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COMO REDUZIR OS TRIGLICERÍDEOS DE FORMA NATURAL?

06-11-2014
 

Trata-se de um tipo de gordura que provém dos alimentos de origem animal, em grande medida. Os valores normais são de no máximo 150 mg/dl e se está acima de 200 mg/dl, significa que se apresenta um problema de triglicéridos. Há medidas a serem tomadas que é preciso efetuar para reduzir tais níveis, protegendo, assim, a saúde de nosso organismo. Neste artigo, você saberá como reduzir os triglicéridos de forma natural.

 

Instruções e conselhos para reduzir os triglicerídeos

 

Os níveis muito altos de triglicérideos e colesterol no sangue colocam em risco a saúde do coração, mas também causam outros transtornos. A primeira mudança, sem dúvida, é a alimentação. Aumentar o consumo de fibras como aveia e cereais integrais, serve para reabsorver a gordura. Além disso, alguns vegetais como brócolis e espinafre e as frutas como a maçã ou a laranja são excelentes aliados.

 

Reduza ou diretamente evite o consumo de pão, massas, biscoitos salgados, produtos de pastelaria, tortas, frituras e álcool, os quais não aportam benefícios a nossa saúde e, por sua vez, aumentam a quantidade de lipídeos em nosso sangue. Você pode substituir por produtos integrais ou alimentos mais saudáveis.

 

 

Outro grupo alimentar do qual se deve manter afastado são os açúcares processados. Escolha a stévia em vez do açúcar refinado para adoçar, prefira os sumos naturais aos refrigerantes, opte pelas frutas frescas em vez de doces ou sobremesas industrializadas, escolha o chocolate mais puro, que contenha de 50% a 70% de cacau.

 

Escolha produtos lácteos desnatados, seja  o leite, o queijo, o iogurte ou a manteiga. Para temperar sua salada e preparações, opte pelo azeite de oliva, que é mais saudável e delicioso e você não precisará adicionar maionese, por exemplo. Consumir sempre carne magra e evitar produtos que contenham muito teor de gordura como o fast-food.

 

Em relação aos enlatados, são um dos principais inimigos para a saúde nesta batalha contra os triglicéridos altos. Coma frango ou peru, deixar o salame, a mortadela etc., para ocasiões especiais. Se você come salsichas, melhor que sejam de frango e reduza sempre o sal.

 

 

Ingerir mais quantidade de ácidos gordos monoinsaturados, além de azeite de oliva. Também estão presentes nos chamados “peixes azuis”, como é a cabala, o atum, o salmão, a manjuva, o carapau e nos frutos secos, assim como no óleo de canola, todos repletos de ácidos gordos ómega 3.

 

Perceba que as pessoas que têm problemas com triglicéridos altos nem sempre são gordas ou obesas, por isso todos devemos controlar a dieta. Recomenda-se cozinhar na brasa ou na chapa, também ao vapor ou ferver os alimentos, se é que não se pode comer cru (que seria o ideal), evitar os ensopados e os fritos, também os produtos já elaborados, empanados e congelados. Retirar a gordura visível da carne e o frango nunca comê-lo nem cozinhá-lo com a pele.

 

A ingestão de bebidas alcoólicas não é recomendada, exceto uma pequena taça de vinho tinto durante a refeição que é bom para a saúde cardiovascular. Se você fuma, procura deixar esse vício, o que trará como consequência boas mudanças em seu corpo em geral.

 

 

No âmbito dos remédios naturais para eliminar o excesso de triglicéridos no sangue, você pode consumir um dente de alho por dia. Graças a todos seus benefícios e propriedades que mantêm a gordura num nível equilibrado. Outro “truque” caseiro é misturar duas colheres de aveia natural num copo com água e deixar repousar durante toda a noite. Na manhã seguinte beber a água para que a gordura se reabsorva e regule também o colesterol. Uma infusão de casca de tangerina ou laranja também pode ser muito benéfico nestes casos.

 

Não hesite em beber muita água diariamente. Se não tem este hábito, existem até mesmo aplicações no telemovél que permitem “lembrar” a ingestão dos copos recomendados (aprox. 2 litros no inverno e 2,5 no verão).

 

Por sua parte, é preciso regular o consumo de caloria, por isso, uma visita ao nutricionista não é nada mau, sobretudo se você tem problemas de peso ou obesidade. As mulheres devem consumir no máximo 1200 calorias e os homens não mais que 1800. Coma porções menores e não encha o prato. Evitar comer lanchichos antes de dormir e optar por lanches saudáveis entre as refeições principais.

 

 

O exercício moderado é parte importante do tratamento para reduzir os triglicéridos. Você pode começar com uma caminhada leve, três vezes por semana e ir aumentando a quantidade de tempo e a periodicidade de sua atividade, com certeza se sentirá melhor. Com 20 a 30 minutos por caminhada, estará muito bem. Mas, também deve adicionar alguma variedade nessa rotina, como andar de bicicleta (mesmo que seja fixa), subir escadas em vez de usar o elevador, dançar, limpar a casa com energia, cortar a relva, lavar o carro etc.

 

E, por último, como já dito anteriormente, deixar de fumar. Embora o tabaco não aumente os triglicéridos e o colesterol no sangue, está comprovado que alguém que tem este vício, tem mais dificuldade para reduzir esse problema. Além disso, será difícil praticar algum exercício. Se você deixar de fumar, obterá mudanças e efeitos mais que positivos em todo seu organismo, sobretudo no coração, nos pulmões e até na pele.

 

 


fonte: Adaptado de: Melhor com Saúde

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