovasculares como infarte e AVC (acidente vascular cerebral) precocemente.

 


Para a psicóloga Priscila Gasparini Fernandes, psicanalista com especialização em neuropsicologia e neuropsicanálise que atende na BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, vivemos numa época em que devemos fazer tudo rápido, ultrapassando os limites do corpo e da saúde. "Mas não podemos acelerar o ritmo da vida ou manipular o tempo; por isso, precisamos ter paciência para poder viver o aqui e o agora, desfrutando de bons momentos", considera.

 

 

 

Não acione o botão de emergência

 

 

A maioria das situações dispensa o imediatismo, mas estamos sempre com uma sensação de urgência. E isso provoca ansiedade e stress, diminuindo a paciência. "Temos vários fatores stressantes que nos dificultam chegar a um objetivo, por isso é importante identificar os gatilhos que minam a nossa paciência para conseguir ter mais autocontrolo", informa Liliana Seger, psicóloga do Programa de Transtornos do Impulso do IP (Instituto de Psiquiatria) da USP.

 

 

A ansiedade, por exemplo, está intimamente ligada à falta de paciência, a um imediatismo psíquico. Afinal, os mecanismos de apressamento ao qual estamos submetidos regularmente são o oposto da espera. No entanto, a paciência é uma habilidade que pode ser desenvolvida e, nos dias de hoje, pode ser considerada uma virtude essencial para agir com serenidade nos momentos de stress.

 

 

É preciso desenvolver formas de sobrepor a razão à emoção exacerbada para que o impaciente tenha uma qualidade de vida melhor. A primeira medida é entender as razões que levam à intolerância, a fim de trabalhar essa questão interiormente. "O impaciente patológico precisa trabalhar as explosões para procurar um equilíbrio entre a emoção e a razão para não comprometer o desenvolvimento das tarefas diárias", alerta Fernandes.

 

 

 

É possível aprender a ter paciência

 

 

De acordo com Bárbara Snizek Ferraz de Campos, psicóloga especialista em Saúde Mental e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), algumas pessoas são mais capazes de ter paciência e de não se apressarem diante das intensas demandas sociais dos dias atuais. E para haver paciência é preciso que haja autocontrolo, autoestima estruturada, maturidade para lidar com as situações e, principalmente, controlo da ansiedade.

 

 

"Uma pessoa com boa auto-estima, por exemplo, tem mais segurança para passar por períodos de privação sem perder a confiança", comenta Campos. Portanto, é essencial aprender a viver sem atropelar os fatos e pensamentos, aproveitando as oportunidades no momento em que elas ocorrem, sabendo analisar e tomar decisões corretas. Afinal, a correria e o medo de não dar conta de fazer as tarefas diárias aliados à ansiedade colaboram para o aumento da produção da hormona do stress, o cortisol, que, em excesso, é altamente prejudicial à saúde.

 

 

Aliás, a irritabilidade é um dos principais sinais de quem é impaciente. "A raiva e a ironia também podem apontar para a impaciência, pois cada sujeito reage de uma forma, assim como alguns têm mais dificuldade em demonstrar isso", diz Liliana. Por isso, procurar o autoconhecimento, identificar preocupações e angústias, além de observar as reações do corpo e do estado mental é a melhor maneira de medir o nível de paciência e, cada vez mais, exercitar essa capacidade de saber esperar.

 

 

 

5 dicas para aprender a ser mais paciente

 

 

1. Descubra as causas


Relembre qual foi a última vez que ficou impaciente e o motivo; considere condições físicas que possam tirar a sua impaciência como o sono, fome, dor ou cansaço; e anote sempre que tiver um comportamento explosivo para tomar consciência sobre o que leva à impaciência.

 

 

2. Faça exercícios de respiração


Enquanto conta até 10 procure respirar fundo, se possível, várias vezes ao dia. Os exercícios de respiração permitem o distanciamento emocional da situação que causou a impaciência, além de ajudar a controlar a ansiedade e o stress.

 

 

3. Diminua o ritmo


Ao perceber que está agindo com pressa, mesmo sem necessidade, pare e diminua o ritmo. Caminhe com tranquilidade, contemple o que está ao seu redor, leia um livro enquanto espera. Ao agir com paciência é possível desenvolver essa habilidade de viver o tempo presente, incorporando-a ao seu comportamento.

 

 

4. Controle o perfeccionismo


O perfeccionismo pode comprometer seriamente a produtividade e o bem-estar, pois é necessário ser paciente quando as coisas não saem como o esperado. Desapegue-se do controle e se permita aceitar o que não pode mudar.

 

 

5. Tenha empatia


Tentar colocar-se no lugar do outro é uma das formas de desenvolver a paciência. Quando um atendente demora com o seu pedido, por exemplo, escolha pensar que ele está sozinho para dar conta de tudo ou que é novo nesse trabalho, evitando ser grosseiro. Procure ser gentil e respeitoso, evitando o stress por pequenas coisas.


fonte: "VivaBem"

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