Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

O MEL, A MARAVILHA DA NATUREZA E OS SEUS USOS CURATIVOS

06-12-2017

https://static.noticiasaominuto.com/stockimages/1920/naom_597f0fb4396a6.jpg?1501499485

 

 

O mel das abelhas desde sempre, e em todos os povos, vem integrando a dieta humana. E com o passar dos séculos, a humanidade descobriu vários usos curativos para este produto natural e extremamente saudável.


Os poderes curativos atribuídos ao mel derivam tanto das flores que as abelhas visitam para recolher o polen, matéria prima básica para a produção do mel, assim como do tipo de abelhas que o faz, por conta das enzimas específicas que cada tipo de abelha produz e de onde derivam as propriedades antissépticas, bactericidas que todo mel possui, em maior ou menor grau.


O mel sempre foi usado internamente, como adoçante e como medicamento - abaixo você poderá verificar alguns usos comuns que proporcionam ótimos resultados. Externamente, o mel também é muito usado em problemas de pele: cicatrização de feridas, limpeza (peeling), amaciamento de superfícies ásperas, etc. O mel também é usado em compressas plantares que ajudam a baixar a febre dos mais pequeninos. Na medicina ayurvédica, por exemplo, o mel é usado para o equilíbrio dos doshas, os três estados possíveis do organismo humano, que depende do equilíbrio e correlação dos 5 elementos - fogo, terra, água, ar e espírito. Já são 4 mil anos de uso e comprovação.


No seguinte vídeo temos uma explicação sobre as diferentes qualidades curativas dos diferentes tipos de mel, em função do tipo de abelha que o produz e das flores que são usadas na sua produção:


 


    9 Usos Curativos do Mel

 


1. Para dormir melhor e não acordar durante a noite, tome 1 ou 2 colheres de chá de mel antes de ir para a cama. O mel ajuda o seu corpo a reequilibrar as hormonas que causam stress e possibilitam uma noite de sono ininterrupta e saudável.

 


2. Na dor de dentes, faça uma pasta de mel com canela em pó e aplique, três vezes ao dia, no dente dorido. O mel e a canela são anti-inflamatórios que têm ação tópica. Use mas não deixe resíduos no dente entre uma aplicação e outra e, claro, consulte um dentista para resolver de vez a questão.

 


3. Alivia a dor de garganta se você combinar mel com limão. Não só é uma bebida muito boa, como também é anti-bactericida, atuando na redução da inflamação, portanto, diminuindo a dor. Você pode misturar o limão espremido numa colher de sopa de mel e tomar, em pequenas colheres de chá, algumas vezes por dia. Também pode misturar o limão e o mel em água quente e tomar como chá. O efeito será o mesmo e, neste caso, leva o benefício do calor da água que reduz o incômodo da garganta irritada.

 

 

https://static.tuasaude.com/media/facebook/jk/beneficios-do-mel.png?

 


4. A tosse persistente de garganta irritada cede com um xarope de mel e limão. Faça o seguinte: Misture 2 partes de mel e 1 parte de sumo fresco de limão, tome em pequenas colheres de chá, até a tosse diminuir.

 


5. Perder peso também é possível com mel e canela. Faça, num pote, uma mistura de 2 partes de mel com 1 parte de canela e use diariamente: Tome em jejum, uma colherzinha de chá em meio copo de água morna vai ajudar o seu organismo a entrar em atividade e ativar o metabolismo queimando gorduras extras. Esta mistura, rica em sais minerais, vitaminas e açúcares de boa qualidade, vão reduzir a sua necessidade de comer em demasia. Também se pode usar para barrar o pão, ao pequeno almoço.

 


6. Para tratar o nariz congestionado use uma mistura de 1 parte de mel e 2 de vinagre de maçã. Este é um xarope muito bom para a constipação, sinusite e rinite. Alivia os sintomas incómodos do nariz entupido e ajuda o organismo a combater o que os causa: gripe, constipação ou alergias.

 


7. Para desintoxicar o seu organismo tome chá de ervas com mel. Escolha as ervas do chá de acordo com suas propriedades medicinais consagradas e use a mesma erva por 7 dias seguidos, depois altere. Procure ervas com efeito depurativo como a camomila, a salsinha, a laranja, o limão, a cavalinha, a carqueja, etc.

 


8. Para tratar gripes e constipações, sirva uma colher de sopa de mel e uma de limão. Esta combinação, em xarope, tem poderosos antioxidantes e propriedades antibacterianas e antimicrobianas, ajudando o seu organismo a livrar-se de vírus, bactérias e fungos que são, habitualmente, os agentes das constipações.

 


9. O intestino preso soluciona-se tomando, em jejum, todas as manhãs, uma chávena de água quente com duas colheradas de mel e duas de limão. Também é bom juntar a esse “chá” uma colherada de azeite de oliva de boa qualidade. Essa composição, ao ser tomada em jejum, funciona como um suave laxante, além de hidratar as mucosas intestinais. Com o hábito volta a necessidade de evacuar diariamente, a primeira função orgânica que se ativa, entre as 7 e as 9 h da manhã.


fonte: greenMe

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.