Um dos piores sintomas no período da menopausa são os incómodos calores e transpiração que se apresentam pela noite ou em momentos em que estamos realizando alguma atividade diária. Este problema é um sintoma comum nessa etapa da vida da mulher, devido às mudanças hormonais que ocorrem. Embora cada mulher tenha uma experiência diferente ao lidar com os sintomas da menopausa, algumas sofrem mais com a transpiração e calores repentinos e outras não passam por esses acontecimentos.
Normalmente, são poucas as mulheres que não sofrem com essa etapa da menopausa, onde calores e transpiração noturnos são mais comuns. Por esse motivo, queremos compartilhar com vocês, mulheres, alguns remédios naturais para reduzir e tratar a transpiração; e solucionar os calores incómodos que impossibilitam uma boa noite de sono no período da menopausa.
Soja
A soja é um dos melhores alimentos para consumo durante a fase da menopausa, devido a suas propriedades que favorecem de diversas formas a saúde da mulher nesse ciclo. Também é excelente para reduzir os incómodos calores noturnos, além de reduzir a perda de massa óssea, melhorando a saúde do coração e regula a insulina.
O recomendado é consumi-la em forma de tofu ou leite de soja.
Infusão de tília
Infusão da flor de Tília é ideal para reduzir o calor desconfortante e os suores noturnos durante a menopausa, ajudando a conciliar o sono e evitando os sintomas noturnos. Para conseguir uma boa noite de sono basta colocar duas colheres de chá de flor de tília numa chávena com água quente, deixe que repouse por cinco minutos e beba antes de ir para cama.
Sálvia
O chá de Sálvia é utilizado no tratamento para reduzir a transpiração e o calor próprios nesse ciclo temporário. Para diminuir os sintomas coloque num litro de água fervida três colheres de sálvia e deixe em repouso durante 10 minutos. Recomenda-se seu consumo após as refeições.
Hamamélis
Esta poderosa infusão é mais uma das boas recomendações para que você não sinta o calor durante a noite. Seu preparo é fácil, você deve colocar algumas folhas secas da planta em uma xícara com água quente e deixe que descanse por alguns minutos. Esse chá é indicado para consumir duas vezes ao dia.
Bebida de sálvia, aipo e limão
Mesmo que você beba a infusão de sálvia para aliviar o calor e o suor durante a menopausa, saiba que, combinando a sálvia com as propriedades medicinais do aipo e do limão você terá um poderoso chá que proporcionará melhores resultados.
Modo de preparo
Cortar o aipo e o limão com as cascas e coloque-os numa panela com água além da sálvia, deixando ferver durante 10 minutos. Após o tempo indicado, retire a panela do fogo e deixe que repouse por mais 10 minutos. Coe e beba três xícaras diárias desse chá.
Outras dicas para o suor provocado na menopausa
- Procure usar roupas confortáveis, de preferência feitas com tecidos naturais, como, por exemplo, o algodão, linho, entre outros. Se possível, utilize os lençóis com esse tipo de tecido.
- Procure manter seu quarto e os demais espaços da casa ventilados.
- Evite visitar lugares húmidos ou muito quentes, já que esses lugares podem provocar os sintomas de calor e suor.
- Quando começar a suar e sentir calor, envolva umas pedras de gelo em um pano e passa-o suavemente pelo seu pescoço. Não aplique o gelo diretamente, sempre envollvido num tecido.
- Realize uma vez por semana uma massagem corporal utilizando óleo essencial de lavanda, uma vez que esse composto ajuda a equilibrar o organismo.
- Beba pelo menos dois litros de água por dia, pode acrescentar pedras de gelo para que refresque seu corpo.
- Procure realizar 30 minutos de exercícios diários, como, por exemplo, caminhar, correr, nadar entre outros.
- Evite o consumo em excesso de café ou bebidas energizantes, ou que contenha cafeína. Reduza se possível, o consumo de alimentos gordurosos, lácteos e especialmente os picantes.
- Mantenha o peso equilibrado, uma vez que a obesidade tende a fazer que a pessoa na fase da menopausa sofra muito mais com o suor e calor.
- Tomar um banho com água morna, antes de dormir, para sentir-se mais leve e ter uma boa noite de sono.
fonte: Adaptado de: Melhor com Saúde
|