Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

USOS E BENEFÍCIOS DA ÁGUA OXIGENADA

07-09-2014
 

Sem dúvida muita gente imagina que a água oxigenada é um componente para manter apenas no kit de primeiros socorros e que só serve para desinfetar feridas. Mas, não existe ideia mais afastada da realidade quanto essa!

 

Os múltiplos usos do peróxido de hidrogênio vão deixa-lo admirado. Leia mais e descubra!

 

Benefícios da água oxigenada

O H2O2 (peróxido de hidrogênio) é o único agente germicida composto apenas por água e oxigênio, capaz de matar microrganismos patógenos. Por isso, é considerado o desinfetante natural mais seguro e eficaz.

 

Porém, as aplicações da “água oxigenada”, como a conhecemos popularmente, são muito mais amplas. Por exemplo, algumas das principais utilidades do produto são:

  • Para branquear a roupa: adicione uma chávena de água oxigenada na roupa branca para evitar que fique amarela devido aos efeitos do tempo. Também serve para eliminar manchas de sangue em almofadas. Coloque diretamente a água oxigenada no local, deixe repousar por um minuto e esfregue com uma escova. Depois lave com água fria.

  • Para um banho que desintoxica e rejuvenesce: utilize algumas colheres de sopa do peróxido de hidrogênio a 3% (Volume 10) em uma banheira (ou algo do tipo) com água morna. Entre na solução por meia hora, se for necessário adicione água quente para manter a temperatura mais agradável. Isso ajudará a eliminar os microrganismos que se acumulam na pele e podem causar doenças.

 

 

  • Para tratar fungos nos pés: borrife uma mistura de partes iguais de água oxigenada com água da torneira. Aplique entre os dedos ou nas unhas todas as noites e deixe secar sozinho. Na presença de infeções crónicas, coloque duas medidas da água oxigenada em água destilada quente e aplique uma ou duas vezes por semana.

  • Para fazer irrigações no cólon ou enteroclimas: adicione uma chávena de água oxigenada a aproximadamente quinze litros de água (para irrigações no cólon), e uma colher de sopa de água oxigenada num litro de água destilada quente para enteroclimas.

  • Para evitar infeções: coloque algumas gotas de água oxigenada em qualquer infecção, ferida ou corte, e repita o processo várias vezes ao dia. Caso haja início de gangrena, vai submergir a ferida diretamente em água oxigenada pura.

  • Para curar infeções por ácaros: quem tem esse problema pode tentar colocar um atomizador de água oxigenada pura a cada uma hora na pele.

 

 

  • Para aliviar infeções nos seios paranasais: misture uma colher de sopa de peróxido de hidrogénio numa chávena de água sem cloro e coloque num recipiente para utilizar como um aerossol nasal.

  • Para clarear o cabelo: a água oxigenada serve para deixar os cabelos num tom mais claro. Para isso, basta dilui-la em água (50/50) e aplicar no cabelo depois do banho. Depois penteie. O resultado será leve, evitando o risco da tonalidade ficar “platinada”.

 

 

  • Para desinfetar lentes de contato: se você ficar sem aquela solução comprada nas óticas e próprias para a limpeza de suas lentes, não se preocupe, é possível aproveitar as vantagens da água oxigenada, que serve para decompor as proteínas que se acumulam na lente. É ideal para pessoas que têm olhos sensíveis a vários desses líquidos.

  • Para limpar a casa: limpar a casa com peróxido de hidrogénio vai ajudar a eliminar os germes e deixará um aroma fresco no ambiente. Coloque um pouco de água oxigenada num pano ou esfregão (ou noutro utensilio que usar para a limpeza de sua casa), ou ainda, misture ao líquido que utiliza para limpar a casa habitualmente. Também é possível utilizá-la para tirar manchas de vidros e espelhos. Além disso, também serve para usar junto com o detergente, o que deixará a sua louça mais brilhante. É muito bom para manter as casas de banho desinfetadas (uma boa opção para não usarmos desinfetantes tóxicos) e para enxaguar a tábua logo depois de cortar carnes ou vegetais. Se combinarmos o peróxido de oxigênio com vinagre obteremos um potente desinfetante, económico, natural e eficaz. Serve para desinfetar desde frutas até conjuntos de copos, passando por sapatos, toalhas ou pisos. Também será muito efetivo para eliminar mofo do teto ou das paredes da casa de banho.

  • Para combater o acne: é um remédio caseiro muito eficaz para pessoas com muito acne no rosto. Para utilizá-lo basta, após realizar a lavagem do rosco com água e sabonete neutro, aplicá-lo com um algodão sobre as acnes e espinhas ou ainda em todo o rosto. O único cuidado que deve-se ter é com o fato de que pode gerar o efeito de ressecamento no rosto ou irritar um pouco a pele. Se nenhuns desses efeitos ocorrem, faça a aplicação pelo menos duas vezes por semana. Use a água a 3% (Volume 10).

 

 

  • Para tirar o “pano”: esse é um problema que costuma afetar muito as mulheres. Aplique a água oxigenada nas partes infectadas utilizando um algodão e deixe que atue por algumas horas. Não deixe de usar um protetor solar com alto fator de proteção quando houver exposição ao sol, essa será uma importante medida preventiva.

  • Para lavar os ouvidos: misture uma gota de água oxigenada com um pouco de água morna e tire a cera dos ouvidos com mais facilidade. Embora, esse procedimento de limpeza dos ouvidos é preferível que se faça com um médico especialista.

fonte: Adaptado de: Melhor com Saúde

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.