As maçãs são muito ricas em nutrientes. Existem vários tipos e tamanhos, mas todas fornecem os mesmos nutrientes ao nosso corpo. A seguir, leia mais e saiba porque é importante comer uma maçã por dia.
Reduz o risco de doença cardíaca
Em muitas sociedades, as doenças cardíacas superam o câncer como causa principal de mortalidade. O que poucos sabem é que estas doenças podem ser prevenidas com mudanças saudáveis no estilo de vida, como uma dieta natural.
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio descobriram que o consumo de uma maçã por dia, durante 4 semanas, reduz os níveis de uma substância relacionada com o endurecimento das artérias em quase 40%.
Aumenta a capacidade cerebral
Já um estudo da Universidade de Massachusetts demonstrou que tomar suco de maçã fresca, 3 vezes por semana, ajuda pessoas com Alzheimer a reduzirem significativamente o avanço da doença em aproximadamente 75%.
Nota: Não compre o de maçã pasteurizado. A ideia é consumir o suco de maçã cru, ou seja, orgânico e sem filtrar. Quando fizer seu suco, não retire a casca da maçã, adicione toda a fruta no liquidificador, até o meio e a sementes.
Mantém corretamente seu sistema digestivo
A fibra natural da maçã (solúvel e insolúvel), vital para nosso organismo, tem como objetivo fazer com que o sistema digestivo e cardiovascular funcionem corretamente. Além disso, as maçãs possuem pectina, um tipo importante de fibra que ajuda a unir toxinas no seu intestino e retirá-las do corpo.
Previne alguns tipos de câncer
Os flavonoides nas maçãs podem ajudar o organismo a nos proteger contra certos tipos de câncer, especialmente o no pulmão. Os flavonoides são compostos que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Tanto a inflamação crônica como o estresse oxidativo são considerados processos importantes para o desenvolvimento do câncer, e os flavonoides detêm ambos os processos.
A respeito das maçãs orgânicas
As maçãs cultivadas organicamente não costumam conter resíduos de diversos produtos químicos de pesticidas. Estas substâncias químicas são tóxicas e cancerígenas e foram encontradas em pesquisas direcionadas especialmente ao sistema nervoso e ao cérebro dos seres humanos.
Cientistas da Escola de Farmácia na China descobriram que o hidrato de carbono da maçã apresentou resultados impressionantes quando utilizado para tratar das células cancerígenas do cólon humano.
Devido a este estudo, os pesquisadores concluiram que a maçã possui um grande potencial, como agente de prevenção química ou como um antitumoral. No entanto, os especialistas recomendam que as pessoas só façam uso de maçãs orgânicas.
Também sabemos que essa fruta contém altos níveis de ácido málico, útil para o estímulo da produção de energia no corpo. Este composto também é importante para os que possuem a síndrome de fadiga crônica ou fibromialgia. As maçãs orgânicas também são fundamentais na luta contra o colesterol alto.