Quem não gosta de uma sopa quando aqueles sintomas da gripe, resfriado ou qualquer mal-estar começam a aparecer? As sopas são ideais para dias frios e quentes, já que se escolhermos bem os ingredientes são um verdadeiro alimento medicinal que nos proporciona as vitaminas e minerais que o corpo precisa.
Neste artigo mostramos algumas receitas para preparar sopas saudáveis e deliciosas que te ajudarão a combater os sintomas da gripe: febre, mucosidade, cansaço, fraqueza, etc.
Sopa de cebola
A sopa de cebola é uma receita clássica. É servida inclusive em restaurantes, mas neste caso vamos prepará-la suave para que o corpo a digira facilmente e nos ajude, principalmente, a eliminar o muco e as toxinas que estão saturando o organismo.
Além disso, temperaremos a sopa com uma pitada de pimenta caiena, que em pequenas quantidades também oferece calor e ajuda a desfazer e eliminar o muco.
Refogue uma cebola com pouco óleo e uma pitada de sal, tapando a panela para a água se soltar bem. Quando estiver macia, adicione um copo de caldo vegetal e uma pitada de pimenta caiena.
Pode bater um pouco a sopa para que fique mais cremosa. Tome a sopa quente.
Como dado adicional, quando começar a ter muito muco, se for mais líquido e aguado, coloque meia cebola na mesa-de-cabeceira de noite enquanto estiver dormindo, pela manhã notará uma grande melhoria.
Sopa de alho, milho-miúdo e algas
Esta sopa tem um sabor delicioso e é medicinal.
O alho é um antibiótico natural que aumenta nossas defesas.
O milho-miúdo é o único cereal alcalinizante. É digestivo e ajuda a combater a acidificação que acontece no organismo quando ficamos doentes.
As algas proporcionam muitos minerais e ajudam a tratar o cansaço e a fraqueza característicos da gripe. Podem-se escolher as algas nori, Wakame ou espaguete do mar, por exemplo.
Refogue três dentes de alho com um pouco de óleo e adicione dois copos de caldo, duas colheres de milho-miúdo e as algas. Deixe cozinhando por 45 minutos.
Sopa de aipo, cenoura e gengibre
Estes três ingredientes são bem depurativos e ajudarão a baixar a febre e eliminar as toxinas. Além disso, é uma sopa muito reconfortante para quando sentir frio no corpo.
Corte o aipo e a cenoura em pedaços bem pequenos e ponha para cozinhar com um copo e meio de água e uma pitada de sal. Adicione duas rodelas de gengibre fresco ou também meia colher de gengibre em pó.
Esta receita é uma sopa bem leve que pode ser consumida no transcurso do dia. Se quiser uma sopa mais consistente pode adicionar um pouco de arroz integral ou aveia.
Sopa de tomilho e ovo
Esta receita é um antigo remédio e também uma receita tradicional da Catalunha, onde se é servida nos restaurantes preparada com caldo de carne, pão e queijo.
Neste caso não usaremos estes ingredientes, já que queremos uma receita muito leve que o corpo possa digerir com facilidade.
O tomilho tem a vantagem de, além de ser uma planta medicinal, também é uma planta culinária, pois dá um sabor delicioso e caseiro aos pratos. No caso da gripe, o tomilho ajuda a aumentar as defesas do corpo, tem propriedades antissépticas e ajuda a reduzir a tosse.
Refogue um dente de alho e meia cebola, e também pode adicionar alguma hortaliça que tenha em casa (couve, nabo, cenoura, etc.). Adicione dois copos de caldo vegetal e alguns ramos de tomilho fresco ou seco. Quando estiver tudo bem cozido, opcionalmente, podemos adicionar um ovo cru e mexer bem a sopa até integrar todos os ingredientes. Isto será feito somente no caso de preferir uma sopa mais consistente e de não se encontrar em um momento crítico da gripe.
Esta sopa é muito aromática e reconfortante, e quando você ficar bom poderá adicionar uma torrada de pão com queijo. fonte: Melhor com Saúde
|