Se você experência fortes cólicas menstruais, então é certo que ainda se recorda da primeira vez que elas começaram, assim como as dificuldades para aprender a lidar com as mesmas. Muitas de nós já tentaram de tudo para se livrar delas, mas sem sucesso.
Muitas horas de trabalho perdido, noites sem dormir, lágrimas de desespero, e umas quantas visitas ao médico. Já passamos por tanto e já tentamos tantas coisas na experança de encontrar alívio. Não vou mentir e dizer que estas dicas farão com que as dores desapareçam por completo, mas são importantissimas para lutarmos contra o desconforto.
1. Vá Dormir
Eu sei que isto pode parecer louco, pois as dores tornam dormir um ato impossivel, mas o que eu quero dizer é, dormir antes do periodo. Nós bem sabemos que você já quer descansar a toda a hora devido ao nosso amigo progesterone! Progesterone é a hormona que dirige a segunda parte do seu ciclo (depois da ovulação), e já mostrou ser responsável por promover e manter o sono. Mas melhor ainda que dormir antes do periodo, é fazer do sono uma prioridade, sempre. Sono regular significa ir dormir e acordar sempre a mesma hora, todos os dias. Quanto você tem o ciclo circadiano ritmado, você produz a quantidade de melatonina necessária. A melatonina é um antioxidante, analgésico, e anti-inflamatório. Estas são ações que importantes para o útero quando nos dá fortes dores e o extremo mau estar.
2. Diga Adeus à Cafeina
Você acabou de passar a noite toda acordada por causa das dores, e agora eu digo para acabar com o café? Parece até cruel, mas confie, ajuda imenso. A cafeina pode ser encontrada em medicações para o alívio da dor, mas não é propriamente um amigo quando surgem as cólicas. Foi descoberto que as dores menstruais são mais comum nas mulheres que bebem café, do que nas que não bebem café. Pense nisto: A cafeína é um vasoconstridor (contrai os vasos sanguínios), o que significa um decrescimo do fluxo sanguínio no seu útero. Um decrescimo no fluxo sanguínio significa redução de oxigénio, que significa espamos músculares, que signfica dor. Ninguém a impede de beber café para sempre, mas é bastante util parar durante o periodo.
3. Coma Nozes, Sementes e Chocolate
O que estes três alimentos teem em comum para além de fazerem uma excelente combinação? Eles baixam o prostaglandins, que são ácidos gordos e hormonas que causam contrações urinárias, dor e inflamação. O chocolate quer aliviar as suas dores, por isso deixe-o! De preferência chocolate negro (é rico em magnesium), adicione amêndoas, nozes, sementes de girassol, sementes de sesamo, sementes de abôbora, e sementes de linho para o derradeiro snack anti-inflamatório.
4. Experimente Massagem com Óleo de Mamona
Óleo de mamona é um óleo fantástico usado tipicamente para diminuir a dor e inflamação. Quando aplicado sobre o útero, ele ajuda a aumentar o fluxo sanguínio e a ativar o sistema nervoso parassimpático (os nervos do relaxamento e descanso) a acalmar os espasmos uterinos e intestinais. Utilize 1 a 3 colheres de sopa de óleo de mamona e massage em cima do útero quando estiver com dores. O óleo irá manchar a sua roupa, por isso utilize uma roupa "de casa", e não tenha medo na quantidade que usar; o óleo será absorvido durante a noite. Também pode esfregar o óleo nas articulações e nos tecidos musculares, como nos peitos e no fundo das costas.
5. Tome Gengibre
Existe uma grande variedade destes produtos. É bastante simples. Este passo é geralmente ignorado pois as pessoas pensam que para passar este tipo de dores precisam de algo com bastante qualidade, e caro. Não é verdade. O importante aqui, é a dose certa. Deverá começar a tomar o gengibre três dias antes da dor esperada. É também recomendado tomar o gengibre durante os dias de maior dor. Segundo estudos já realizados, a dose recomendada é de 250mg, quatro vezes ao dia. Ao contrário de medicamentos como o Ibuprofeno, este método não causa problemas no figado nem problemas gastrointestinais.
fonte: Traduzido de: "Mind Body Green"
|