Além de ser eficaz contra a retenção de líquidos, o abacate é rico em proteínas e vitamina E, e por isso previne o surgimento de rugas.
Consumir frutas diariamente é uma das melhores alternativas para oferecer vitaminas e minerais ao nosso organismo, mas existem algumas frutas que se destacam pelas suas poderosas propriedades antioxidantes.
A seguir, explicaremos quais são essas frutas, para que o leitor possa incluí-las diariamente no seu cardápio, a fim de reduzir as taxas de envelhecimento, tanto por dentro quanto por fora, o que contribuirá para seu bem-estar, vitalidade e lhe dará uma aparência mais radiante.
Mirtilo Vermelho
Os frutos vermelhos, em geral, são imprescindíveis graças aos seus múltiplos benefícios para a saúde, mas, o tipo de fruto que se destaca é o mirtilo, afinal, ele contém propriedades rejuvenescedoras tanto em termos de beleza quanto em termos de saúde no geral.
O mirtilo vermelho oferece-nos carotenoides e antocianos, componentes muito preciosos por sua capacidade de combater os radicais livres, que são a causa do envelhecimento da nossa pele e do nosso organismo.
Ele é rico em vitaminas A, C e B em menores quantidades. Quanto ao seu teor em minerais, contém cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. As suas principais propriedades são:
- Ajuda-nos a manter um bom funcionamento do cérebro e a potencializar a memória; - Previne e trata naturalmente as infecções urinárias; - Melhora os problemas de visão, tais como a dificuldade para ver no escuro; - É laxante quando consumido maduro; - Tem propriedades depurativas; - Cuida e mantém a pele jovem e firme, pois protege o colágeno e reforça os tecidos. Muitos cosméticos incluem o mirtilo entre seus componentes;
Mamão
O mamão é um presente da natureza e, mesmo que em alguns países seja uma fruta muito exótica, não é assim tão difícil de encontrar. A suas propriedades medicinais são:
- Causa um efeito alcalino no nosso organismo, ideal para combater a acidez que causa as doenças e envelhece o corpo; - Combate a prisão de ventre; - Facilita o bronzeado da pele; - Melhora e previne manchas na pele ou eczemas; - É altamente anti-inflamatório e analgésico o que é fundamental para a saúde, considerando que a maior parte das doenças crônicas envolvem inflamações e/ou dores; - A suas sementes ajudam-nos a eliminar os parasitas intestinais, que são mais habituais do que imaginamos; - Reforça o sistema imunológico; - É um alimento imprescindível em todo o tipo de transtornos gástricos, como úlceras, colite, gastroenterite, cólon irritável, etc. O aparelho digestivo deve estar saudável para garantirmos uma boa qualidade de vida e assim, evitarmos um envelhecimento prematuro.
Uva
As propriedades anti-envelhecimento do vinho já são bem conhecidas, mas a verdade é que esses benefícios são advindos da uva, o que descarta a necessidade de consumirmos o álcool propriamente dito.
O componente em questão é chamado Resveratrol, uma molécula benéfica para a saúde, encontrada na uva e que permite combater o envelhecimento celular, os sinais externos do envelhecimento e as doenças em geral.
Além disso, o Resveratrol também previne doenças metabólicas, inflamatórias e cardiovasculares. Para desfrutar desses benefícios recomendamos o consumo do sumo fresco e recém-feito de uva, incluindo as suas casca e sementes.
Abacate
O abacate é uma fruta altamente nutritiva e completa, da qual podemos consumir inclusive as sementes, que também nos permitem preparar máscaras faciais, capilares etc.
O abacate é rico em proteínas e gorduras saudáveis, que nutrem a pele e o organismo de maneira geral.
O seu alto teor em vitamina E ajuda-nos a prevenir o surgimento de rugasM além disso, o abacate combate a retenção de líquidos e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares.
Mangostão
Ouvimos falar cada vez mais desta fruta exótica e dos seus surpreendentes benefícios. Entre eles podemos citar:
- Têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas; - Aumenta a vitalidade; - Ajuda a perder peso; - Previne doenças cardiovasculares; - O seu teor em catequinas tem um altíssimo poder antioxidante; - Se usado externamente, ajuda a tratar eczemas, dermatite, acne, psoríase, etc; - Cuida dos nossos rins; - Melhora a nossa função digestiva; - Contém triptofano, que oferece bem-estar e melhora quadros depressivos; - Aumenta as nossas defesas.
Romã
Rico em polifenois, a romã destaca-se pelo seu grande poder antioxidante e pelas suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.
É rico em potássio e oferece quantidades consideráveis de magnésio, fósforo e ferro ao organismo. Contém vitaminas C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e niacina.
Os seus compostos antioxidantes reduzem o stress oxidativo do nosso organismo, tanto para prevenir doenças (cardiovasculares, câncro, anemia, ácido úrico etc.) como para manter a saúde das nossas células cutâneas.
fonte: Adaptado de: "Estado Zen"
|