As temidas manchas escuras sob os olhos aparecem com frequência e suas causas são variadas.
As olheiras podem estar associadas a genética, hereditariedade, envelhecimento, ressecamento da pele, e também ao choro excessivo, stress mental ou físico, falta de sono e alimentação inadequada.
Evitar olheiras e diminuir o inchaço nas pálpebras é possivel através de algumas mudanças de hábitos, como a ingestão de frutas, o uso de protetor e óculos de sol. A natureza também dá uma força. Alguns ingredientes como chás, leite, água de rosas e tomate podem ajudar na diminuição das olheiras.
Para o ajudar na guerra contra este problema, confira a seguir dez maneiras naturais que vão colaborar com a atenuação desta grande inimiga.
Chá de Camomila ou Chá Verde O chá de camomila acalma e hidrata a região dos olhos. Possui propriedades suavizantes que minimizam a cor escura da olheira. Além disso, funciona como um ótimo tônico para a pele. Outra opção é o chá verde, que é antioxidante e melhora a circulação sanguínia, ajudando na redução das olheiras. O chá preto também pode ser uma boa alternativa e possui as mesmas propriedades.
Como Usar: Prepare o chá um pouco mais forte do que o habitual. Depois de pronto, coloque no frigorifico e deixe arrefecer. Faça compressas com um algodão e deixe sobre os olhos por 20 minutos.
Pepino O pepino funciona como um adstringente e tem propriedades que também ajudam no clareamento da pele. Acalma instantaneamente a aparência cansada e inchada dos olhos e, além disso, tonifica a pele da região dos olhos.
Como Usar: Corte o pepino em fatias grossas. Conserve no frigorifico por meia hora. Lave a área dos olhos e coloque o pepino gelado e já cortado em rodelas sobre os olhos. Deixe agir por 30 minutos.
Batata As batatas contêm substâncias naturais clareadoras que suavizam a cor arroxeada dos olhos e ajudam na diminuição do inchaço.
Como Usar: Deixe a batata no frigorifico por 30 minutos. Corte-as em rodelas e coloque-as sobre os olhos, deixando agir por 20 minutos. Depois, lave a região com água morna para ativar a circulação.
Tomate O tomate é rico em vitaminas, licopeno, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Por conter propriedades anti-inflamatórias, o tomate pode ajudar no clareamento da região dos olhos.
Como Usar: Misture uma colher de chá de sumo de tomate com uma colher de chá de sumo de limão. Aplique esta mistura sobre as olheiras e deixe agir por dez minutos. Enxague com água limpa.
Água de Rosas A água de rosas contém vitaminas A e C, tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e ajuda a equilibrar o pH da pele. A aplicação proporciona um efeito calmante sobre os olhos.
Como Usar: Ferva meio litro de água e despeje duas pétalas de rosas frescas. Deixe ferver por dois minutos e depois de esfriar, faça compressas com um algodão durante 10 minutos.
Óleo de Amêndoas O óleo de amêndoas é outro ingrediente que traz benefícios à area delicada ap redor dos olhos. Quando usado regularmente, é possivel perceber um clareamento das olheiras.
Como Usar: Antes de se deitar, aplique o óleo sobre as olheiras massagando suavemente. Deixe agir durante a noite e lave pela manhã com água fria.
Água Gelada A água fria tem a capacidade de contrair os vasos sanguíneos sob os olhos. Este processo pode ajudar muito na redução do inchaço e da cor escura.
Como Usar: Humedeça um pano em água fria e coloque-o diretamente sobre as suas pálpebras fechadas durante 15 minutos. É também possível envolver alguns cubos de gelo num pano e colocá-lo sobre os olhos.
Maçã A maçã também pode ser utilizada para atenuar as olheiras de uma forma natural devido ao ácido tânico presente na mesma, cuja capacidade é o clareamento do tom de pele.
Como Usar: Corte uma maçã madura em pedaços grossos. Coloque as fatias da maçã sob seus olhos e deixe agir durante cerca de meia hora. Lave a área da pele com água fria.
Hortelã A hortelã é um dos remédios mais eficazes contra olheiras. Por dar um efeito de resfriamento e ter propriedades calmantes, as folhas de hortelã ajudam a remover olheiras de uma forma muito natural. A sensação de formigamento, provocada pela hortelã ajuda a aumentar o fluxo sanguínieo na área dos olhos.
Como Usar: Esmague com cuidado cinco folhas de hortelã fresca. Aplique a mistura obtida em torno dos olhos e deixe agir por cinco a dez minutos. Em seguida, lave a região.
Leite O ácido láctico presente no leite ajuda a clarear a pele e acalmar a irritação.
Como Usar: Humedeça algodão no leite integral e coloque-o sobre os olhos deixando agir por dez minutos.
Como evitar o aparecimento?
O organismo de algumas pessoas têm uma tendência para o acúmulo de melanina na região dos olhos. Esse é um problema genético, hereditário que faz com que a pele fique mais escura e ocasiona a formação de olheiras. Por outro lado, alguns maus hábitos também podem provocar o aparecimento de olheiras, como por exemplo, a má alimentação, a falta de sono e o ressecamento da pele. Felizmente, é possível prevenir-se e evitar o aparecimento das olheiras mudando pequenos hábitos na sua rotina:
- Durma Bem: Oito horas de sono diárias são recomendadas para uma pele saudável.
- Evite Consumir Açúcares: A má alimentação faz com que os vasos sanguíneos da região dos olhos fiquem dilatados, deixando a região escurecida. Inclua na sua dieta alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, couve e folhas verdes. O antioxidante ajuda a diminuir a inflamação em todo o corpo.
- Evite Fumar e Beber Álcool: Quanto mais os vasos da região das pálpebras se dilatam, maior o escurecimento da região. O cigarro e as bebidas alcoólicas tornam mais visíveis os vasos sob a pálpebra, por provocarem dilatação e aumento do fluxo sanguínio.
- Use Óculos de Sol: A exposição à radiação ultravioleta pode causar aumento da pigmentação das olheiras. O uso de óculos solares com lentes que contenham boa proteção UV é indicado como prevenção, assim como o filtro solar.
- Hidrate a Região dos Olhos: Procure por um hidratante leve e com ingredientes suaves e naturais, como, por exemplo, a aloe vera.
Assim como a maioria dos problemas de beleza, prevenir é sempre melhor do que remediar. Mas caso as suas olheiras não melhorem nem com as alternativas acima, o ideal é consultar um dermatologista.
|