Os olhos e o olhar são uma parte muito especial do nosso rosto que diz muito sobre nós, e que podem melhorar muito a nossa aparência se cuidamos deles naturalmente. Das sobrancelhas e dos cílios podemos cuidar facilmente, entretanto é mais complicado eliminar as bolsas na região dos olhos e os pés de galinha. Neste artigo, vamos explicar alguns dos remédios naturais e caseiros para eliminar estas marcas que ofuscam e envelhecem os olhos, para que tenhamos aparência perfeita todos dos dias.
Uma região delicada
O rosto é uma parte do corpo que deve ser especialmente cuidado, pois sofre mais os efeitos do passar do tempo, do clima, etc. Na face, uma das regiões mais delicadas, é exatamente a que rodeia os olhos, já que se trata de uma pele muito fina que tende a evidenciar uma noite de insónia, uma má alimentação, uma tendência de reter líquidos ou as primeiras rugas. Estas marcas envelhecem muito o rosto e eliminam a luminosidade e a juventude do olhar, e por isso deveremos cuidar mais especialmente desta região.
Em geral, usaremos sempre produtos cosméticos específicos para esta região, se possível natural, elaborados com ingredientes ecológicos e livres do álcool, parafina e outros derivados do petróleo, parabenos, etc.
A relação com o fígado
Quando vemos aparecer as primeiras linhas que marcam o início dos pés de galinha, devemos levar em conta o nosso fígado, que é o órgão relacionado com estas rugas. As bolsas debaixo dos olhos quando seu conteúdo é de gordura e não aquoso, também estão relacionadas ao fígado.
Deveremos então cuidá-lo especialmente com alguns destes remédios:
- Tomaremos um suplemento natural à base de cardo mariano, uma planta medicinal que ajuda a regenerar o fígado. As pessoas diagnosticadas com um problema hepático sério devem tomar cuidado.
- Evitaremos as gorduras prejudiciais na nossa dieta: fritura, gorduras trans, cremes lácteos, carne vermelha, etc.
- Colocaremos calor sobre a região do fígado (nas costelas do lado direito) todas as noites antes de irmos deitar.
- Temperaremos as nossas comidas com sumo de limão fresco.
- Em alguns casos os problemas de visão também influenciam na aparição dos pés de galinhas, portanto procuraremos sempre usar as lentes de contato ou os óculos com o grau adequado. A vista também está relacionada diretamente com o fígado.
A relação com os rins
As bolsas que aparecem debaixo dos olhos, principalmente de manhã e às vezes acompanhadas de pálpebras inchadas, são sintomas de que os rins não trabalham bem ou estão saturados. Portanto, se este é o nosso caso, seguiremos alguns destes remédios:
- Beberemos diariamente caldos de cebola e salsa antes das refeições.
- Reduziremos o consumo de sal, e tentaremos substituir por água do mar (a venda em lojas de produtos dietéticos e naturais).
- Evitaremos jantar farinhas e lácteos.
- Tomaremos infusões de bardana, dente-de-leão e cavalinha.
- Beberemos dois copos de água em jejum e, no mínimo, de 2 a 3 litros por dia.
- Aplicaremos calor diariamente sobre a região média das costas.
Fatias de pepino
As fatias de pepino fresco têm efeitos refrescantes e diuréticos, assim sendo um remédio rápido para colocar sobre as nossas pálpebras fechadas e dando firmeza a toda região. Deixaremos atuar durante 5 minutos.
Saquinhos de chá verde
Depois de tomar uma infusão de chá verde, guardaremos os saquinhos no congelador, e os usaremos também como máscaras ocular para relaxar, desinchar e rejuvenescer os olhos. Deixaremos atuar até que percebamos que já não estão geladas.
Óleo de rosa mosqueta
Este óleo é ideal para peles maduras e secas, e nos ajudará a prevenir e combater todos os tipos de rugas, e especialmente os pés de galinha. Aplicaremos duas gotas sobre as rugas duas vezes por dia, de manhã e de noite, e vamos massajar com cuidado, fazendo pequenos círculos ou dando suaves toques com os dedos.
Também nos ajudará a disfarçar as manchas na pele e pequenas cicatrizes.
Automassagem facial
Diariamente podemos fazer algumas simples massagens que melhorarão a aparência dos nossos olhos e nos ajudarão a relaxar o rosto e a vista.
- Para começar piscaremos seguido muitas vezes e finalmente fecharemos forte os olhos para depois relaxá-los.
- Começando pela raiz interna das sobrancelhas, pressionaremos fazendo pequenos círculos quase impercetíveis e continuaremos em direção a parte externa das sobrancelhas, depois desceremos e continuaremos por todo o contorno até chegar de novo no começo das sobrancelhas.
- Ao terminar, esfregaremos as nossas mãos para que se esquentem e apoiaremos os olhos fechados na palma das mãos.
fonte: Adaptado de: Melhor com Saúde
|