Embora já seja conhecida há milénios segundo alguns registros históricos, somente alguns anos para cá a linhaça começou a ser popularizada graças aos seus nutrientes que vão desde as fibras aos ácidos graxos, tais como o óleo Omega3 e Omega6. E embora possa ser aproveitada de várias formas, a linhaça é comumente consumida através da sua semente, farinha ou mesmo óleo.
Hoje entenderemos um pouco a respeito dos benefícios das sementes de linhaça, assim como as suas contraindicações.
Por possuir uma alta concentração de fibras e também dos ácidos linolênico e linoleico, respectivamente Omega3 e Omega6, a linhaça não é indicada para todos, em especial não é indicada em alguns casos específicos de sensibilidade aos ácidos insaturados.
Benefícios das Sementes de Linhaça
Comprovadamente, o consumo da linhaça é capaz de trazer diversos benefícios ao organismo quando consumida regularmente e de forma equilibrada:
Faz Bem ao Intestino - Por ser fonte de fibras, inicialmente a linhaça é muito benéfica no controlo da regularização do intestino.
Previne Câncro do Cólon - Ainda no sistema digestivo, a linhaça mostrou-se capaz de prevenir o câncro do cólon, funcionando também como um laxante natural.
Contra as Doenças Cardiovasculares - Além disso, estudos mostram que por auxiliar na prevenção da hipertensão, a linhaça também é capaz de prevenir doenças cardiovasculares devido ao aos Omega3 na sua composição.
Melhora a Circulação Sanguínea - Por reduzir os níveis de colesterol e ser naturalmente anti-inflamatória, a linhaça combate e previne os mais diversos problemas de circulação sanguínea.
Excelente Para a pele - Ainda para quem procura resultados de renovação estética, a linhaça é uma semente muito eficaz deixando a pele com um aspecto bem mais saudável.
Coadjuvante em Vários Tratamentos de Saúde - E muito além dos benefícios supracitados, a linhaça trará diversos outros resultados significativos no tratamento da asma, osteoporose, artrite, sintomas de menopausa e até mesmo depressão.
Contraindicações das Sementes de Linhaça
Assim como quase todo tipo de complemento natural, a linhaça possui algumas contraindicações às quais devemos ficar muito alertas.
Podemos citar o caso de pessoas com esclerose sistêmica que por vias gerais não devem ingerir sementes de linhaça, pois oseu consumo pode causar obstrução intestinal, ou também a conhecida prisão de ventre.
É também contraindicado o grande consumo (ou consumo excessivo) de linhaça de forma repentina, pois pode causar reações alérgicas diversas. Por isso, caso opte pelo consumo de linhaça, o mesmo deve ser feito aos poucos, de forma gradual, até alcançar o montante ideal recomendado pelo médico ou nutricionista.
É importante também frisar que a linhaça não deve ser consumida se outros medicamentos estiverem sido ingeridos no mesmo período. Esta contraindicação refere-se ao fato de que a linhaça pode vir a bloquear ou dificultar a absorção de medicamentos pelo organismo.
Resumidamente, podemos dizer que as sementes de linhaça são contraindicadas ou devem ser consumidas com moderação em casos de:
- Pessoas com Esclerose Sistémica - Pessoas sensíveis ou propensas a alergias alimentares - Pessoas que estejam a fazer uso de outros medicamentos
Como Consumir Corretamente as Sementes de Linhaça
A linhaça pode ser consumida de diversas formas. Além das cápsulas comumente comercializadas, podemos triturar as suas sementes num liquidificador e consumi-las junto com frutas, vitaminas e até mesmo sobremesas.
É possível também utilizar a semente triturada (que será uma espécie de farinha) para complementar massas de pães, bolos, biscoitos, tapiocas, crepes, etc.
O conselho de não comer as sementes de linhaça sem antes triturá-las é dado porque o nosso corpo não consegue assimilá-las e pode expulsá-las do organismo sem tê-las absorvido.
Para tritulá-las use um pilão ou triture-as utilizando um processador de alimentos.
Uma outra recomendação importante para o correto consumo das semente de linhaça é comê-las sempre cruas, porque o calor e cozimento podem alterar os seus ácidos graxos essenciais.
Use-as para enriquecer iogurtes, mueslis, batidos, sumos, sopas, saladas, feijões, farofas, na banana amassada ou com outras frutas, garantindo assim uma alimentação saudável.
Quando Consumir?
De 3 a 6 colheres de chá de sementes de linhaça moída por dia para seguir a recomendação de consumir diariamente 1 ou 2 porções de alimentos que contenham Omega3.
Consulte um médico ou nutricionista
Vimos então que a linhaça pode trazer muitos benefícios para o organismo, mas também possui diversas contraindicações. Por tal motivo, é fortemente recomendado que um médico ou nutricionista seja consultado antes que você adote a linhaça na sua dieta.
fonte: Melhor Com Saúde
|