Por que, invés de as vêr como um ataque pessoal, não aprendemos a utilizar as críticas negativas para crescer como indivíduos e melhorar? É uma questão de mudar a perspectiva.
As críticas negativas provocam-nos sentimentos como ira, aborrecimento e tristeza. Mesmo que muitas pessoas as encarem bem, outras nem tanto.
Nunca é tarde para aprender a enfrentar as críticas negativas para que, em vez de se converterem nas nossas grandes inimigas, sejam nossas aliadas.
Por isso, hoje daremos algumas dicas para aceitar o que sentimos quando os demais nos dão a sua opinião, e reconduzir as nossas emoções de uma forma mais positiva.
As Críticas São Necessárias
Mesmo que tenhamos o hábito de recusar tudo aquilo que nos faz sentir mal, a verdade é que as coisas negativas são muito necessárias. Elas colocam-nos à prova e permitem-nos amadurecer e aprender, o que nunca é demais.
Quando as críticas negativas se tornam um eco na nossa vida, é importante aceitar que a nossa primeira reação será de ira, aborrecimento, desconcerto ou mau-estar.
Haverá uma infinidade de emoções que tomarão o controlo, mas nós devemos estar preparados para tomar uma decisão em relação a elas. Quando estes sentimentos aparecerem, é chegado o momento de escolher entre três caminhos.
- O primeiro, aquele que já é hábito recomendarem-nos fazer, é fazermo-nos de surdos. Desta maneira, ignoramos o que ouvimos, viramos as costas e continuamos com nossa vida.
Esta escolha tem as suas consequências. Poderíamos aprender bastante, porque virar as costas ao que não gostamos não é uma boa decisão, pelo menos não na maior parte das vezes.
- O segundo dos caminhos é o que constantemente escolhemos: A tristeza. E assim permitimo-nos ficar deprimidos.
- O terceiro, aquele que será aqui mais recomendado, é assumir as críticas negativas de uma maneira assertiva. Mas… como fazer isso?
1. Mantenha Uma Atitude Aberta
Uma crítica não o define, simplesmente está sinaliza algo que você faz ou pensa. Por isso, uma vez que os sentimentos de ira ou de tristeza passarem, é importante abrir a mente.
As críticas negativas não dizem nada sobre o seu valor. É como pensar que os erros nos fazem fracassar.
Você deu um valor errado a estas opiniões que lhe provocam mau-estar, mas que podem dizer muitas verdades.
Por isso, a atitude que terá de tomar, deveria ser a de dialogar com essa pessoa que tenha lançado a crítica.
Desta maneira, poderá ver as coisas de um novo ponto de vista que o enriquecerá e será de grande ajuda em futuras situações similares.
2. Qual a Intenção da Crítica
Manter uma atitude aberta não implica levar tudo à letra ou acreditar piemente na veracidade do que a outra pessoa diz.
Nada disso. Temos que nos questionar acerca da verdadeira intenção que todas as críticas negativas têm.
- Às vezes as críticas negativas pretendem incomodar-nos. Talvez a outra pessoa não tenha tido um bom dia e esteja a descarregar em nós, ou talvez sinta inveja das coisas que nós alcançamos.
- Noutros casos, as críticas tentarão nos ajudar, sem maldade alguma por parte da pessoa que a disse.
Por tudo isso, é importante descobrir a verdadeira intenção da crítica para não interpretar mal, e não cair em equívocos.
3. Tomar ou Não uma Decisão em Relação à Crítica
Você descobriu que as críticas negativas que lhe foram lançadas têm a intenção de o ajudar? Então é o momento de decidir se deve realizar mudanças na sua vida ou não.
Por vezes você perceberá que pode crescer e amadurecer com algumas simples mudanças nos hábitos, que lhe permitirão ser uma pessoa melhor.
No entanto, outras vezes agir em consequência das críticas não lhe trará nada de bom e será um esforço inútil. Você determinará se é pertinente valorizar uma opinião ou não.
Como você reage diante das críticas negativas? Sabe usá-las da melhor maneira ou, pelo contrário, costuma ser vencido por elas?
Em certos casos, colocamo-nos na defensiva porque elas danificam o nosso ego, e isso temos que impedir.
Porém, adotar uma atitude diferente pode nos enriquecer e ajudar muito como pessoas.
fonte: Adaptado de: "IntEmocional"
|