Sendo muito usada na distribuição de sobremesas e tigelas de frutas refrescantes, sendo reconhecida como ingrediente primário no processo de produção do vinho, a uva é conhecida como a rainha das frutas.
Classificada na família das bagas, as uvas vem de múltiplas variedades, bem como cores, verdes, vermelhas, azuis, roxas e pretas.
Embora a maioria da produção de uvas no mundo seja usada pela fabricação de vinho industrial, o lote restante é consumido como frutas e uma pequena porção é usada na produção de frutos secos.
Rastreando as suas raízes, diz-se que as uvas foram cultivadas originalmente no Oriente Médio, onde logo se tornou popular quando a cidade de Shiraz começou a usá-la para produzir vinho.
Eventualmente, outros países também começaram a cultivá-la e utilizá-la no processo de elaboração de vinhos.
As uvas encontram-se facilmente disponíveis nos mercados ao longo de todo o ano.
Quais Os Seus Benefícios?
Pesquisadores e muitos estudiosos descobriram que incluir as uvas na dieta de uma pessoa pode realmente ser muito bom para a saúde, pois ela possui muitas propriedades que beneficiam o nosso bem estar.
Então, vejamos 7 incríveis benefícios da uva para a saúde:
1. É Rica em Antioxidantes - As uvas são uma potência de antioxidantes, elas contêm uma ampla gama de fitonutrientes vindos diretamente dos carotenoides, os polifenóis.
Estudos revelaram que esses fitonutrientes ajudam na prevenção de certos tipos de câncro e ajudam na manutenção da saúde cardíaca.
Entre os polifenóis, o resveratrol é conhecido pelas suas propriedades milagrosas, como inibir a formação de radicais livres que podem causar câncro e dilatação dos vasos sanguíneos para facilitar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial.
Observação: O conteúdo antioxidante é mais alto nas sementes e na pele. Então, faça uso deles.
2. Previne Problemas de Pele - Observa-se que o resveratrol impede os sinais de envelhecimento e outros problemas de pele.
Isso de acordo com um estudo realizado pela equipa da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), o resveratrol, quando combinado com um peróxido de benzoíla, uma medicação comum para o acne, combate as bactérias causadoras de acne.
3. Contém Alta Fonte de Potássio - A fragmentação nutricional das uvas revela que a cada 100 gramas de fruta, estão contidos 191 mg de potássio.
A ingestão elevada de potássio e a redução do teor de sódio podem auxiliar o seu corpo de várias formas.
O potássio também neutraliza o excesso de sódio. Uma dieta com baixo teor de sódio e com alto teor de potássio, provou ser benéfica para a pressão arterial elevada, colesterol alto e saúde cardíaca na maioria dos casos, de acordo com Robynne Chutkan, um gastroenterologista, autor e fundador do Centro Digestivo da Mulher em Washington DC.
Um estômago inchado pode invocar muitos problemas relacionados à saúde. Cortar a ingestão de sal e concentrar-se na fibra rica em potássio pode ajudar a obter um estômago mais saudável.
4. Boa Para os Olhos - De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Miami, na Flórida, as uvas promovem a saúde ocular a partir de mudanças de sinalização no nível celular, contrariando diretamente o stress oxidativo.
Incluir uvas no cardápio, resulta em níveis mais baixos de proteínas inflamatórias e maiores quantidades de proteínas protetoras.
Principalmente nas retinas, que é a parte do olho que contém as células que respondem à luz, conhecidas como fotorreceptores.
5. Promove o Poder do Cérebro - Certos estudos descobriram que o resveratrol ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, pelo que poderia ajudar a acelerar as respostas mentais e provar ser benéfico para os que sofrem de doenças relacionadas com o cérebro, como a doença de Alzheimer.
Um estudo feito por uma Universidade na Suíça também descobriu que o resveratrol pode ajudar a remover placas e radicais livres, que possam estar a afetar a saúde do seu cérebro.
