Existem algumas plantas que requerem maiores cuidados, por isso em função de nossa ”consciência ambiental” é conveniente optar apenas por algumas para nossa casa.
As plantas têm se convertido em um dos elementos decorativos imprescindíveis nos lares. Não só porque são vistosas e coloridas como também porque descontaminam o ambiente. Ainda que alguns prefiram mantê-las no jardim, há quem se anime de introduzi-las em espaços diferentes da casa.
É facto que enquanto algumas variedades não podem ser colocadas em espaços fechados, outras são muito saudáveis e canalizam as energias. O mais interessante é que são muito fáceis de cultivar e se mantêm em perfeito estado quando damos suficiente atenção.
Como sabemos que você quer conhecer as melhores, revelaremos a seguir as plantas mais recomendadas para purificar o ar:
Palmeira Areca A palmeira areca é uma bonita planta de interiores cujas folhas têm uma fluidez que suaviza a energia de qualquer ambiente. É muito fácil de plantar e conservar, e serve para eliminar as toxinas que se acumulam por causa da poeira e das partículas voláteis do ambiente.
Palmeira Bambu Ainda que pareça similar à anterior, a planta bambu é bem diferente e muito benéfica para a purificação do ar no interior. Está comprovado que ela pode ajudar a eliminar substâncias tóxicas como o benzeno, o tricloroetileno e compostos por contaminantes. Também lhe é atribuída a capacidade de harmonizar o lar e de proporcionar a paz necessária para uma boa convivência.
Como se não bastasse, é muito elegante e fornece um ambiente tropical em qualquer que seja o lugar.
Samambaia A samambaia é uma planta muito popular que cresce quase como a erva e cujas variedades são realmente interessantes. Crê-se que havia sobrevivido desde tempos muito remotos e por sua forma se converteu em uma boa opção para a decoração do lar.
As suas folhas são suaves, bonitas, e servem para purificar o ar de substâncias como o tolueno e o xileno, duas substâncias que se desprendem dos móveis, paredes, dos esmaltes de unhas e outros produtos químicos. Ainda que cuidá-las não seja muito complicado é importante ter em conta que elas necessitam de um pouco mais de atenção em comparação com outras plantas.
Hera comum A hera comum é uma das plantas que podem sobreviver em quase qualquer lugar e que, felizmente, é perfeita para os espaços fechados do nosso lar. Entre as suas vantagens cabe destacar que cresce com muita facilidade, adapta-se com facilidade ao seu ambiente e serve para harmonizar o feng shui da casa.
Porém, não se recomenda colocá-la em lugares onde a temperatura seja alta porque tende a secar.
Orquídeas Apesar das orquídeas terem ganho má fama porque são bastante difíceis de cuidar, é certo que não é tão complicado quanto parecem. De facto, são mais delicadas que outras flores, o segredo para conservá-las é medir com precisão a água e o sol que recebem. A sua presença em casa ajuda a eliminar o ar contaminado que se encontra nas pinturas das paredes e móveis: o xileno.
Planta Jiboia Esta planta é muito popular e muito fácil de conseguir. Não requer cuidados especiais e geralmente utiliza-se na decoração de oficinas, lugares públicos, salões de eventos e centros comerciais. Adapta-se com facilidade em ambientes com temperaturas entre 17ºC e 30ºC. Só é importante ter em conta que a sua terra deve permanecer ligeiramente humida.
Tem a capacidade de absorver formaldeído, xileno e benzeno.
Lírio da Paz Uma das razões de muitos preferirem ter lírios da paz em seus lares é porque se trata de uma flor que não se murcha com facilidade e que cresce na sombra com temperaturas baixas. É bastante decorativa, não requer cuidados especiais e serve para remover impurezas tóxicas como:
- Acetona
- Acetato de etília
- Amoníaco
- Benzeno
- Álcool metílico
- Xileno
- Formaldeído
Tricloroetileno
Espada-de-São-Jorge Geralmente utilizada com frequência na decoração de interiores e tem a vantagem de sobreviver em quase todos os tipos de temperatura. Cultivada em exteriores chega a suportar até 40ºC e também sobreviver em climas frios de até -5ºC.
Diz-se que ela pode diminuir os níveis de benzeno, xileno e tolueno presentes no ar.
|