Mahatma Gandhi disse: "As suas crenças tornam-se nos seus pensamentos, os seus pensamentos tornam-se nas suas palavras, as suas palavras tornam-se nas suas ações, as suas ações tornam-se nos seus hábitos, os seus hábitos tornam-se nos seus valores, os seus valores tornam-se no seu destino".
Como Gandhi explicou, os nossos pensamentos acabam por criar os nossos destinos. É importante lembrar que as nossas vidas são limitadas apenas pelos nossos próprios pensamentos.
No livro You Are the Placebo: Making Your Mind Matter, o Dr. Joe Dispenza escreve que para mudar algum aspeto da nossa realidade, é necessario aprender a pensar, sentir e agir de novas maneiras. Muito parecido com o renomado autor Napoleon Hill, o Dr. Dispenza sugere que você precisa manter pensamentos claros e focados sobre o que quer, juntamente com a energia emocional elevada. Ao combinar os dois, você emana uma vibração mais forte que o coloca em direção à realidade potencial que deseja profundamente.
Se as nossas emoções estão ligadas à nossa neurologia, sistema imunológico e sistema endócrino, então faz sentido que quando sentimos algo, cria-se uma mudança física. Temos então uma escolha: podemos permitir que essa emoção tome controlo ou usar a atenção plena para trabalhar em direção a substituí-la por pensamentos e sentimentos positivos.
1. Torne-se Amigo das suas Emoções
Reserve alguns minutos para sentar-se tranquilamente sem distrações; foque na sua respiração. Siga o ritmo da sua respiração e observe quais pensamentos ou emoções prendem a sua atenção. Permita que eles se elevem. Conforme se elevam, imagine captar cada pensamento ou emoção em uma bolha.
Uma vez que a sua mente estiver quieta, visualize-se soprando essa bolha para longe. Observe que ela flutua para cima, mais e mais alto, até que não seja mais uma parte sua. Em seguida, traga a sua atenção de volta para a sua respiração. A sua respiração agora é mais profunda? Mais lenta, talvez? Permita-se alguns momentos para afundar neste sentimento de paz e conectar-se na sua respiração.
Lembre-se, os seus pensamentos e emoções podem ser melhores amigos. Eles brincam entre si e definem a atitude que você toma a cada dia.
2. Desenvolva uma Prática de Gratidão
Ao acordar ou antes de ir dormir, escreva uma lista de 10 coisas pelas quais você é grato. Você ficará surpreso com o quão fácil é quando você diminui a velocidade, observa e desperta os seus sentidos. Corremos tanto em nossas vidas que perdemos a oportunidade de apreciar as pequenas coisas que contribuem para o nosso bem-estar.
Aqui estão alguns exemplos de coisas pelas quais você se pode sentir grato:
- Ouvir os pássaros a cantar - Uma boa noite de sono - Uma cama confortável - Esticar o seu corpo (sentir-se saudável) - Beber uma xícara de café fresco - Receber e dar abraços de "bom dia" aos membros da família - Brincar com um animal de estimação - O sol brilhando através das árvores - Chegar ao trabalho sem trânsito - Sorrir para um estranho na rua e receber um sorriso de volta - Fazer e selecionar alimentos nutritivos que você ama
Os pensamentos não precisam ser associados a algo que aconteceu nas últimas 24 horas. Você pode pensar sobre um amigo querido que não vê à meses e experimentar sentimentos de profundo apreço e amor.
Se você quiser dar um passo adiante, pratique gratidão por coisas na sua vida que ainda não aconteceram. Por exemplo, digamos que você esteja a trabalhar para ter um livro publicado. Tome alguns momentos para sentir gratidão por ter o seu livro publicado. Por outras palavras, sinta que o seu sonho aconteceu.
Não tenha dúvidas que ficará surpreso com o quanto esta prática de gratidão afetará o seu futuro.
3. Conecte-se com a Natureza
Vá para fora. Encontre um pedaço de relva e tire os sapatos. Fiaue de pé e visualize, sinta ou imagine que você tem raízes crescendo das solas dos seus pés, conectando-se profundamente com a terra. A cada respiração, sinta a energia emergindo da terra, espalhando-se por todo o seu corpo até sentir que ela flui para fora da ponta dos dedos.
Agora visualize, sinta ou imagine o seu coração transbordando de gratidão e envie esse amor de volta através dos seus pés, para a terra. Enquanto estiver a fazer isto, concentre-se na sua respiração, tome consciência dos seus sentidos, sinta o calor do sol no seu rosto, a brisa fresca na sua pele, as canções dos pássaros. Expanda a sua consciência e a conexão que está criando entre a sua Mente, Corpo e Espírito.
|