O herpes labial é uma doença não apenas desagradável do ponto de vista estético, como também é perigoso, uma vez que as bolinhas avermelhadas ao redor da boca dão comichão e doem muito. Adquirido através do contato com feridas expostas de pessoas infectadas com o vírus, ele pode causar muita dor na boca. E, infelizmente, este vírus ainda não possui uma cura definitiva.
Por outro lado, os sintomas de que ele vai surgir novamente são claros, e você pode fazer um bom uso de alguns remédios caseiros para amenizar ou mesmo eliminar completamente os efeitos do herpes labial, garantindo uma qualidade de vida melhor.
Leite O leite oferece uma propriedade importantíssima para aliviar e prevenir as erupções causadas pelo herpes. A Lisina é uma substância responsável por inibir o aminoácido que causa a dor e as próprias manchas. E suas demais proteínas conseguem produzir anticorpos suficientes para adiarem os efeitos do vírus.
Modo de Uso
- Embeba um pouco de leite integral em um chumaço de algodão. O leite mais recomendado nesses casos é o pasteurizado integral encontrado em supermercados em pacotes ou garrafas, uma vez que o leite tipo UHT vendido em caixas pode não conter as mesmas propriedades, visto a temperatura que é submetido no processo de pasteurização.
- Passe levemente nas regiões afetadas pela herpes.
- Deixe por alguns minutos, depois seque com um pano limpo.
Amido de Milho O amido de milho possui efeitos similares ao leite em relação ao alívio da dor, porém agindo de forma diferente no organismo. O amido ajuda a regular o PH da boca, deixando mais alcalino, e assim reduzindo drasticamente os efeitos ácidos causados pelas feridas.
Ingredientes
- 1 Colher de Sopa de Amido de Milho
- ½ Copo de Água
Modo de Preparo
- Misture o amido no copo de água, até conseguir uma consistência pastosa.
- Passe com um chumaço de algodão na região afetada pela herpes antes de dormir.
- Retire apenas de manhã, limpando com água.
Alho O alho possui uma série de propriedades úteis para o trato contra os sintomas do herpes. Contém características anti-inflamatórias, antivirais, além de ser um antibiótico natural, ajuda a amenizar, secar e cicatrizar as feridas recorrentes da doença. Caso você tenha rejeição ao cheiro forte do alho o melhor é escolher outra opção.
Modo de Uso
Forma 1: Corte um dente de alho na metade, e passe-o diretamente sobre as regiões afetadas pelo herpes. Faça duas vezes por dia.- Passe com um chumaço de algodão na região afetada pelo herpes antes de dormir. Forma 2: Amasse um dente de alho completo, até formar uma pasta. Passe nas regiões afetadas, e deixe por alguns minutos. Faça uma vez por dia.
Gelo Os primeiros sinais de que o herpes labial irá se manifestar são inchaço e formigueiro ao redor da boca, sobretudo nos lábios. Se você senti-los, uma opção muito simples e prática é o uso de gelo. Uma forma simples de aplicação é usar um cubo de gelo, não esfregando para não irritar o local. O gelo fará com que o inchaço e o formigueiro diminuam.
Aloe Vera A Aloe Vera é mais conhecida como uma planta para cuidados com a pele, sobretudo irritações e pruridas em geral. E no caso do herpes labial, ela é ainda mais efetiva: além de acalmar os efeitos das dores, as suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias atacam diretamente os agentes que causam o herpes.
O seu uso é um dos mais fáceis. Não existem grandes mistérios. Passe o gel de aloe vera, extraído da própria planta, em uma quantidade pequena ao redor da boca, focando nos pontos lesionados. Se preferir, use um chumaço de algodão ou cotonete para auxiliar no contacto.
Iogurte Um dos derivados do leite mais efetivos contra a herpes labial, o iogurte possui propriedades que combatem diretamente a doença, sendo uma opção saudável e pratica nos períodos em que ela estiver mais ativa, causando incômodos como feridas visíveis e dor.
Modo de Uso
Você pode consumir o iogurte naturalmente, durante o pequeno-almoço ou após o almoço, para combater os efeitos da herpes durante o período mais intenso. Neste caso, você pode combinar outros remédios caseiros para aliviar diretamente os sintomas – como o leite e a aloe vera, por exemplo – enquanto utiliza o iogurte para resolver o problema a longo prazo.
Mel O mel é um forte remédio caseiro para o combate a herpes. As propriedades antibióticas existentes nos alimentos são fortes o bastante para amenizar por completo os efeitos da doença, e acredita-se que eles conseguem ser ainda mais eficientes do que algumas pomadas específicas para este fim.
A aplicação do mel também não tem grandes mistérios. Pegue um pouco de mel e passe nas áreas que estão afetadas pelo herpes de 3 a 4 vezes ao dia. De preferência, use um algodão ou cotonete para facilitar a aplicação.
Extrato de Própolis Relacionado ao Mel, o Extrato de Própolis é um remédio caseiro muito eficaz contra a herpes. Seus efeitos antibióticos ajudam a aumentar o espaço de tempo entre as manifestações da doença, além de acelerar a cicatrização da pele em seus períodos mais intensos.
Modo de Uso
Basta colocar 1 gota do extrato de própolis ou borrifar 1 vez sobre a pele lesionada, com o auxílio de um cotonete, ao menos 3 vezes ao dia. Se preferir, pode fazê-lo após retirar o mel já aplicado na região onde a herpes se manifesta, tornando o processo de cicatrização mais acelerado.
Chá Preto O chá preto pode ser utilizado tanto antes como durante os períodos que a herpes aparece, como um meio de cicatrização rápida, e efeitos quase mínimos. Suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias são muito eficientes não apenas para a doença em si, mas para a prevenção de doenças em geral.
Pomada de Erva Cidreira Pode não parecer, mas se trata de um remédio caseiro de fácil preparo e aplicação. Com seus efeitos anti-inflamatórias e calmantes aplicados desta forma, os efeitos da herpes labial diminuem drasticamente, principalmente o ardor e a coceira.
Ingredientes
- 100 ml de Óleo Mineral
- 20g de Erva Cidreira
Modo de Preparo
- Coloque ambos os ingredientes em uma panela pequena, tampe e deixe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.
- Deixe esfriar completamente, e coe.
- Aplique a pasta na região afetada pela herpes seguindo a recomendação acima.
|