Ano após ano, esta doença atinge milhões de portugueses. Damos-lhe, por isso, sugestões de remédios caseiros que aliviam os sintomas e que também ajudam a prevenir esta patologia.
Esta época do ano aumenta bastante a ocorrência de gripes e resfriados. As mudanças de temperatura, o frio, o vento, o calor e a mudança de estações (outono e inverno) significam, geralmente, um resfriado, quando não, uma gripe. Apesar de ambos apresentarem sintomas semelhantes, os sintomas da gripe são bem mais intensos. A Gripe derruba a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de sair de casa para trabalhar.
O dito popular é de que a gripe é um estágio avançado do resfriado, porém isso é um engano. A gripe é causada por um tipo específico de vírus (influenza). A pessoa acometida pela gripe, tem febre, dores no corpo, sensação de mau estar, etc; enquanto o resfriado pode ser desencadeado por vários tipos de vírus e apresenta sintomas mais brandos como: nariz obstruído com secreção, entupido, leve dor de garganta e um leve mau estar. Outro mito é o de que estar ao frio dá gripe. O frio não é a causa da gripe, apenas cria maiores condições para a disseminação do vírus em lugares fechados onde as pessoas tossem, espirram ou se comunicam muito próximas umas das outras.
Como Prevenir?
Ingira muitos líquidos. Pode beber água, sumos de fruta ou infusões. O seu corpo precisa de estar bem hidratado.
Tente ter reservas de Vitamina C no seu organismo. Para isso, ingira muitas frutas e verduras ou suplementos desta vitamina desde o princípio do outono.
Remedios Naturais
1. Alho
A receita é simples e apesar do gosto não muito agradável ajuda a eliminar a gripe e o resfriado em um dia. O alho é um fitoterápico que estimula o organismo a combater a infecção, atua diretamente no sistema imunológico e também é eficiente no controle da hipertensão.
Modo de preparo: Descasque um dente de alho e corte-o em 3 ou 4 pedaços. Coloque-o em um copo com água filtrada e deixe descansar por meia hora. Durante o dia vá bebendo, de pouco em pouco, a água. Mantenha o copo sempre cheio, recolocando a água à medida em que for bebendo e não jogando o alho fora.
2. Sumo de Limão com Mel
O sumo de limão e mel proporciona um alívio calmante para as dores. O mel pode ser usado contra a tosse, por conseguir proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação, também tem efeito microbicida auxiliando no combate às várias bactérias. O mel combinado com limão, o rei dos frutos curativos - combate os radicais livres, rico em vitamina C e sais minerais, reduz o colesterol e é responsável até por tirar o desânimo – formam a dupla potente para superar uma gripe e ou resfriado.
Modo de preparo: Misture o sumo de ½ limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba várias vezes ao longo do dia.
3. Chá de Verbasco
O chá de verbasco é conhecido por aliviar a congestão no peito, tosses, resfriados e gripes. Ele atua como expetorante, soltando a mucosa e acalmando as dores de garganta. O chá pode ser comprado em lojas de produtos naturais e feiras livres.
Modo de preparo: Coloque 2 colheres (de chá) de verbasco numa xícara de água fervente, deixe descansar por 10 minutos. Coe, adoce com mel e beba de 2 a 3 xícaras por dia.
4. Sumo de Laranja com Cereja
A soma dos sumos de laranja e cereja é um completo aliado no combate à gripe. A laranja é rica em fibras e potássio e a cereja completa o sumo com a sua riqueza em Vitamina A e C. Além de ser delicioso, combate e previne doenças do cotidiano, fortalece o sistema imunológico e protege o organismo da ação de vírus e bactérias.
Modo de preparo: Bata no liquidificador 4 xícaras (chá) de sumo natural de laranja, 1 xícara (chá) de cereja e 3 xícaras (chá) de água filtrada. Após batido, coe, adoce com mel e beba 1 copo de 200 mL a cada 8 horas. Outra dica importante é o repouso, tanto para evitar que a infecção fique mais forte, quanto para poupar seus colegas, já que tanto a gripe quanto o resfriado são transmitidos pelo ar e pelo contacto.
fonte: Saúde Terra
|