Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

Métodos Aplicados

REFLEXOLOGIA

A Reflexologia é uma terapia que se baseia na premissa de que existem, nos pés, zonas reflexas correspondentes a cada órgão e área do corpo humano. Estas zonas, ao serem estimuladas, por movimentos de pressão por parte do terapeuta, vão desencadear o processo de recuperação do próprio organismo e, desta forma, permitir ao corpo encontrar gradual e naturalmente o seu equilíbrio interno, ou homeostasia.

 

Nos nossos dias, a Reflexologia é vista em alguns países como um excelente complemento à medicina convencional. Países como o Reino Unido e a Dinamarca estão envolvidos em programas de investigação científica nesta área, nomeadamente, no alívio dos sintomas da esclerose plaquetar. No Reino Unido, há já muitos hospitais, lares e clínicas que empregam terapeutas de Reflexologia a tempo inteiro. Para além destes, outros estudos estão a ser levados a cabo, nomeadamente, no sentido da aplicação da Reflexologia a condições como o cancro, fibromialgia e esclerose múltipla, como complemento à medicina tradicional, nomeadamente, na Holanda.

 

Na verdade, existem várias teorias sobre a forma como a Reflexologia actua, umas de carácter fisiológico, outras de carácter mais energético. Contudo, os efeitos da Reflexologia poderão envolver alguns dos seguintes processos:

 

- Relaxamento muscular profundo e alívio da tensão e stress;
- Melhoria na circulação sanguínea e linfática;
- Estímulo e inibição na transmissão de impulsos nervosos ao cérebro, em particular, os directamente relacionados com o Sistema Nervoso Autónomo;
- Redução da dor mediante a produção de endorfinas e encefalinas;
- Estímulo dos processos de próprio-receção e alterações adaptativas noutros sistemas;
- Estímulo de pontos ao longo dos meridianos de acupunctura;
- Efeito sobre o campo electromagnético do corpo;
- Os benefícios de relaxamento, imobilidade e paz;
- Os benefícios psicológicos da atenção e cuidados pessoais.

 

Em suma, a Reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de terapia. É uma técnica terapeutica holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” – que procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.

 

A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, pois, este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de recuperação do organismo é estimulado.

 

Desta forma, os pés podem desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa Saúde.

Voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.