A sinusite é a inflamação dos seios nasais, ou seja, as cavidades que se encontram atrás do nariz. Pode ser aguda ou crônica de acordo como é tratada.
Em alguns casos pode durar durante meses se não for lhe dada a devida atenção. Por isso, não deixe de conhecer alguns aspetos interessantes deste transtorno nasal e como tratá-lo naturalmente.
O que causa a sinusite?
Em primeiro lugar, deveria saber quais são as causas mais comuns deste problema relacionado com as fossas nasais.
- Doenças causadas por microrganismos (fungos, vírus e bactérias) tais como asma, alergia, gripe ou resfriado. Estas aumentam as secreções nos seios nasais e produzem inflamação na área.
- Inalação de poluentes ou substâncias nocivas: pode ser poluição, ar contaminado, gases, fumaça de cigarro, cocaína, anfetaminas, entre outros. Também pode ser causada pelo uso exagerado de descongestionantes nasais.
- Uma má saúde bucal: que inclui dentes, gengiva e mandíbulas. Deriva de inflamações nos seios maxilares.
- Hipoglicemia: quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos, pode-se causar danos nos seios nasais.
- Mudanças bruscas de pressão: que são geradas ao se viajar de avião, subir em uma montanha russa, mergulhar ou quando se desce rapidamente de picos altos.
- Objetos no nariz: quando as crianças introduzem objetos pequenos em seus narizes e os mantém por um tempo sem que os pais notem.
- Doenças que afetam os cílios e sua motilidade: pode ser fibrose cística como uma das mais habituais.
- Defeitos no septo nasal: a mais frequente é o desvio produzido de alguma pancada ou de nascimento.
Quais são os sintomas da Sinusite?
Se você sofre deste transtorno é provável que sinta algum destes sintomas:
- Cefaleia
- Secreção constante no nariz
- Dor nos seios nasais
- Febre
- Mau hálito
- Nariz avermelhado
- Cansaço
- Dor nos dentes
- Sensação de rosto inflamado
- Dor nos olhos
- Olhos lacrimejando
- Sangramento no nariz
- Tosse
- Mal-estar geral
- Falta de olfato
- Dor ao mastigar
- Rouquidão
Como prevenir a sinusite?
Se você passou por um pequeno quadro de sinusite, pode evitar que volte a acontecer ou que se transforme em crônica ou aguda. Para isso:
- Beba muito líquido: pode ser água ou sucos. Mais de dois litros por dia, ainda mais se o transtorno continua.
- Evite ambientes contaminados ou muito carregados com pó ou fumaça porque irritam ainda mais as fossas nasais.
- Umidifique o ambiente, já que um lugar seco não o mais correto para se viver. Pode-se colocar pratos com água ou usar objetos específicos para isso.
- Molhar o nariz com compressas de água quente, também se recomenda duchas para que o vapor ajude a “soltar” os seios nasais.
- Não utilizar muitos inaladores, porque o uso contínuo causa efeito contrário.
- Limpar bem o nariz, há alguns dispositivos que são vendidos na farmácia feitos com água e sal.
Remédios caseiros para tratar a sinusite
- Ferver água com folhas de eucalipto. Aspirar estes vapores cobrindo a cabeça com um pano ou toalha. Favorece a saída de mucosa y desinflama os seios nasais.
- Beber uma infusão com uma colherada de flores de malva por xícara de água, deixar repousar alguns minutos. No máximo 4 xícaras por dia.
- Diluir algumas gotas de óleo com essência de camomila em dois litros de água e realizar inalações com a mistura. Esta planta possui propriedades anti-inflamatórias e elimina os germes que causam a sinusite.
- Colocar 60 gotas de extrato fluído de agrimônia por litro de água. Aspirar esse líquido pelo nariz até que chegue à boca e cuspi-lo. Não engolir.
- Triturar uma colher de sopa de raiz seca de genciana em uma xícara de água e deixar descansar durante toda a noite. Beber alguns copos por dia, pode adoçar com mel. É muito boa para aumentar a produção de glóbulos brancos e as defesas, assim como prevenir muitas doenças relacionadas ao sistema respiratório.
- Preparar uma infusão com uma colher de chá de raiz seca de gengibre para cada copo de água. Beber algumas xícaras por dia. Pode adicionar suco de um limão para aumentar o efeito.
- Beber um chá com sumo de limão recém feito, com uma boa colherada de mel. O limão possui propriedades antibacterianas e ajudarão a curar a sinusite.
- Realizar nebulização com água quente e 8 gotas de óleo de cipreste para desinflamar os seios nasais e favorecer a eliminação do excesso de mucosa.
- Ferver uma colher de frutas secas de zimbro por litro de água por 15 minutos. Beber durante o dia, adoçar com mel. Esta erva oferece qualidades expetorantes e ainda é antiespasmódica e antisséptica. Serve para outras doenças nasais tais como bronquite, faringite ou resfriado.
- Inalar o vapor de água quente com algumas gotas de óleo de pinho. Desinflama os seios nasais.
- Realizar um emplastro com verbena picada e misturada com casca de ovo. Colocar em um pano e deixar roda a noite na área nasal.
NOTA: Veja algumas das patologias tratáveis com Biomagnetismo Médico - Método Schidler, na secção das terapias na TROVISCA