Só quem possui o temido “chulé” sabe como é mau. Mas existem várias formas para controlar e evitar este problema.
O mau cheiro nos pés pode ter como causa a presença de fungos, seja pelo uso de algum calçado impróprio, por excesso de transpiração, por situações de ansiedade e stress, por transtornos metabólicos e hormonais, ou até mesmo em consequência da má alimentação.
Apresentaremos aqui alguns remédios naturais, económicos e fáceis de preparar, assim como alguns conselhos gerais para combater o odor dos pés, agindo diretamente na sua origem.
É recomendado consultar sempre o médico dermatologista, especialmente quando sofremos de bromidrose crónica, popularmente conhecida como chulé, além de seguir estes remédios naturais. Tenha em mente que alguns medicamentos e alimentos também podem causar transpiração e mau cheiro, mas nestes casos, o mau cheiro deveria desaparecer assim que estes forem interrompidos.
Seja como for, depois de tomar os devidos cuidados, caso o mau cheiro persistir, procure a ajuda de um médico ou podólogo para investigar se não há alguma infecção ou problema mais grave.
Máscara de Argila
As máscaras de argila que recomendamos são usadas para embelezar a pele e aliviar dores causadas pelas inflamações, mas também servirão para eliminar o mau cheiro nos pés. Pode-se usar argila verde ou vermelha, e misturá-la com água morna até conseguir uma pasta cremosa. Unte os pés com a máscara e deixe-a por pelo menos 20 minutos.
Depois então, lave os pés com água morna. Como a argila resseca um pouco, poderá hidratar a pele dos pés com um pouco de óleo de amêndoas ou creme hidratante.
Estas máscaras para os pés devem ser aplicadas de uma a duas vezes por semana.
Óleos Essenciais
Os óleos essenciais são recursos terapêuticos e agradáveis para evitar o mau cheiro nos pés. Basta misturar algumas gotas de óleo essencial com óleo de base vegetal (oliva, gergelim, amêndoa, girassol etc.) ou mesmo com o hidratante habitual.
O óleo essencial de tea tree é o primeiro que escolhemos para eliminar quaisquer fungos ou bactérias que estejam contribuindo com o mau cheiro.
Caso queira, pode-se utilizar o óleo essencial de limão, que é adstringente e purificante, além de dar um bom aroma.
Também se pode usar o óleo essencial da lavanda, que é refrescante e relaxante.
Caminhe Descalso
Caminhar descalço por lugares naturais, como a areia e água da praia, sobre a relva fresca, pela terra húmida ou pelo rio são as melhores maneiras de fazer o pé transpirar e expulsar as substancia tóxicas, além de tonificar e melhorar a circulação geral do organismo.
Faça preferencialmente por pelo menos meia hora, ao amanhecer ou ao anoitecer, e depois limpe e massageie bem os pés.
Se realizar este exercício diariamente, vai notar benefícios não apenas nos pés. Mas também em outras partes do corpo.
Escalde os Pés
O escalda pés é realizado com água quente, um antigo remédio muito fácil de preparar. Adicione bicarbonato de sódio à água, pois ajudará a remover a acidez da sola dos pés, para desintoxicar e alcalinizar o sangue, ou pode usar sal grosso, que tem efeitos muito relaxantes e também ajuda a desinchar os pés.
Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou o sal na água, que deve estar em temperatura morna, e mantenha os pés durante pelo menos meia hora. Se perceber que a água esfriou, adicione mais água quente.
Esses banhos podem ser feitos todos os dias antes de dormir e pode alternar com outros remédios.
Enxofre ou Ácido Bórico nos Sapatos
Durante o dia, você pode prevenir o mau cheiro colocando um pouco de ácido bórico, ou de enxofre em pó, dentro dos sapatos, para evitar a transpiração excessiva e a aparição de fungos. Ponha apenas uma pitada dentro do sapato. Certifique-se de que crianças e animais de estimação não tenham contato com o produto. Depois lave bem as mãos.
OUTRAS DICAS
Existem algumas dicas gerais que ajudarão a prevenir o mau cheiro nos pés:
- O chulé pode ser causado pela deficiência de zinco no organismo. Pode-se acrescentar complementos à dieta ou consumir alimentos ricos em zinco, como: Banana, maçã, abacaxi ou morango. A indicação é de 1 ou 2 porções dessas frutas ao dia.
- A higiene dos calçados é fundamental para evitar o chulé. Antes de usar calçados fechados, use o secador de cabelos para secá-los por dentro e aplique pó talco (pode ser de bebê) dentro de cada um;
- Lavar os pés com sabonete antibacteriano também ajudará, assim como lixá-los uma vez por semana para remover as células mortas.
- Ferva um litro de água e adicione cinco sacos de chá preto. Depois esfrie a água, mergulhe os pés durante 30 minutos. O tanino presente no chá é adstringente, o que impedirá que seus pés transpirem.
- Use sapatos que favoreçam a transpiração, especialmente no verão e ao fazer exercícios físicos.
- Use meias de tecidos naturais, como algodão. Evite tecidos sintéticos.
- Beba água entre as refeições, pelo menos seis copos por dia.
- Mantenha seu calçado em local arejado sempre depois de usá-lo e evite usar o mesmo sapato por vários dias.
fonte: Adaptado de: "Saúde da Mulher"
|