Além da nossa força de vontade para não voltar a acender um cigarro, podemos aproveitar a ajuda que certos alimentos nos oferecem para acabar com o vício do tabaco.
Parar de fumar é certamente uma tarefa muito difícil, mas não impossível. Ouvimos diversas recomendações e dicas, que vão desde adesivos e chiclas de nicotina, até injeções e tratamentos com hipnose, mas você sabia que existem alguns remédios naturais caseiros que O podem ajudar nessa dura batalha?
O ideal é combinar estas dicas com outros métodos de sua preferência, uma vez que toda a ajuda é bem-vinda. Além disso, é fundamental vencer a batalha psicológica contra o cigarro, por isso procure o apoio de pessoas próximas e acredite que é possível. Você e a sua saúde só têm a ganhar ao acabar de vez com este hábito tão prejudicial.
Remédios Naturais para Parar de Fumar
1. Aveia - O consumo de aveia é capaz de atenuar os sintomas de abstinência e de reduzir a necessidade de fumar. Ela contém substâncias químicas que ajudam a diminuir os níveis de stress, fortalecem o sistema nervoso, combatem os radicais livres e a pressão alta. Todos estes benefícios são fundamentais para alguém que está a lutar para deixar de fumar.
Além disso, a aveia é rica em fibras, Omega 3, potássio e folato, e a sua ingestão contribui para reduzir o mau colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
2. Pimenta Caiena - Entre os muitos benefícios que oferece para a saúde, a pimenta caiena é um excelente remédio natural para quem quer parar de fumar. Ela é capaz de reduzir a sensibilidade do sistema respiratório ao tabaco e a outros componentes químicos, impedindo o desejo pelo cigarro.
Caso não goste muito de pimenta, tente acrescentá-la à sua dieta aos poucos. Uma dica é adicionar um pouco num copo de água e beber como se fosse um remédio.
3. Ginseng - Estudos mostram que esta planta medicinal previne a liberação induzida pela nicotina, do neurotransmissor dopamina, que é o motivo pelo qual os fumadores sentem bem-estar após fumar um cigarro.
Adicionar uma colher de chá de pó de ginseng aos cereais ou beber num chá ao pequeno-almoço irá contribuir para diminuir a necessidade de fumar ao longo do dia.
4. Valeriana - Esta planta medicinal, também conhecida como erva de amassar, possui propriedades sedativas e é largamente usada para ajudar pessoas que sofrem com a ansiedade, o stress e a insônia. Ela ainda atua como um relaxante muscular.
Desta forma, beber um chá de valeriana uma vez ao dia pode ser uma ótima opção para lidar com muitos dos sintomas com os quais quem está a tentar parar de fumar sofre, acalmando o corpo, reduzindo a inquietação e ajudando a dormir melhor.
5. Cenoura - Este alimento comumente presente em nosso dia-a-dia possui carotenoides, que não só ajudam a parar de fumar, mas também contribuem para reduzir o risco de câncro. A cenoura também é uma ótima opção para mastigar algo e nos distrair quando surge a vontade de fumar um cigarro. Compre um pacote de cenouras baby e coma algumas lentamente quando estiver a lidar com a abstinência.
6. Sementes de Girassol - Pesquisadores indicam que as sementes de girassol têm o mesmo efeito na nossa mente do que o tabaco, aumentando a produção de adrenalina. Além de propriedades calmantes, elas ainda contêm vitaminas essenciais do complexo B, que ajudam a nutrir o sistema nervoso.
Por esses motivos, elas são uma alternativa interessante para quem está tentando largar o hábito. A semente de girassol pode ser levada como um lanche saudável para qualquer lugar e irá ajudar-nos a acalmar nos momentos em que sofrermos com a abstinência.
7. Lobélia - A lobélia é uma planta medicinal também conhecida como tabaco-indiano. Ela pode ser importantíssima na batalha para largar o cigarro, uma vez que combate os efeitos da abstinência da nicotina e é inclusive encontrada em vários produtos destinados a quem está a tentar deixar de fumar.
Ela possui um ingrediente ativo capaz de aumentar os níveis de dopamina no cérebro, de forma similar ao que faz a nicotina. Por isso, aposte no chá de lobélia pelo menos uma vez ao dia para aproveitar os benefícios.
fonte: Traduzido de: "Dr. Mercola"
|