Batata-doce, mandioca e outros alimentos funcionais para adicionar ao ménu
Já foi o tempo em que alimentos fonte de carboidrato se resumiam apenas a pão, macarrão, arroz e batata.
As raízes ou tubérculos vieram para ficar de vez na nossa alimentação!
As mais conhecidas são a batata e a cenoura, mas existe uma gama muito maior que se pode imaginar: beterraba, nabo, rabanete, mandioquinha, entre outros.
Atualmente algumas têm-se destacado devido a um aumento significativo do seu consumo, pois além de fornecerem energia através dos carboidratos, possuem vitaminas, minerais e substâncias que, quando consumidas em quantidade adequada, também podem ajudar a emagrecer!
Apresentam ainda baixo índice glicêmico, ou seja, o açúcar presente nelas passa para a corrente sanguínea de forma mais lenta e consequentemente, a absorção pelo organismo também se torna mais devagar.
Outra boa notícia: são livres de glúten, podendo ser uma ótima alternativa para portadores de doença celíaca. Conheça um pouco mais sobre os benefícios dessas raízes que estão fazendo um tremendo sucesso:
Batata-doce: possui uma substância chamada amido resistente, que no organismo se comporta como uma fibra insolúvel, semelhante à dos grãos integrais. Com isso, atrai moléculas de gordura e açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais lentamente. Geralmente é associada ao frango para potencializar o rendimento pós-treino, uma vez que esse alimento é fonte de proteína de alto valor biológico.
Inhame: carrega um fito-hormônio chamado diosgenina, cuja função é impedir que as moléculas de gordura sejam absorvidas, controlando o peso corporal. Possui ainda ação antioxidante (retarda o envelhecimento) e anti-inflamatório, amenizando sintomas da TPM, depressão, além de reduzir o colesterol ruim e aumentar as defesas do organismo.
Mandioca: devido à grande presença de fibras, retarda a absorção dos carboidratos e ajuda no bom funcionamento do intestino. Juntamente com a batata-doce e o inhame, são campeões de níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, reduzindo dessa forma alguns dos efeitos negativos do stresse, entre eles, o armazenamento de gordura na barriga.
Batata yacon: com textura macia e sabor semelhante ao da pêra e do melão, pode ser considerada um alimento funcional, pois possui grande quantidade de frutooligossacarídeos e inulina, os famosos pré-bióticos, que servem de alimento para as bactérias boas que vivem no nosso intestino. Além disso, não são absorvidos pelo sistema digestivo, tendo o mesmo efeito das fibras alimentares, e por isso, é bastante recomendada no controle do diabetes.
Para incluir essas raízes do bem na sua alimentação, você pode fazê-las cozidas, assadas, na forma de purê, fritas e em alguns casos, usá-las na forma de farinha, como é o caso da mandioca, que dá origem ao polvilho, farinha e tapioca. Basta usar a criatividade! fonte: Gabriela A. Malheiros
|