Para ativar o organismo pela manhã, nada melhor do que tomar um banho morno e, tanto quanto for possível, terminar sempre com um jato de água fria.
Toca o despertador e é hora de levantar. Como é que você acorda normalmente? Sai rapidamente da cama, toma um banho, come alguma coisa, veste-se e sai? São muitos os erros que cometemos ao nos levantarmos pela manhã, detalhes que, ainda que você não acredite, afetam e muito a sua saúde.
A seguir, iremos falar acerca desses mesmos erros, partilhando informações interessantes para que melhore a sua forma de acordar.
1. Não se levante rapidamente! Sempre com calma...
É comum termos alguns maus costumes. O primeiro deles é programar um som estridente no nosso despertador para que ele nos acorde, e o segundo é levantarmo-nos da cama logo de imediato. Você deve ter em mente que passamos entre 6 a 8 horas numa posição horizontal e que, portanto, o nosso eixo postural deve assumir pouco a pouco a nova posição.
Levantar-se muito rápido pode causar um pouco de náusea, por isso, a partir de hoje, siga estes conselhos simples ao acordar pela manhã:
- Iremos acordar com calma, como se fosse um ritual de relaxamento.
- Coloque o despertador 10 minutos antes do habitual, e escolha uma música relaxante. Nunca coloque o som tipico estridente que nos assusta.
- A primeira coisa a fazer é sentar na cama, para depois respirar fundo durante alguns minutos. (2 minutos é o suficiente)
- Faça pequenos alongamentos com os braços. Una as suas mãos, estique os braços sobre a sua cabeça e depois repita o mesmo movimento para a esquerda e a direita.
- Agora gire o pescoço pouco a pouco fazendo movimentos circulares com calma
- Volte a respirar fundo e levante. Agora você já está pronto!
2. Sair de casa sem tomar o pequeno-almoço
Você tem de preparar as crianças, levá-las à escola e chegar a tempo ao trabalho. Preparar o almoço, tomar banho, vestir-se, levar o seu animal de estimação a passear… São muitas coisas! Em algumas ocasiões, costumamos nos preocupar para garantir que os outros saiam de casa bem alimentados e esquecemo-nos de nós mesmos. Este é um erro tremendo!
- Acorde um pouco mais cedo para ter tempo suficiente. É importante levantarmo-nos pela manhã com calma e ter tempo suficiente para tomar o pequeno almoço de forma relaxada.
- Muitas pessoas costumam tomar uma xícara de café e nada mais. Outro grande erro. O ideal é começar com um copo de água morna com limão, para depois aguardar entre 15 e 20 minutos antes de proseguir com o pequeno almoço. Você pode aproveitar, por exemplo, para tomar um banho. Depois disso, você pode tomar o seu café acompanhando com alimentos ricos em fibra, proteínas e alguma fruta. Deste modo, sairemos de casa com os nutrientes necessários para termos muita energia.
3. Pegar no telemovel logo após acordar
Pensamos que nos falta tempo para ver como estão as redes sociais, para saber quais notícias ocorreram durante a noite, ou consultar se recebemos alguma nova mensagem ou e-mail. Tenha calma! Você tem o dia inteiro para fazer isso. O ideal é acordar com calma, longe de todas estas tecnologias.
Levante, tome um banho e tome o pequeno almoço próximo a uma janela, procurando obter um pouco de ar puro. É melhor que, nesses primeiros momentos do dia, estejamos longe das ondas eletromagnéticas emitidas por estes dispositivos eletrônicos.
4. Tomar banho de água quente
Adoramos a água quente, mas nem sempre é a mais adequada, especialmente logo pela manhã. Neste primeiro momento do dia precisamos nos ativar e, para fazer isso, será sempre melhor que a água não esteja em uma temperatura muito alta. O ideal será, por exemplo, começar com água morna e terminar com um duche de água fria, principalmente nas pernas.
Deixar a água fria cair na barriga das pernas, irá evitar que elas fiquem inchadas ou pesadas, ativando também os pés, fazendo com que eles fiquem prontos para uma jornada de trabalho. Que tal experimentar já amanhã? Você vai ver como este simples ritual fará com que você se sinta bem melhor durante o resto do seu dia.
5. Sair de casa de mau humor
Uma longa jornada de trabalho espera-nos. Saímos rápido de casa e temos um monte de coisas para fazer. “Que cansaço, não sei como vou chegar ao fim do dia!”. Esta é uma frase muito comum que costumamos dizer a nós mesmos, ou ouvimos de outras pessoas.
Os pensamentos negativos prejudicam o nosso bem estar e reduzem a nossa qualidade de vida, sem que nos demos conta. Fazemos as coisas contra o nosso gosto e com mau humor, deixando de valorizar as coisas importantes da vida. Faça o teste amanhã mesmo. Saia de casa com outra atitude, tente “programar” no seu cérebro as seguintes ideias:
- Hoje as coisas vão correr bem, certamente será um bom dia.
- Vou tentar desfrutar de tudo o que fizer hoje, e de tudo o que ocorrer no meu dia. Vou sair de casa relaxado, vou dar um passeio até ao trabalho olhando para tudo que existe a minha volta: as pessoas, as vitrines, os parques…
- Vou ver o lado bom dos meus colegas de trabalho e do meu chefe.
- Vou me superar no trabalho. O mais importante é que eu me sinta orgulhoso de mim mesmo.
- Quando acabar o meu trabalho, vou me oferecer um pequeno capricho. Algo simples, como tomar um café num estabelecimento bonito e diferente ou dar um passeio pelo parque.
Como você pode ver, são muitos os erros que costumamos cometer quando nos levantamos pela manhã. Aspectos importantes que, de alguma maneira, tiram-nos um pouco de saúde a cada dia. Por isso, lembre-se: a nossa qualidade de vida é construída tendo como base coisas muito simples e um comportamento otimista. Que tal colocarmos isso em prática?
fonte: Adaptado de: "ReOrganiza"
|