Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

CONHEÇA OS PASSOS MAIS EFICAZES PARA DEIXAR DE FUMAR

30-01-2017

Quase um quarto da população portuguesa fuma. Em média, morrem mais de 10.000 pessoas por ano devido ao tabagismo. Proteja os seus pulmões antes que seja tarde demais.


https://thumbs.web.sapo.io/?W=900&H=450&crop=face&tv=1&delay_optim=1&epic=V2%3AxGYgDOB2WkkGhMmB7gR7iKEM8f%2Fd7Wn1sSBsOvAFZG4p5VEYgNd5TzUAdNm4lI87ii86KgfRmq6D6sj21IpkVjmj5nGp7pvsVmed1r67ZmIGEaZTzt51RRDsdMwXQkNc

 

Qualquer altura é boa para tomar boas decisões. E deixar de fumar é uma delas! Agora que em Portugal já entrou, há uns anos, em vigor a lei que restringe o consumo de tabaco nos locais públicos e de trabalho aproveite a oportunidade, tendo em mente que o tabaco continua a ser a principal causa de morte evitável. O seu organismo agradecer-lhe-à a decisão e as vantagens são muitas. Seis horas depois de deixar de fumar, o ritmo cardíaco e a pressão arterial começam a baixar.


Dois dias depois, o cheiro e o paladar tornam-se mais apurados e, após 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil. Nove meses depois, os problemas respiratórios e a tosse diminuem. Após dez anos, o risco de vir a sofrer de cancro do pulmão ou ter um ataque cardíaco é duas vezes menor do que o de um fumador. Quinze anos passados, o risco de doença cardiovascular é o mesmo de um não fumador do mesmo sexo e idade.


Por outras palavras, deixar de fumar vale mesmo a pena. Mas, antes, precisa de se mentalizar e, nesse processo, o recurso a ajudar psicológica pode ser fundamental. «Depois de tomada a decisão, um excelente primeiro passo é pedir ajuda a um profissional», aconselha Paulo Vitória, psicólogo, que explica que «se a pessoa tiver apoio psicológico enfrentará as dificuldades com mais facilidade e a taxa de sucesso será maior».


Estes são os passos recomendados para abandonar o vício:

 


- Motivação é o primeiro passo: Faça uma lista de motivos que justifiquem a sua decisão de deixar de fumar. Por exemplo: vai poupar dinheiro, os dentes vão ficar mais brancos, os cabelos e a pele com um ar mais saudável, vai diminuir o risco de doenças como o cancro. Guarde essa lista e releia sempre que tiver vontade de fumar.

 


- Conheça os seus hábitos tabágicos: Identifique as situações em que geralmente fuma - quando se levanta, à hora do café, quandoa acaba de almoçar - e registe os cigarros que fuma e em que circunstâncias. Anotes os que lhe dão mais prazer. Conhecer os seus hábitos vai ajudá-lo a resistir melhor ao tabaco em situações futuras.

 


- Fixe uma data: Bastante simples. Decida uma data em que irá parar de fumar de vez. Pode ser daqui a uma semana, ou daqui a um mês. O importante é que a data se mantenha fixa, e que não arranje desculpas para a alterar.

 


- Comunique a promessa: Comunique a data à sua família, amigos e colegas de trabalho. Isso vai reforçar o compromisso consigo próprio e vai permitir que os seus amigos se solidarizem consigo. Pode até ter um amigo ou familiar que deixe de fumar ao mesmo tempo que você, facilitando muito mais o processo.

 


- Prepare-se com tempo: Nas semanas anteriores ao dia D, releia a lista de motivos para deixar de fumar, procure atrasar o primeiro cigarro da manhã, espace o intervalo entre os cigarros ao longo do dia e mude os seus hábitos, evitando todas as situações em que fuma. Mude de marca de tabaco e nunca fume até ao fim. No caso de ter uma forte dependência de nicotina, procure soluções, como pastilhas, adesivos ou medicamentos com prescrição médica.

 


- Pare simplesmente: No dia escolhido para deixar de fumar, pare simplesmente de o fazer e, mais importante ainda, resista à tentação.

 


- Esconda objetos: A partir desse dia esconda todos os objetos relacionados com o hábito de fumar. Deite fora todos os cigarros que ainda lhe restam e elimine os utensílios em sua casa e trabalho, como isqueiros e cinzeiros.

 


- Respire profunda e conscientemente: Sempre que a imagem do cigarro lhe vier à cabeça, respire profundamente. Aprenda a relaxar-se sem cigarros, controlando a respiração. Resista. À medida que o tempo for passando, o desejo será menor. Encha os pulmões e expire lentamente. Este exercício vai fazê-lo sentir-se mais calmo.

 


- Não pense que nunca mais vai voltar a fumar: Pense antes nas vantages disso mesmo. Uma vez mais, leia a lista que realizou no primeiro passo. Procure ter pensamentos positivos. Tente esquecer a falta que o tabaco lhe pode provocar.

 


- Aumente o nível de atividade física: Ande mais a pé ou de bicicleta. A prática de exercício físico fará sentir-se melhor, menos ansioso e com melhor disposição e humor. Evitará também que ganhe peso.

 


- Alimentação saudável: É essencial nesta fase que reforce o aporte nutritivo da sua alimentação. Parar de fumar poderá fazê-lo aumentar de apetite. Portanto, troque as gorduras por alimentos com nutrientes essenciais. Evite comer fora das refeições. Procure ter uma alimentação variada, equilibrada, pobre em açúcares e gorduras e rica em fruta, legumes e hortícolas. Beba muita água e sumos de fruta ricos em Vitamina C.

 


- Evite beber álcool: Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, assim como também evite o café. Estes dois hábitos estão bastante associados ao tabaco. Substitua por chá ou infusões, mas sempre lembrando de não exagerar no açúcar.

 


- Evite fumadores: Evite estar perto de espaços onde muitas pessoas fumem. Não tenha receio de pedir aos seus amigos para que não fumem perto de si.

 


- Tenha cuidado com os momentos perigosos: Evite aqueles momentos em que habitualmente fumava sempre um cigarro. Distraia-se com outras atividades. Nesses momentos não se deixe levar, nem por apenas um cigarro. Atrás de um vem outro. Traga consigo pastilhas elásticas sem açúcar. Ocupe as mãos com uma caneta, chaves, ou outra coisa qualquer que o possa distrair do mau hábito.

 


- Guarde o dinheiro: Guarde num local visível todo o dinheiro que está a poupar ao abandonar o tabaco. Use-o para comprar algo que lhe dá prazer sem destruir a sua saúde. No caso de recaída, lembre-se que esta faz parte de qualquer processo de mudança. A solução? Voltar a tentar.


fonte: Adaptado de: "Lifestyle SAPO"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.