O abacate é uma fruta deliciosa e nutritiva, muito benéfica para nossa saúde, mas sua semente (que tendemos a descartar) pode ser consumida, já que contém muitas propriedades medicinais, até mais que o resto da fruta. Além disso, também pode ser usada topicamente para tratar problemas de pele e dores musculares e articulares.
A seguir, ensinaremos a usar as sementes de abacate para tirar o maior proveito delas no tratamento natural de muitas doenças, para emagrecer, entre muitas outras coisas.
Por que a semente?
O abacate é um alimento excelente, muito completo e recomendamos seu consumo habitual. Além disso, a semente apresenta 70% dos aminoácidos que estão presentes na fruta. O abacate contém mais fibras solúveis que qualquer outro alimento.
Benefícios saudáveis
A seguir enumeramos as propriedades medicinais de consumir a semente do abacate:
- É antioxidante: previne o envelhecimento celular.
- Previne as doenças cardiovasculares graças a seu conteúdo em aminoácidos: ideal para o tratamento de excesso de colesterol e triglicerídeos e como prevenção de doenças coronárias.
- Ajuda a aumentar as defesas e combater as doenças causadas por micróbios, fungos e parasitas.
- Emagrecedor e queima gordura: a lógica da natureza fez com que a semente do abacate contenha princípios que queimam gorduras contidas na polpa da fruta. Além disso, contém fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal e traz uma sensação de saciedade.
- Adstringente: ideal para tratar diarreias e inflamações do trato gastrointestinal.
- Propriedades afrodisíacas que aumentam a libido.
- Revitalizante para casos de cansaço e esgotamento.
- Calmante de dores articulares e musculares, usado topicamente.
- Previne o crescimento de tumores, graças ao seu conteúdo em flavonoides.
- Previne a epilepsia.
- Elimina rapidamente a aparição de espinhas e furúnculos, aplicado topicamente, já que os ajuda a madurar e secar.
- Regula os transtornos da tireoide.
- Tem um efeito rejuvenescedor da pele, tanto consumida quanto aplicada, já que favorece a formação de colágeno.
- É um bom suplemento para tratar naturalmente a asma.
Como consumir a semente?
A semente do abacate tem um sabor amargo e adstringente, devido as suas propriedades medicinais. Para consumi-la retire a casca fina de pele marrom, rale-a, e opcionalmente, toste-a em fogo baixo. Você verá que ela adquire uma cor avermelhada. Com estas raspas podemos:
- Prepare uma infusão, fervendo-a durante 10 minutos e deixando-a repousar outros cinco, para ir tomando ao longo do dia.
- Use como adorno em saladas, sopas, ensopados, pratos de arroz ou macarrão etc.
- Se tostar bastante as raspas, podemos depois pulverizá-las com a ajuda de um moinho de café, e conservá-las em pó.
Advertência: o abuso da semente de abacate pode provocar constipação devido ao seu conteúdo em taninos.
Como aplicar?
Para o uso tópico das sementes proceda da seguinte maneira:
- Triture e misture os pedaços com álcool, deixe repousar o preparado durante pelo menos uma semana. Use este álcool para realizar massagens e fricções, por exemplo, no caso de dores articulares ou musculares. No caso de enxaquecas, massageie suavemente as têmporas e as cervicais.
- Com o pó da semente você pode preparar emplastros para aplicar em espinhas e furúnculos, fazendo com que elas sequem rapidamente. Misture o pó com um pouquinho de água quente, para formar uma pasta. Aplique a pasta entre duas camadas de gaze e coloque na pele durante 5 ou 10 minutos até secar. Você pode repetir o processo cada dia até notar melhorias.
- Para um cabelo brilhante e para combater a caspa: rale a semente, mas use-a fresca, sem tostar. Misture com óleo de mamona e deixe repousar por um dia. Depois, use para friccionar o couro cabeludo. Cubra a cabeça com uma toalha ou touca, deixe atuar por uma hora e lave bem o cabelo. Não recomendamos este tratamento em cabelos muito oleosos.
- O pó da semente também pode ser usado diretamente para esfoliar e tonificar a pele.
- Como curiosidade, destacamos que as sementes de abacate moídas e misturadas com queijo e farinha são usadas como veneno para ratos.