Regularmente, o canal auditivo externo (CAE) se obstrui pelo acúmulo de mucosidade de cheiro desagradável, o que comumente denominamos “cera de ouvido“. Em consequência, as nossas capacidades auditivas reduzem e, caso não seja tratada com a brevidade necessária, esta condição pode perfurar o tímpano. Esse fenômeno costuma aparecer junto com um resfriado ou alergia, o que aumenta os níveis de secreção nasal. Neste artigo, te mostramos como combater de modo eficaz este incômodo.
Métodos naturais para eliminar a cera de ouvido
Existe um grande número de soluções naturais para eliminar a cera de ouvido. Com o objetivo de lutar contra este fenômeno habitual tão indesejado, em seguida, listamos os melhores segredos e métodos que a natureza nos oferece:
Infusão de plantas antissépticas
A melhor neste caso é a camomila. Faça um chá de camomila com uma colher de suas flores secas e uma xícara de água fervente, deixe repousar a infusão por aproximadamente dez minutos (tampe a xícara para que se possa conservar os óleos essenciais da flor). Em seguida, coe a infusão e lave os ouvidos com o líquido obtido.
Infusão a base de sabugueiro e eufrásia
Esse chá é muito recomendável para a cera de ouvido que é associada aos processos catarrais. Antes de preparar a infusão, ambas as flores devem ser guardadas em um recipiente hermético que esteja protegido da luz. Depois coloque as ervas em água fervente e deixar repousar por 10 minutos, procure tomar 3 xícaras da infusão por dia (depois de cada refeição).
Azeite de Oliva
Esse é um método simples, por meio do qual deve-se esquentar o azeite até chegar a uma temperatura morna. Depois, coloque-o goteje no ouvido para conseguir amolecer a cera. Isso pode levar alguns dias de tratamento e a cera geralmente sai naturalmente do canal auditivo.
Infusão a base de equinácea
Esse chá deve ser preparado caso exista uma infeção, já que a equinácea é uma planta com propriedades antibióticas naturais. O processo para preparar a infusão é idêntico ao das anteriores e o seu consumo deve ser de duas a 3 vezes por dia.
Conclusões
Não esqueça que a cera nos ouvidos é um mecanismo de defesa que o nosso corpo apresenta naturalmente. Não obstante, recomenda-se lavar os ouvidos uma vez por mês para evitar complicações nos canais auditivos. Ainda que seu uso seja generalizado, não devemos colocar em nossos canais nenhum tipo de objeto como os cotonetes, já que eles tendem a endurecer e empurrar a cera para dentro do ouvido, colocando o tímpano em risco.