Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

PROBLEMAS DE SAÚDE CAUSADOS PELO USO EXCESSIVO DO TELEMÓVEL

06-03-2017

É certo que o telemóvel pode causar problemas de saúde, e como acontece com qualquer outro elemento, usá-lo com prudência evita o aparecimento de complicações.


http://naturalsociety.com/wp-content/uploads/cell_phone_tower_radiation_735_350.png

 

A vida sem telemóvel parece-nos quase que inimaginável. Quando viajamos perguntamo-nos como as pessoas se orientavam sem a existência do GPS, ou como seria sem as mensagens instantâneas. Já não necessitamos de uma estante para guardar as enciclopédias, porque no nosso telemóvel já temos a maior fonte de informação da história.


No entanto, o seu uso generalizado tem provocado dúvidas acerca de quais são os problemas de saúde que aparecem com o uso do aparelho.


A maioria dos artigos giram em torno das ondas eletromagnéticas. Isto porque, parece-nos bastante suspeito que um dispositivo com tanto poder seja inofensivo. A verdade é que estas ondas representam um perigo para o nosso organismo. Estas entram no nosso corpo através do ouvido e da pele. Quando estão dentro de nós, estas ondas alteram e enfraquecem a funcionalidade das células. Por isso, é recomendado o uso de fones.


No entanto, o uso do telemóvel traz consigo outras complicações, e muito mais imediatas. Por isso, é de extrema importância ter conhecimento delas, de forma a preveni-las. Mostraremos então as mais significativas e proporemos algumas recomendações para contorná-las.

 


    Problemas de Saúde Causados pelo Telemóvel

 

 


    1. Prejudica o Sono


O uso do telemóvel durante a noite pode atrapalhar o seu sono. A luz emitida pelo ecrâ dos telemóveis afeta o ritmo circadiano do seu corpo e ativa a produção de hormonas que promovem o estado de alerta. Além disso, se você manter o seu telemóvel ao lado da cama, existe uma grande probabilidade de ser acordado a meio da noite devido aos alertas e vibrações.


Dormir perto de uma tela pequena ou dormir com uma TV ligada no quarto provocam noites com durações de sono mais curtas. As crianças absorvem mais radiação de microondas do que os adultos. Por isso, para evitar que precocemente apareçam esses problemas causados pelo telemóvel, os pais devem ser rigorosos sobre quanto tempo os seus filhos usam o dispositivo.


Todos devemos evitar o uso de telemóveis durante a noite, para que desfrutemos de um sono profundo e reparador. Lembre-se que a insônia e os distúrbios do sono são uma causa direta da síndrome metabólica, um conjunto de doenças que a internet pode causar como a obesidade, diabetes, hipertensão, níveis elevados de mau colesterol, níveis elevados de triglicérides e gordura da barriga excessiva.

 


    2. Causa Contaminação por Bactérias


Se você usa o seu telemóvel na casa de banho, hospital, supermercado ou outros locais públicos, há uma grande hipótese de que o dispositivo esteja altamente contaminado por bactérias.


Dispositivos de comunicação móvel como o telemóvel, smartphones, tablets e outros são potenciais reservatórios de patógenos nosocomiais. Patógenos hospitalares são adquiridas em hospitais e outros estabelecimentos de saúde. A contaminação bacteriana dos telemóveis podem servir como vetores de infecção hospitalar em unidade de terapia intensiva neonatal, por exemplo.


A desinfecção do seu telemóvel é sempre uma boa recomendação para evitar a propagação de germes e bactérias para si mesmo ou aos outros.

 


    3. Causa Doença Cardíaca


A radiação causada por estes dispositivos não é boa para a sua saúde cardíaca. A energia eletromagnética emitida pelos telemóveis provoca a oxidação e enfraquece as membranas celulares. Esta radiação emitida pelos telemóveis provoca irregularidades cardíacas. A energia eletromagnética irradiada a partir dos telemóveis é prejudicial para as pessoas com doença isquêmica do coração, uma vez que altera a atividade eletrocardiográfica.


Um estudo realizado em 2013 pela Sociedade Americana de Hipertensão mostrou que o uso do telemóvel faz com que a pressão arterial seja elevada. Devido a estes impactos que os telemóveis têm, evite manter o seu telemóvel no bolso das calsas ou no bolso da sua camisa. Principalmente as pessoas que utilizam pacemaker devem seguir rigorosamente esta regra.

 


    4. Causa Impotência Reprodutiva


A radiação do telemóvel também tem um efeito negativo sobre a saúde reprodutiva, especialmente nos homens. A radiação nociva que é emitida pode deixar os espermatozoides mais lentos ou danificados além de causar a diminuição da concentração de espermatozoides.


Um estudo da Biomedicina reprodutiva, comprovou que o uso excessivo do telemóvel afeta diretamente a fertilidade masculina. Outros estudos analisam também os efeitos de equipamentos GSM sobre o sêmen. Os efeitos causados pelo uso excessivo de telefones celulares podem diminuir a qualidade do sêmen, diminuindo o número de espermatozoides, a viabilidade e morfologia normal.

