Devemos lembrar que a casca do limão possui mais vitaminas que seu suMo. Para aproveitar todos seus benefícios apenas é preciso congelar e ralar.
A maioria de nós conhece os múltiplos benefícios de um cítrico como o limão, mas quase sempre desperdiçamos metade deles, isto é, sua casca. Por tradição, muitos de nós estamos acostumados a utilizar apenas o sumo do limão, seja com fins culinários ou medicinais. Entretanto, desconhecemos que muitas propriedades curativas desta fruta estão na sua casca, já que esta contém de 5 a 10 vezes mais vitaminas que o sumo.
Quais são os benefícios da casca do limão?
- Na casca do limão encontram-se substâncias medicinais muito importantes como seu óleo essencial, a citronela, o felandreno, a vitamina C, o ácido cítrico, o ácido málico, o ácido fórmico, a hesperidina ou pectina, entre outras.
- Entre suas propriedades encontrou-se que a casca do limão é um potente eliminador de toxinas do corpo e, portanto, também tem um efeito rejuvenescedor.
- Combate o inchaço abdominal, reduzindo, por sua vez, os gases intestinais.
- Ajuda a depurar o fígado graças ao seu efeito desintoxicante que estimula a eliminação de substâncias tóxicas e dejetos.
- Favorece a digestão e previne problemas de prisão de ventre.
- Por seus altos conteúdos de vitamina C e outras vitaminas, é um potente fortalecedor do sistema imunológico que ajuda a prevenir infecções, gripes, resfriados e problemas respiratórios.
- Favorece a alcalinidade do sangue.
- Ajuda a diminuir os níveis de pressão arterial alta.
- Elimina o excesso de gordura na pele, graças às suas propriedades adstringentes.
- Ajuda a branquear as manchas na pele e nos dentes.
- Tem um poderoso efeito anticancerígeno que poderia ajudar a desintegrar tumores malignos.
A casca do limão como anticancerígeno
Recentes estudos encontraram que a casca do limão possui substâncias muito poderosas que poderiam ser até 10 vezes mais efetivas que a quimioterapia para combater as células cancerosas. Seus efeitos desintoxicantes e a grande quantidade de nutrientes que contêm poderiam ser chaves para prevenir e combater alguns tipos de cancro.
O estudo, que foi publicado há pouco tempo, revelou que depois de mais de 20 testes desde o ano de 1970, o extrato da casca do limão pode destruir as células malignas de até 12 tipos de cancro, entre eles inclui-se o cancro da mama, o cancro de próstata, o cancro de cólon, o cancro de pâncreas, entre outros. O mais curioso de tudo é que a casca do limão não tem efeitos secundários no organismo, ao contrário de muitos fármacos para tratar o cancro.
Como aproveitar os benefícios da casca do limão?
Muitas vezes, a casca do limão é utilizada apenas em sobremesas ou receitas culinárias que necessitam de um toque amargo característico. Entretanto, levando em consideração os múltiplos benefícios dela, podemos começar a incluí-la com mais frequência em nossa dieta seguindo essas sugestões:
- Lave muito bem o limão e leve ao congelador, até que congele por completo. Depois, você poderá ralá-lo para aproveitar sua casca, ou também pode optar por passar no liquidificador. Esse conteúdo pode ser utilizado em sopas, saladas, sumos, massas, molhos, sushi, peixes, entre outros.
- Quando você quiser desfrutar de uma limonada, opte por colocar no liquidificador o limão com a casca para aproveitar 100% dos benefícios do limão. O sabor ficará um pouco alterado, mas será igualmente delicioso e muito refrescante.
- Utilize o limão ralado para dar um toque especial aos seus coquetéis de whisky, vinho ou vodka.
Chá de casca de limão
O chá da casca do limão é outra excelente opção para aproveitar todos os benefícios dessa fruta por completo. Este chá é ideal para desintoxicar o organismo, eliminar toxinas e combater os radicais livres que se acumulam no nosso corpo, consequência da contaminação, dos produtos químicos, do fumo, ou da má alimentação, entre outros. Além disso, é antibacteriano e antimicrobiano, ajuda a prevenir resfriados por seu alto teor de vitamina C.
Ingredientes
- A casca e o sumo de 2 limões.
Como prepará-lo?
- Em primeiro lugar, ponha em fogo alto a água junto com a casca dos dois limões e deixe ferver por 15 minutos.
- Em seguida, retire do fogo e acrescente o suco dos dois limões.
- Finalmente, você pode adoçar o chá com um pouco de mel ou stévia.
O chá de limão pode ser consumido frio ou quente depois de uma refeição, com exceção do café da manhã, pois neste caso é melhor consumi-lo em jejum. fonte: Adaptado de Melhor com Saúde
|