A presença de colagénio na pele ajuda a retardar o envelhecimento, além de proporcionar suporte à camada superficial da pele.
A medida que envelhecemos, o colagénio começa a debilitar-se e desaparecer, dando lugar à aparição de linhas de expressão, rugas e dobras, especialmente no rosto.
ROTINA PARA REPOR O colagénio
Para repor o colagénio perdido, inclua em sua rotina diária:
- Aplicar protetor todos os dias, para proteger a pele dos raios solares;
- Comer alimentos ricos em prolina e lisina, que apoiam a formação de colagénio;
- Consumir alimentos ricos em vitamina C diariamente, para transformar a lisina e a prolina em aminoácidos necessários para reconstruir o colagénio;
- Aumentar a quantidade de proteína na alimentação; as mulheres devem consumir 46 gramas a mais por dia, pelo menos, enquanto os homens devem aumentar seu consumo de proteínas para mais de 56 gramas por dia, para dar apoio ao crescimento e saúde do colagénio;
- Aplicar um creme diário que contenha retinol, que ajuda a reparar a degradação do colagenio causada pelo dano solar.
Aplicar protetor solar todos os dias é de extrema importância para a saúde da pele.
ALIMENTOS RICOS EM colagénio
ALIMENTOS RICOS EM ANTOCIANIDINAS
As frutas ricas em antocianidina são aquelas de cores vermelha e roxa escura, como as cerejas, mirtilo, framboesas ou amoras, que nos protegem contra os radicais livres, aumentam os níveis de vitamina C nas células, e ajudam a prevenir a destruição de colagénio na pele e tecido conectivo.
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C
A vitamina C é uma vitamina importante na produção de colagénio, para manter a pele firme e saudável, e pode ser encontrada em laranjas, toranjas, limões, morangos, tomates, pimentões, brócolos, dentre outros.
ALIMENTOS RICOS EM PROLINA E LISINA
A lisina pode ser encontrada em carnes magras, peixes, legumes e lácteos sem gordura, e a prolina, na clara do ovo e no gérmen de trigo. A lisina é um aminoácido essencial e deve ser obtida através de alimentos em geral, já a prolina é um aminoácido não essencial, que pode ser fabricado pelo corpo.
SOJA E DERIVADOS
A soja e seus derivados, como o tofutempeh e leite vegetal de soja, podem contribuir para a formação de colagénio na pele, tendões e ligamentos.
ALIMENTOS RICOS EM COBRE
O cobre ajuda na formação de colagénio no corpo, o que torna vantajoso o aumento do consumo de alimentos ricos em cobre, como vísceras, fígado, mariscos, ostras, verduras de folhas verdes, nozes e legumes.