A dor nas articulações, também chamada de dor articular, é uma sensação de desconforto, dor ou incômodo numa ou mais articulações do corpo. A dor nas articulações pode ocorrer com ou sem movimento muscular e pode ser grave o suficiente para limitar o movimento. As pessoas também costumam descrever a dor nas articulações como desconforto, inflamação, sensação de queimadura ou rigidez.
As articulações são estruturas complexas incluindo, além das extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas e é graças a elas que conseguimos mexer-nos. As articulações movimentam-se constantemente, de modo a que problemas não são incomuns nessas regiões.
Dicas Para Aliviar as Dores nas Articulações
São muitas as pessoas que sofrem com dores articulares, uma realidade provocada pela artrite, pelo reumatismo, artrose etc. É verdade que nem sempre é possível eliminar por completo a dor e que acabamos muitas das vezes por aprender a viver com ela, mas o que podemos fazer é seguir algumas estratégias básicas mediante as quais reduziremos a dor e, o que será mais importante: obteremos uma melhor qualidade de vida.
Temos sempre que seguir os conselhos dos nossos médicos e não excedermos muito com o consumo de medicamentos, tais como os anti-inflamatórios, uma vez que às vezes também acabaremos por sofrer com os seus efeitos colaterais. Asseguramos que existem alguns remédios naturais que podem servir de muita ajuda.
1. Consumir Gengibre Diariamente
Um estudo realizado pela universidade de Miami diz-nos que consumir duas cápsulas diárias de gengibre ajuda-nos a desinflamar as articulações e a aliviar a dor. De fato, as propriedades do gengibre são muito semelhantes às do próprio ibuprofeno (mas sem os consequentes efeitos colaterais, tais como a dor de estômago ou os riscos circulatórios). Estes comprimidos de gengibre podem ser encontrados nas lojas de produtos naturais ou em farmácias homeopáticas, o normal é tomar duas ao dia. De todos os modos, você também sabe que pode recorrer à clássica infusão. Ralar o equivalente a uma colher da própria raiz de gengibre, levá-la a ebulição junto com uma xícara de água. Beber pela manhã e pela tarde.
2. Cuidado com Determinados Alimentos
Registe os seguintes alimentos que vamos especificar, pois o melhor é eliminá-los ou consumi-los em muito pouca quantidade para poder assim aliviar a dor articular:
Lácteos: Contêm um elemento chamado caseína que favorecem a inflamação das articulações. Se você é um(a) amante do leite e dos iogurtes, começe a reduzi-los para o bem da sua saúde e da sua qualidade de vida.
Carne Vermelha: Evitá-la por completo, pois não é boa para a saúde em geral e, em especial, se você tem problemas nas suas articulações.
Trigo: Existem alguns estudos que nos dizem que o trigo e muitos cereais que contêm o conhecido elemento chamado glúten, geralmente causam inflamação nas articulações de pessoas que sofrem de artrite. Solução? Reduzir este elemento na sua dieta para analisar se apresenta alívio. Há pessoas que não notam mudanças, mas há muitas que reconhecem ter mais qualidade de vida depois de ter eliminado o glúten.
Ovos: Também cuidaremos do seu consumo. Por ser um produto animal, os ovos contêm ácido araquidônico na sua gema, um elemento que também favorece o processo inflamatório e que, às vezes, nos faz sentir inchados e doridos. É verdade que os ovos são muito saudáveis e cheios de proteínas, mas estas proteínas animais podem, eventualmente, trazer-nos efeitos não esperados.
Cuidado com as Hortaliças (Solanaceae): Quando falamos destas hortaliças referimo-nos, por exemplo, aos tomates, aos pimentões, às berinjelas etc, que são vegetais frios que podem causar rigidez músculo-esquelética, que favorecem as dores e inflamações nas articulações. Isto tudo deve-se a um alcaloide tóxico chamado solanina, um composto que pode agravar a inflamação, sobretudo em pessoas que já sofrem com a doença. A melhor que você pode consumir são, por exemplo, as cenouras.
3. Diga Sim ao Chá Verde pela Manhã
O chá verde tem polifenóis (antioxidantes) que já se demonstraram grandes aliados na hora de prevenir e aliviar os efeitos da artrose e da dor articular. Assim, você já sabe, nunca se esqueça de incluir uma boa chávena de chá verde no seu pequeno-almoço.
4. A Grande Aliada: Vitamina E
Certamente já ouviu falar dela. Os seus efeitos são maravilhosos para resolver os sintomas da artrose e é considerada um verdadeiro medicamento. O ideal é tomar dois comprimidos por dia, as quantidades já serão indicadas na caixa de comprimidos ou cápsulas quando você adquirir numa loja de produtos naturais ou numa farmácia, convencional ou homeopática. Você sabe também que pode encontrar vitamina E na maioria dos vegetais de folha verde, mas para poder conseguir a dose adequada será mais fácil em forma de suplementação.
5. Alimentos que Podem Reduzir a Dor nas Articulações
e Melhorar o Estado de Ânimo
Melhorar a nossa qualidade de vida é imprescindível. E isso consegue-se com uma boa alimentação e com nutrientes que não apenas reduzam a dor articular, mas que também melhorem o nosso estado de ânimo.
Consumir, sempre que possível, alimentos frescos (frutas e verduras): Diga não aos alimentos congelados ou processados e industrializados, uma vez que contêm elementos que propiciam a inflamação articular.
Frutos Secos: Nozes, amêndoas, pistachos etc., dão-nos energia e são extremamente saudáveis.
Sumo de Limão: Transporta bastantes antioxidantes, e é muito adequado se consumirmos, por exemplo, pelas manhãs ou junto com outras infusões.
Óleo de Fígado de Bacalhau: Um clássico graças aos seus óleos ricos em Ômega 3, ele demonstrou-se muito efetivo para todas aquelas pessoas que sofrem problemas articulares. Assim sendo, não hesite em incluir uma colher diária na sua dieta.
Vinagre de Maçã Orgânico: Simplesmente ideal. Alivia a dor e é bastante útil para os mais variados aspetos da nossa saúde.
Grãos de Quinoa e Amaranto: Alguma vez os provou? São um super alimento, grãos maravilhosos que te aportarão grandes benefícios para a sua saúde e que dia após dia irão aliviando imenso a sua dor articular.
fonte: Adaptado de: "Saúde da Mulher"
|