O segundo maior sistema, depois do sistema digestivo, é o sistema respiratório. Nós, seres humanos, ficamos com a respiração rápida e superficial quando estamos ansiosos e com a respiração profunda e lenta quando estamos relaxados. Dentro das nossas atividades, a única que está ligada tanto ao consciente quanto ao inconsciente é a respiração. Isto significa que a respiração está sob o controlo tanto do sistema simpático como do parassimpático. Nós respiramos mesmo sem querer, ou inconscientemente. Respiramos, mesmo sem pensar no ato de respirar. Como a respiração está sobre o controlo do sistema nervoso autónomo, ela funciona por si só. Por isso mesmo, a respiração é influenciada pelos nossos pensamentos e emoções, aumentando ou diminuindo o seu ritmo. O tônus simpático aumentado acelera a respiração enquanto o tônus parassimpático a desacelera.
Ao mesmo tempo, podemos controlar a respiração conscientemente. Claro, não podemos controlar a respiração o dia todo. Porém, se for por um determinado período de tempo, podemos regular a nossa respiração. Por exemplo, podemos inspirar profundamente e expirar lentamente. Se fizermos isso algumas vezes, a informação de que muito oxigénio entrou no nosso corpo chega ao sistema nervoso autónomo. Então o parassimpático fica ativado e liga o interruptor para desacelerar a respiração, porque o nosso corpo reage, ao perceber que não consegue captar mais oxigénio, ou não precisa mais de o fazer, e ocorre esta reação. Por isso, depois de nós respirarmos profundamente, vem o relaxamento. Devido à fisiologia da respiração, na qual o inconsciente se liga ao consciente, o excesso de oxigénio provocado pela respiração profunda leva à respiração de relaxamento.
Conhecendo a correlação entre a respiração e o sistema nervoso autónomo, podemos entender o efeito que a respiração profunda exerce sobre a saúde. Recomendo aos leitores fazerem respiração profunda de uma maneira consciente, quando estão com o tônus simpático aumentado. Assim darão início à respiração de relaxamento e a tensão será aliviada. fonte: TROVISCA
|