Ortopedistas explicam que o ato favorece a sensibilidade dos pés e da movimentação das articulações.
Ao contrário do que muitos acreditam, andar descalço traz benefícios para a saúde, já que desse modo é possível exercitar e fortalecer todos os músculos do pé.
Quando não estamos acostumados a esta atividade, é necessário realizarmos um aquecimento prévio para podermos ter calma e começarmos a sentir aquela sensação de liberdade de caminhar um bom tempo sem sapatos. Nos primeiros dias, podemos fazê-lo durante apenas quinze ou vinte minutos.
O Que Se Sabe do Assunto?
Estudos realizados sobre o assunto mostraram que o contato direto dos pés com o chão traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Como sabemos, os pés têm muitas terminações nervosas que, quando em contato com a terra, ajudam a eliminar do corpo elementos prejudiciais como o stress e a ansiedade.
É melhor fazê-lo diretamente na terra, sobre a relva e ao ar livre, mas não tendo esta possibilidade, pode ser realizado em casa, nos pisos de madeira ou cimento.
Conheça os Benefícios
- Estimula a circulação sanguínea, o que, por sua vez permite uma melhor oxigenação.
- Permite que o organismo elimine com maior facilidade uma boa quantidade de gorduras e toxinas.
- Elimina o stress, a depressão e a neurose, fortalecendo o sistema nervoso.
- Previne as varizes, já que fortalece o sistema venoso e permite uma melhor distribuição dos nutrientes por todo o organismo.
- Ao caminhar descalço, exerce-se pressão sobre todas as terminações nervosas que estão ligadas a diferentes órgãos do corpo, o que permite tratar algumas doenças causadas pela obstrução destes canais de energia chamados de meridianos.
Existe uma terapia chamada reflexologia, que libera a energia acumulada que não flui naturalmente, causando vários tipos de doenças, principalmente a de um sistema nervoso muito alterado. A liberação é realizada pressionando pontos estratégicos nas solas dos pés. Quando andamos descalços, estes pontos são pressionados naturalmente, relaxando-nos e melhorando a nossa saúde. No entanto, é muito mais eficaz quando realizado sobre a relva.
Lembre-se
Embora esta seja uma terapia relaxante bastante fácil de executar, é necessário tomar alguns cuidados, já que pode haver certos elementos no chão que podem afetar ou prejudicar os nossos pés. É também essencial começar aos poucos e aumentar gradualmente a duração dessa prática à medida que os músculos se fortalecem.
fonte: Fonte: "Dicas de Mulher"
|