Beber demais não é saudável nem elegante. Mas se acontecer de você sair da linha é bom saber: não há uma solução capaz de eliminar o álcool do organismo de uma vez só, evitando os sintomas pós-noitada. As receitinhas populares podem aliviar o enjoo e a dor de cabeça, mas nem todas funcionam.
Por que faz mal beber de estômago vazio? Sem outro alimento no estômago para digerir, o organismo absorve a bebida rapidamente, fazendo com que você sinta os efeitos do álcool logo nos primeiros goles. Então, coma sempre algo leve (uma fatia de pão integral com peito de peru, por exemplo) antes de beber e, se possível, durante. Mas evite petiscos picantes junto com a bebida, pois a pimenta irrita a mucosa do estômago piorando um sintoma comum quando você exagera no número de bebidas: a gastrite do dia seguinte.
Tomar uma colher de azeite antes e depois de beber ameniza a ressaca? Sim, especialmente o azeite extravirgem. Rico em ácidos gordos essenciais, ele protege o fígado dos efeitos danosos do álcool, além de forrar a mucosa do estômago, reduzindo a absorção da bebida. Outros óleos com esse potencial: coco, macadâmia e abacate.
Por que devo tomar água junto com a bebida? A água dilui a concentração de álcool, amenizando seu poder de desidratar o organismo. O ideal é intercalar a bebida com goles de água, consumindo pelo menos um copo.
Bebidas alcoólicas de boa qualidade não dão ressaca? As bebidas de qualidade inferior tendem a ter muito corante ou ingredientes que potencializam o efeito do álcool, intensificando os sintomas da ressaca: dor de cabeça, enjoo, confusão mental... Mas, pior que uma bebida má é exagerar na dose, ultrapassando a quantidade de álcool que o fígado é capaz de processar.
Remédios antiressaca funcionam? Eles podem aliviar o enjoo ou a dor de cabeça. Mas não são capazes de acelerar o processo do fígado para eliminar as toxinas do álcool.
Café ou banho frio cortam os efeitos do álcool? São estratégias que estimulam o sistema nervoso central, reduzindo sutilmente a sensação de moleza e cansaço. O café também ajuda a reorganizar a confusão mental provocada pela bebida.
Misturar bebidas faz diferença? Sim, quanto mais tipos de bebida você misturar, pior será a ressaca. Evite esse tipo de alquimia principalmente com os destilados (uísque, aguardente, vodka), que têm um alto teor alcoólico.
Beber mais uma dose pela manhã cura ressaca? A ressaca é sinal de que o fígado não está dando conta da bebida consumida na noite anterior. Beber mais só vai piorar a situação.
Por que às vezes fico mal mesmo bebendo pouco? As mulheres são pouco resistentes ao álcool (bem menos que os homens). No início da menstruação, por causa das alterações hormonais, esse limite é ainda menor e você não precisa chegar até o fim do primeiro copo para sentir os efeitos da bebida.
No dia seguinte, devo comer pouco? Depois de abusar da bebida, é importante desintoxicar o organismo com uma dieta leve, à base de verduras, legumes e, especialmente, frutas. A frutose acelera a metabolização do álcool e a eliminação das toxinas. Também é bom beber bastante água, água de coco, chá e sumo.
Fazer exercício alivia a preguiça pós-noitada? Mexer o corpo aumenta a circulação, acelerando a eliminação das toxinas do álcool. Mas vá devagar na intensidade para não ficar ainda mais desidratada, e beba bastantes líquidos. fonte: Adaptado do artigo de Débora Nunes | Fotos Chris Parente
|