A palavra Zen tornou-se sinônimo de uma vida equilibrada, espiritualizada, leve e cheia de auto realizações. E não é à toa, pois a origem da palavra vem de tradições muito antigas, do sânscrito dhyana, que significa um estado de extrema contemplação (ou estado meditativo).
Levar uma vida Zen no meio de tanta agitação (como vivemos hoje nas capitais) tem sido uma ótima opção para muitas pessoas, por se sentirem desiquilibradas, agitadas e cada vez mais ansiosas. Mas será que é tão simples levar uma vida Zen? O que afinal é ser Zen?
O conceito de "ser Zen", é simplesmente levar uma vida equilibrada. De nada adianta querermos procurar apenas uma aparência mais serena, usar roupas mais leves e fazer práticas de exercícios Zen se não equilibrarmos todos os distúbios que a nossa vida pode ter, seja no âmbito pessoal, profissional, emocional ou espiritual.
Para ficar mais simples de entender e praticar, elegemos 7 passos que podem equilibrar a sua vida e fazer com que realmente você seja uma pessoa mais Zen.
Acompanhe e pratique!
1. Comece por Equilibrar o Sono e a Fome
Sim! Estes são os fatores que mais podem ajudar quando se inicia uma vida Zen. Se nos policiarmos para que a nossa alimentação e o nosso sono sejam equilibrados, eles podem ajudar a não termos nenhum tipo de distúrbio físico que nos causam nervosismo, ansiedade ou cansaço. Portanto, regulando o sono para dormir apenas o necessário (nem muito e nem pouco), todas as noites, e também colocarmos horários e limites para comer (não comer "más comidas", nem comer pouco ou em demasia), a nossa vida já terá um ganho de qualidade imenso. Isso nos trará mais energia para lidar melhor com as nossas atividades diárias e com certeza será uma ajuda para levarmos uma vida mais leve.
2. Modere os seus Prazeres
Temos a tendência de sempre abusar dos nossos prazeres ao extremo: quando vamos a uma festa, curtimos até o último instante e com todas as regalias que podemos; quando trabalhamos com algo que gostamos, trabalhamos por horas sem descanço. Moderar é sinônimo de disciplina, que inclusive é uma das bases do caminho do Yoga. Portanto, discipline-se para entender em que momento da sua vida você está a exagerar nos prazeres, que também podem ser pequenos (como comidas ou bebidas, por exemplo) e mudá-los para fazer "apenas o sufciente." Reflita também sobre aquilo que não lhe traz mais prazer na vida, porque isso acontece, e troque a motivação para ter mais prazer nas coisas "chatas" ou "difíceis". Isso lhe trará mais felicidade e estabilidade emocional.
3. Equilibre as suas Atividades
Atividades físicas ou atividades pessoais / profissionais também têm de ser equilibradas. Assim como pontuamos os "extremos" no passo anterior, nas atividades não somos diferentes: fazemos pouco quando deviamos trabalhar e fazemos muito quando podiamos aproveitar o tempo e descansar. Fazer um roteiro de atividades e descansos é necessário, para que nem um e nem outro fique saturado e te suga energias.
4. Melhore o seu Relacionamento Interno e Externo
Muitas pessoas também têm o costume de se auto criticar demais, se auto cobrar demais ou apenas não ouvir o que a sua intuição ou os seus sentimentos lhe estão a querer dizer, piorando cada vez mais o seu relacionamento interno e só agindo em prol do externo. Pratique mais o auto perdão, a auto aceitação e a auto gratidão. Agradecer, perdoar e aceitar livra-nos de muitos sentimentos pesados e densos, que nos prendem a uma vida triste e rancorosa. Isso também melhorará com certeza os seus relacionamentos externos, pois ao aceitar-se, os outros também passarão a aceita-lo.
5. Expresse-se de Forma Mais Positiva
Geralmente, no dia a dia, a reclamação é algo comum. Adoramos reclamar de pequenos problemas, de acontecimentos que estão fora das nossas expectativas, ou ainda falar mal de alguma coisa ou de alguém. O que não percebemos é que essas atitudes afetam-nos mais do que ajudam. Estamos sempre a criar padrões negativos na nossa mente e na nossa vida, que não nos vão levar a nada. Portanto, se expressar de maneira mais positiva, adotar mais hábitos de elogios e mudar pontos de vista negativos para positivos ajudam bastante a levarmos uma vida mais Zen. Além de trazer mais felicidade, pode mudar o dia de outra pessoa a seu lado e deixá-lo mais positivo também.
6. Leia Bons Livros
Ler livros de conhecimentos gerais e espiritualidade ajudam bastante a expandirmos a nossa compreensão sobre a vida e a saber lidar melhor com os problemas que temos. Opte por colocar o hábito da leitura no seu dia a dia e pratique aquilo que fizer sentido para você, do que você estiver a ler. Pequenas práticas diárias, de ensinamentos espirituais ou evolutivos, vão fazer com que mudemos aos poucos a nossa vida para o positivo e o Zen.
7. Pratique Meditação
A meditação é uma reconexão do ser. Um simples estado de clareza e melhor percepção das coisas ao seu redor. Praticar meditação não é algo complexo ou que requer um conhecimento profundo. Portanto, pode ser praticada por um período curto, todos os dias.
"Ser Zen" é uma prática diária. É um estilo de vida.
Portanto, experimente as práticas que fizerem sentido para você e adote essa postura de paz e harmonia na sua via! fonte: Adaptado de: "Estado Zen"
|