 


    5. Uso Excessivo Causa Stress


Se você tem o hábito ficar conferindo o seu telemóvel a cada poucos minutos, pode ser a razão dos seus níveis de stress estarem a aumentar. Além disso, o zumbido constante, os alertas e vibrações e os lembretes podem gerar mais compromissos inúteis e levar a mais stress.


Além de stress, o uso excessivo do telemóvel pode ser um fator de risco para problemas de saúde mental em jovens e adultos. O uso descontrolado das tecnologias está relacionada com depressões e ansiedades mais elevadas.

 


    6. Pode Causar Surdez


A radiação nociva emitida pelos telemoveis pode danificar os tecidos delicados internos dos ouvidos, podendo levar à perda auditiva de alta frequência.


Se durante a utilização prolongada do telemóvel você notar sintomas como calor no ouvido, plenitude auricular e zumbido nos ouvidos, você precisa considerar estes sintomas como sinais de alerta precoce de uma anomalia auditiva.

 


    7. Causa Cegueira Quando Usado em Excesso


Um dos problemas maiores e mais comuns causados pelo telemóvel é a forma como ele afeta a noss avisão. Isto porque os olhos são bastante vulneráveis aos efeitos de aquecimento das ondas de rádio emitidas pelos ecrâs. Além disso, o excesso de exposição à luz azul-violeta emitida pelo ecrâ tem o potencial de o colocar em maior risco de degeneração macular, a principal causa da cegueira.


Como os ecrâs dos telemóveis são menores do que os ecrâs de computador, somos mais propensos a forçar os olhos durante a leitura de mensagens. A tendência natural humana é sempre aproximar o dispositivo para mais e mais perto dos seus olhos, além de não piscar o suficiente durante a escrita ou leitura de textos.


Cientistas já estudaram o impacto das ondas eletromagnéticas nos olhos humanos e concluiram que o uso excessivo de dispositivos móveis podem levar primeiramente a problemas como catarata, depois afetam a retina, córnea e outros problemas oculares dos olhos. Para proteger a sua visão, faça consultas aos olhos regularmente e quando estiver lendo em aparelhos móveis faça pausas regulares.

 


    8. Causa Desalinhamento Coporal e Dor no Pescoço


É normal que quando estão a olhar para o telemóvel, as pessoas se inclinem para baixo constantemente. Isso é de fato mais um dos problemas causados pelo telemóvel, e é um hábito muito prejudicial para sua coluna vertebral, bem como pode afetar sua postura.


Se você tem o hábito de segurar o telemóvel entre o pescoço e os ombros enquanto utiliza as mãos para outros afazeres, esta posição incorreta pode aplicar uma pressão deformativa sobre o seu pescoço e costas. Esse hábito pode levar a dor no pescoço e costas, que vão desde uma dor crônica irritante a espasmos musculares das costas superiores.


O uso constante das suas mãos, principalmente dos seus polegares quando está a escrever mensagens de texto e e-mails, com o tempo o movimento pode causar tendinite ou inflamação. Caso esteja a sentir um desconforto nas mãos, se o problema não for tratado imediatamente, com o passar do tempo pode levar a osteoartrite do polegar.

 


    9. Pode Causar Câncro no Cérebro


Conforme já foi relatado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os telemóveis emitem energia de radiofrequência (ondas de rádio). Esta forma de radiação não-ionizante desencadeia um aquecimento do tecido cerebral que o seu cérebro absorve e funciona como um possível cancerígeno.


Um estudo de 2013 concluiu que tumores cerebrais malignos diagnosticados entre 2007 e 2009 foram associados como consequências do uso excessivo do telemóvel. No entanto, o risco é maior entre as pessoas que têm vindo a utilizar o telemóvel por mais de 20 a 25 anos.

 


    10. Síndrome da Vibração Fantasma


A relação que mantemos com o telefone é bastante íntima e muito contínua. Esta circunstância provocou o aparecimento desta nova síndrome. Consiste em imaginar que o dispositivo está a vibrar constantemente, o que faz com que verifiquemos as nossas notificações com excessiva frequência, e isso adormece o desenvolvimento da nossa vida familiar e laboral.

 


    Dicas Para se Proteger da Radiação do Telemóvel


- Em vez de usar o telemóvel na orelha, ligue o alto-falante (alta-voz) enquanto fala com alguém.


- Para conversas mais longas, use um telefone fixo eu fale pessoalmente.


- Quando trocar mensagens de texto, mantenha o dispositivo o mais distante possível do rosto.


- Quando você está numa área remota ou se você está em viagem, limite o uso do telemóvel.


- Evite usar o telemóvel no elevador.


- Mantenha o seu telemóvel o mais longe possível quando estiver a dormir.


- Coloque o seu telemóvel no modo de avião sempre que puder.


- Não use o telemóvel durante o carregamento.

 
 
 
 

fonte: Adaptado de: "Lifestyle SAPO"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.