Sugestões para se livrar dos calos
Os calos formam-se como uma barreira de proteção da pele. Nas áreas dos pés que enfrentam maior pressão e atrito, como as laterais dos dedos, o calcanhar e o tornozelo, onde a pele fica mais grossa e insensível.
A maioria dos calos é completamente benigna, e as pessoas só querem eliminá-los por questões estéticas, mas alguns podem se tornar dolorosos e até sangrar. A melhor maneira de combatê-los é colocando os pés de molho em água morna para que se amaciem.
Passados cerca de 20 minutos, passe pedra-pomes sobre os calos e então unte os pés com óleos essenciais naturais, como o de rícino. Repita o procedimento duas a três vezes por semana. Você também pode aplicar sobre os pés algumas receitas caseiras, como as que compartilhamos aqui.
Cebola e vinagre contra calos
Ingredientes
• 2 rodelas de cebola • 1 pouco de vinagre de vinho
Modo de preparação
Triture a cebola, misturando-a com o vinagre, e aplique sobre o calo. Envolva com papel filme e vista meias. Deixe agir por toda a noite e, de manhã, passe a pedra-pomes sobre o calo, para retirar a pele morta.
Remédio com urtiga
Ingredientes
• 1 punhado de talos e flores da planta • Um pouco de água
Modo de preparação
Esmague a urtiga usando um pilão, para extrair seu suco. No liquidificador, você pode misturar as plantas e a água, até obter uma pasta. Aplique essa pasta sobre o calo várias vezes ao dia, deixando secar. Pode-se substituir a urtiga por camomila.
Limão contra calos
A acidez do limão pode amaciar os calos, facilitando a sua remoção. Basta esfregar uma rodela de limão sobre o calo, com cuidado para não atingir a pele ao redor, mais sensível. Ponha uma gaze com esparadrapo por cima, vista meias e deixe agir por toda a noite.
Chá de camomila
Conhecida como uma flor calmante e digestiva, a camomila também ajuda a eliminar os calos. Para isso, basta fazer a seguinte infusão:
Ingredientes
• 4 colheres de flores de camomila • 1 litro de água
Modo de preparação
Ferva a água com as flores por 15 minutos. Tampe e deixe descansar. Derrame a água em uma bacia e acrescente mais água para esquentá-la, mas sem queimar a pele dos pés. Deixe seus pés de molho até que a água esfrie por completo. Depois, passe a pedra-pomes como de costume.
Sugestões para eliminar as verrugas dos pés
Por serem causadas por um vírus (papiloma vírus humano, ou HPV), as verrugas são altamente contagiosas e podem aparecer em qualquer parte do corpo, não apenas nos pés. Alguns tratamentos podem ajudar a eliminar o problema.
Alho
Suas propriedades antivirais e antissépticas são perfeitas para combater as verrugas. Esmague um dente de alho e aplique-o diretamente sobre a área afetada. Cubra com um esparadrapo e deixe agir por todo o dia. Reaplique à noite.
Aloe vera
A aloe vera é muito conhecida no Brasil como babosa, e há milênios tem sido usada como cicatrizante da pele. Corte um pequeno pedaço de uma folha de babosa e retire o gel. Aplique-o sobre a verruga e deixe agir por cerca de duas horas.
Vinagre de maçã
Assim como acontece com os calos, este remédio é muito bom para deixar nossos pés livres de verrugas. Umedeça um algodão com vinagre de maçã e aplique sobre a verruga. Cubra com um curativo, vista meias e deixe agir por toda a noite. Realize o procedimento por duas semanas para ver os resultados.
Azeites essenciais
Alguns azeites essenciais têm a capacidade de eliminar verrugas. Os mais usados e eficazes são o de rícino e de limão, dois antissépticos muito eficazes. Aplique algumas gotas sobre a pele e faça uma massagem todas as noites.
Gengibre
A raiz fresca de gengibre misturada a uma batata pode ser muito útil.
Ingredientes
• 1 pedaço de gengibre • 1 batata
Modo de preparação
Rale o gengibre e misture-o com uma batata descascada e cortada em cubos. Passe em um processador de alimentos ou liquidificador, até obter uma pasta. Aplique sobre a verruga todas as noites, cobrindo a área com gaze e esparadrapo. Repetir diariamente até a verruga desaparecer por completo. fonte: Adaptado de Melhor com Saúde
|