Menstruais, renais ou nos bebês, as cólicas sempre provocam sofrimento. Mas existem medidas eficazes para aliviá-las
Bolsas de água quente ajudam a relaxar
Ela vem e vai, num desconfortável círculo vicioso, e nessas voltas provoca pontadas capazes de fazer o corpo todo transpirar e se retorcer: é a cólica! ?A dor é resultado de contrações musculares dos órgãos?, conta o clínico geral Paulo Olzon, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Toda essa dolorosa movimentação é uma tentativa do organismo de eliminar algo, seja um cálculo renal, a menstruação ou até mesmo as fezes.
Para Olzon, é importante desviar o foco de atenção da cólica. Banhos mornos são bem-vindos justamente por ajudar a relaxar e esquecer um pouco a dor. As bolsas de água quente são outras grandes aliadas. Há, também, remédios específicos contra espasmos. Alguns medicamentos reduzem o ritmo das contrações, diminuindo a movimentação da musculatura do órgão afetado. Mas, sempre, vale frisar, use só depois de falar com seu médico.
SOFRIMENTO MENSAL
?As cólicas fortes podem denunciar a endometriose?, diz o ginecologista Eduardo Schor, que também é da Unifesp. A doença acontece quando o endométrio ? camada interna do útero ? invade outros órgãos. Fora dali, esse tecido favorece inflamações bem doloridas.
DOR DO BÉBÉ
Algumas mães passam noites e noites em claro por causa das cólicas dos filhotes. Não há clareza sobre o motivo que leva uns bebês a sofrerem mais do que outros. Uma das explicações é que, nos primeiros dias de vida, o sistema digestivo ainda está imaturo. Daí, basta uma engolida extra de ar para gerar o acúmulo de gases na barriguinha, e lá vem o choro.
SERÁ A PIOR DE TODAS?
Para muita gente, a cólica renal é insuperável. Ela surge quando as pedras fabricadas nos rins mudam de lugar e estacionam onde não deveriam. Então, o sistema urinário tenta expulsá-las, deflagrando o terror. Os cálculos costumam ser pontiagudos e isso, claro, piora tudo.
UMA BAITA DOR DE BARRIGA
A prisão de ventre pode desencadear dores porque o trânsito fica impedido e o intestino tem que fazer mais força para se livrar do bolo fecal endurecido. Mas também existem contrações dolorosas relacionadas com infecções intestinais. Aí, bactérias são as responsáveis pelo mal, que vem acompanhado de diarreias. fonte: MDEMULHER
|