Esteve na “moda” nas décadas de 70, 80 e ali pelos inícios da década de 90, altura em que era mais conhecido como “flor de iogurte” e era muito utilizado na produção caseira de iogurtes. Agora voltou a estar de novo nas “bocas do mundo”.
Falamos do kefir, um alimento probiótico produzido através da fermentação do leite, de elevado valor nutricional e terapêutico. Mas não pense que se trata de um alimento dos tempos modernos. Nada disso. Aliás o uso do kefir e os seus benefícios são bem antigos e há muito conhecidos e utilizados por algumas culturas.
O que é o Kefir?
É um probiótico, ou seja, uma colónia de microrganismos benéficos para a saúde. Entre os seus principais benefícios destaca-se o facto de facilitarem a digestão e a absorção de nutrientes.
É composto por partículas brancas e gelatinosas, chamadas grãos de kefir, que contêm bactérias, leveduras, proteínas e açúcares complexos (ou polissacarídeos). Visualmente, os grãos assemelham-se a uma couve-flor, podendo ter o tamanho equivalente a uma ervilha ou uma noz.
Maiores ou mais pequenos, estes grãos de kefir fermentam em leite animal (como o leite de vaca consumido pela grande maioria das pessoas) ou vegetal (como leite de coco, soja ou arroz, por exemplo), mas também há kefir de água.
Quais os Benefícios do Kefir?
Rico em proteínas, vitaminas e minerais, tem propriedades antifúngicas e antibióticas, podendo ser uma ajuda na prevenção de vários problemas de saúde. Facilmente se percebe que são muitos os seus benefícios tais como:
- Ajuda no equilíbrio da flora intestinal e contribui para a absorção de nutrientes; - Facilita a digestão; - Diminui o colesterol; - Melhora a densidade óssea e combate a osteoporose; - Tem um efeito tranquilizador do sistema nervoso (sendo benéfico para quem sofre de depressão ou distúrbios do sono, por exemplo); - Aumenta a resistência a infeções em pessoas saudáveis; - Previne problemas de vesícula, fígado ou rins; - Pode ser usado como tratamento de problemas dermatológicos como acne, eczemas, psoríase ou alergias, por exemplo. - Sintetiza vitaminas do complexo B - Pode ser indicado para pessoas com ligeira intolerância à lactose, visto que as suas bactérias e leveduras consomem a maior parte da lactose durante o processo de fermentação.
Informação Nutricional do Kefir
E as boas notícias não se ficam por aqui. A juntar aos seus benefícios, soma-se o facto de ser um alimento baixo em calorias. Por cada 100 ml tem:
- Calorias: 41 kcal - Lípidos: 0,91 g - Hidratos de Carbono: 4,96 g - Proteína: 3,42 g
A dose recomendada de consumo de kefir é de 200 ml por dia.
Sugestões de Consumo
Inicialmente pode estranhar o sabor, mas se está agora a estrear-se no seu consumo, deixamos aqui algumas “receitas” que o podem ajudar.
1. Batido de Kefir e morango - Vai precisar de 170 g de morangos, 330 g de leite de kefir e 2 colheres de sopa de açúcar. A preparação é muito simples. Basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e triturar até obter uma mistura homogénea.
2. Kefir de leite de soja - Necessita de 250ml de leite de soja fresco, 1 colher de sopa de sumo de limão (pode substituir por outros citrinos como laranja, toranja ou lima, por exemplo), 2 colheres de sopa de grãos de kefir. Junte o leite de soja, o sumo de limão (ou outro citrino à sua escolha) e os grãos de kefir num recipiente de vidro. Coloque a tampa e deixe fermentar durante 24 horas. Depois, coe e já está.
3. Batido de Kefir, banana e baunilha - São necessárias 400 g de leite kefirizado, 45 g de banana (aproximadamente meia banana), 1 colher de café de pasta de baunilha e 50 g de mel. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture. Pode consumir de imediato ou reservar para mais tarde.
Curiosidades
Originário da região montanhosa do Cáucaso, presume-se que o kefir tenha começado a ser usado pelos povos desta região há cerca de quatro mil anos.
Os grãos de kefir – a dita flor de iogurte – são também designados como Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko no Japão, ou Tibetanischer Pilz na Alemanha.
fonte: Adaptado de: "Vida Ativa" e "Cura pela Natureza"
|