Com a correria do dia-a-dia, com os afazeres diários, com todo o stress, a falta de sono (ou a má qualidade do sono), com as preocupações e todos os outros itens que nos cercam freneticamente, fica difícil ter sempre níveis de energia elevados. O problema é justamente quando essa dificuldade em ter bons níveis de energia, física e mental, começam a afetar os afazeres diários e começam a interferir na nossa vida.
Muitas pessoas, vivem com baixos níveis de energia, o que influi diretamente na forma como elas se relacionam consigo mesmo e com o ambiente externo, incluindo as pessoas. Aliás, isso torna-se tão prejudicial que muitas passam a desenvolver doenças, desde um leve sedentarismo (que hoje é considerado uma doença, segundo a OMS), até problemas articulares, problemas metabólicos e sistêmicos.
Portanto, ter níveis de energia elevados é sempre muito importante. Você deve procurar maneiras de os ter, mesmo quando está em dificuldades. Para que possamos ajuda-lo, hoje comentaremos dez maneiras de elevar os seus níveis de energia (sem utilizar o famoso café!), para que você tenha uma melhor qualidade de vida e, preserve sua saúde, obtenha bons treinamentos e esteja sempre satisfeito consigo mesmo (a), obtendo cada vez mais êxitos e resultados sólidos.
1. Coma proteína - Coma pelo menos dez gramas de proteína para produzir um aumento de açúcar e dos níveis energéticos no sangue – tudo isso de uma forma estável, é claro.
2. Beba (um pouco) de água gelada - O gelo estimula a hormona da adrenalina, que ajuda o seu coração a bater mais rápido. Com o coração a bater mais rápido, a circulação sanguínea no seu cérebro é estimulada. Além disso, beber água é muito importante para que você se mantenha hidratado uma vez que a desidratação causa sono e cansaço. (Não exagere, a água gelada em exagero não faz bem.)
3. Beba chá verde - Se você já bebeu café suficiente por hoje, o chá verde possui a quantidade certa de cafeína para aumentar a sua produção da hormona adrenocorticotropina, que desengatilha a liberação de cortisol. Ele também possui flavonóides que ajudam a manter o foco e a calma.
4. Respire fundo - Durante a respiração profunda você vai libertar uma maior quantidade de oxigênio para o seu cérebro, mantendo você mais alerta e consciente.
5. Faça as refeições adequadas - Estudos mostram que saltar uma refeição pode causar fadiga ao final do dia. Comer com regularidade mantém os seus níveis de açúcar do sangue balanceados e os níveis de energia sempre altos.
6. Caminhe ao ar livre - Saia de dentro de casa ou do seu ambiente de trabalho por pelo menos quinze minutos diários. Assim, você irá consumir mais Vitamina D, proveniente do Sol. E mais: Caminhar faz com que o seu sangue circule pelo corpo e leva a melhoras na circulação e nas funções mentais.
7. Coma oleaginosas e sementes de abóbora e girassol - O magnésio quebra a glicose e transforma em energia. Portanto, estar com níveis baixos deste mineral pode causar um pouco de cansaço. Oleaginosas e sementes, ambas ricas em magnésio, podem ajuda-lo com este problema.
8. Diga não aos açúcares - Claro que um lanchinho rico em açúcar vai dar-lhe um pico de energia – mas também vai fazer com que o seu açúcar no sangue e sua energia tenham altos e baixos. Opte por grãos integrais ao invés de açúcar; eles oferecem carboidratos complexos que o corpo digere e larga aos poucos, mantendo assim os seus níveis de açúcar estáveis.
9. Exercite - A atividade física regular aumenta a energia e combate a fadiga ao aumentar os níveis de serotonina, que leva à melhora do humor. Além disso, o exercício aumenta os níveis de dopamina e de norepinefrina, químicos do cérebro que te ajudam a manter-se ativo.
10. Alongue - Acorde os seus músculos ao seu alongar pela manhã e antes e depois do exercício. Alongue-se também durante a sua jornada de trabalho.
fonte: Adaptado de: "Saude Mais"
|