A tosse é um dos mecanismos de defesa que o corpo utiliza para expulsar os agentes nocivos que entram no nosso organismo através das vias respiratórias. Ela ocorre de forma produtiva quando vem acompanhada de muco, que tem a função de desobstruir o sistema do excesso de muco.
Também pode ocorrer de forma seca, como uma reação alérgica às mudanças bruscas de clima, ao ar condicionado, à exposição às toxinas do ambiente, entre outros.
Em qualquer caso, seja qual for a causa, é um sintoma muito incômodo que quase todos desejam controlar para que não interrompa ou prejudique as suas atividades.
Por sorte, existe uma série de remédios comerciais e caseiros que diminuem a irritação da garganta enquanto aceleram a recuperação dos problemas que causam a tosse. Um dos mais conhecidos são as gomas ou pastilhas com agentes emolientes, que causam uma sensação de alívio imediato enquanto reduzem a presença de bactérias e vírus.
No supermercado e nas farmácias é possível adquirir estas pastilhas em várias apresentações sem a necessidade de receita médica, mas existe um método para prepará-las com ingredientes de origem puramente natural.
GOMAS DE MEL E LIMÃO PARA TRATAR A TOSSE
Tanto o mel quanto o limão fazem parte do catálogo de remédios naturais contra a tosse há já centenas de anos. 100% naturais, eles contam com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que favorecem a recuperação das vias respiratórias quando estas estão obstruídas pelo excesso de muco ou agentes que causam irritação.
A grande vantagem de prepará-los em forma de goma é que vão se dissolvendo lentamente na boca, o que permite aproveitar as suas qualidades analgésicas, suavizando a laringe ao mesmo tempo.
Como não queremos que restem dúvidas acerca dos seus benefícios, a seguir detalharemos quais são as propriedades destes dois ingredientes naturais.
Benefícios do Mel
O mel puro das abelhas é considerado o melhor remédio para aliviar problemas que interrompem as tarefas do sistema respiratório. Os componentes que contem são valorizados pelos seus efeitos antibióticos e antioxidantes, que favorecem a eliminação de micróbios invasivos para proporcionar alívio aos pulmões.
A sua principal vantagem é que é muito suave no estômago, o que permite o seu uso para tratar inclusive crianças.
Além disso, conta com um sabor doce muito agradável que, ao passar pela garganta, proporciona suavidade. De um ponto de vista nutricional, este alimento nos oferece:
- Vitamina A - Vitamina C - Vitamina D - Vitaminas do complexo B - Cobre - Potássio - Magnésio - Ferro - Cálcio - Iodo - Sódio
Benefícios do Limão
Os remédios tradicionais da avó têm habitualmente como protagonista o limão, um fruto cítrico que chegou a todos os lugares do mundo por seu inigualável sabor e pelas suas propriedades medicinais.
O seu sumo e os extratos que são obtidos da sua casca são úteis para o preparo de tratamentos contra a gripe, a constipação, as alergias e outros problemas que atacam a saúde pulmonar.
Isto graças ao seu teor de vitamina C, um nutriente essencial que fortalece o sistema imunológico, aumentando os anticorpos que evitam o ataque dos patógenos.
Vale ressaltar que ele conta com propriedades bactericidas, antissépticas e depurativas que contribuem para controlar a presença de bactérias prejudiciais no corpo, para evitar que afetem o funcionamento dos sistemas principais.
COMO PREPARAR AS GOMAS DE MEL E LIMÃO?
As gomas caseiras de mel e limão são muito fáceis de preparar e muito mais econômicas do que as pastilhas similares vendidas em farmácias.
Os ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e supermercados, tudo por um preço bastante acessível.
Ingredientes - 1/2 chávena de açúcar refinado (100 g) - 1/2 chávena de água (125 ml) - O sumo de um limão - 1 colher de sopa de gengibre em pó (10 g) - 1/2 chávena de mel (200 g)
Preparo - Para começar, coloque o mel, o sumo de limão e o gengibre numa panela a fogo médio.
- Bata tudo no liquidificador enquanto aumenta a temperatura.
- Quando aparecer uma espuma na superfície, reduza a temperatura e continue misturando até que chegue aos 150 ou 155 ºC de temperatura.
- De seguida, coloque algumas gotas da mistura num copo de água gelada e comprove se já estão prontos.
- Se ficar duro imediatamente, quer dizer que já está pronto; caso contrário, continue mexendo por alguns minutos.
- Deixe a mistura arrefecer um pouco e coloque-a em moldes, caso tenha moldes próprios para gomes, melhor ainda, caso contrário, pode usar os moldes onde faz o gelo.
- Quando esfriar, retire as gomes e passe-as com um pouco de açúcar (de preferência açúcar mascavado) até cobri-las por completo. (opcional)
- Guarde-as no frigorifico, uma vez que elas tendem a colcar uma na outra.
fonte: Cura Pela Natureza
|