Saiba que alimentos podem ajudar na prevenção da gripe e amenizar seus sintomas
Na estação mais fria do ano aumenta o aparecimento de gripes e constipações.
E estar com uma boa imunidade é essencial para prevenção da gripe, e nisso uma alimentação equilibrada pode ajudar.
Através das vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes presentes nos alimentos, o sistema imunológico fica fortalecido e cria defesas para combater os vírus.
Se estiver com boa saúde, pode até ter contato com os vírus, mas tem menos hipótese de desenvolver a gripe. E mesmo para quem já está com os sintomas, ter uma boa alimentação vai contribuir para um rápido restabelecimento.
Veja que alimentos devem ser consumidos em maior quantidade nessa época e fique longe do vírus da gripe:
- Gengibre: fortalece o sistema de defesa do organismo. Previne e melhora problemas respiratórios, como resfriados, gripes, alergias, devido ao seu poder antioxidante.
- Iogurte: as bactérias contidas no iogurte são responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e também evitam o crescimento de microrganismos indesejáveis que causam doenças.
- Brócolos: - possui antioxidantes que aumentam a resistência do organismo. Como é fonte de ácido fólico, auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
- Alho: previne resfriados e outras doenças infeciosas. Estes benefícios podem ser atribuídos à sua ação antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis por prejudicar a estrutura das células.
- Maçã: a maçã contém ácido málico que favorece a absorção da vitamina C, nutriente antioxidante. Uma pesquisa verificou que 100g da fruta fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de vitamina C, já que os antioxidantes naturais são mais potentes que os encontrados em suplementos dietéticos.
- Cebola: possui um poderoso antioxidante que é anti-inflamatório e antiviral.
Alimentos ricos em betacaroteno: cenoura, beterraba, espinafre, couve, melancia, mamão, manga, abóbora, etc. Eles ativam o sistema imunológico, aumentam o número de células que combatem as infeções.
Vitamina E: suas fontes são: óleos vegetais como óleo de milho, soja, azeite de oliva, amêndoas, brócolos, mostarda, azeitonas, mamão, girassol. A vitamina E aumenta a produção de células B, as células imunes que produzem anticorpos que destroem bactérias. fonte: Camila Rebouças de Castro
|