6. É Ótima Para as Articulações - Um estudo realizado pela pela Universidade da Mulher no Texas estabeleceu que, a ingestão diária de uvas pode ajudar a obter alívio das dores articulares, especialmente as desencadeadas devido à osteoartrite sintomática.
As uvas são altas em antioxidantes, o mais importante e benéfico sendo polifenóis, o que ajuda a melhorar a flexibilidade e a mobilidade das articulações.
7. Possui Propriedades Anti-Inflamatórias - Verificou-se que as uvas contêm certas enzimas que provocam efeitos anti-inflamatórios no nosso corpo. Como tal, ela traz melhoras às nossas artérias, promove a saúde cardíaca e ainda ajuda em outras funções de reparo do corpo.
8. Previne Doenças Cardíacas - O flavonóide quercetina é um anti-inflamatório natural que diminui o risco de aterosclerose e protege contra os danos causados pela lipoproteína de baixa densidade (LDL) do colesterol.
A quercetina pode ainda ter o bónus adicional de efeitos anticancerígenos.
O alto teor de polifenóis nas uvas também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares (DCV), evitando a acumulação de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.
A fibra e o potássio nas uvas também suportam a saúde cardíaca.
Um aumento na ingestão de potássio juntamente com uma diminuição na ingestão do sódio é a mudança dietética mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir o seu risco de doença cardiovascular.
Foi realizado um estudo, onde os que consumiram cerca de 4069 mg de potássio por dia tiveram um risco 49% menor de morte por doença cardíaca isquêmica em comparação com aqueles que consumiram menos potássio (cerca de 1000 mg por dia).
As altas ingestões de potássio também estão associadas a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, proteção contra perda de massa muscular, preservação da densidade mineral óssea e redução na formação de cálculos renais.
9. Previne a Constipação - Comer alimentos com alto teor de água como as uvas, a melancia e o melão, podem ajudar a lhe manter hidratado e seus movimentos intestinais regulares. As uvas também contêm fibras, o que são muito importantes para minimizar a constipação.
10. Tem Efeito Anti-Alérgico - Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina, o consumo de uvas pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias, incluindo corrimento nasal, olhos aquosos e urticária.
Porém, não houve estudos humanos feitos para provar esta teoria.
11. Previne a Diabetes - Um grande estudo publicado em 2013 descobriu que certas frutas, não sumos, podem reduzir o risco de diabetes tipo 2 em adultos.
Ao longo do estudo, 6,5% dos participantes desenvolveram diabetes, mas os pesquisadores descobriram que o consumo de três porções por semana de uvas, passas, maçãs ou peras reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 7%.
Alguns Riscos e Precauções
Os beta-bloqueadores, um tipo de medicamento mais comumente prescrito para a doença cardíaca, podem causar altos níveis de potássio no sangue.
Os alimentos com alto teor de potássio, como as bananas, devem ser consumidas com moderação ao tomar os beta-bloqueadores.
Se você comer muito potássio também pode prejudicar os seus rins. Se os seus rins não conseguem remover o excesso de potássio do sangue, isso pode ser praticamente fatal.
Ao beber vinho por exemplo… Os benefícios para a saúde são excelentes, mas não beba mais que um copo por dia.
Como Incluir Uvas na Sua Dieta
Além de todos os benefícios para a saúde, as uvas também são carregadas com vitaminas e minerais essenciais, como Vitaminas A, B-6, B-12, C e D, cálcio, ferro e magnésio. No entanto, não se deve sobrecarregar com uvas, pois também contêm açúcar.
Dizem que as bagas devem ser incluídas pelo menos 3-4 dias no plano de dieta semanal de uma pessoa. E sempre se deve consumir uma mistura de frutas para melhores benefícios.
Mesmo se você estiver a consumir apenas uvas, então a dose por dia pode ser de 2 a 3 chávenas, considerando que cada copo contenha cerca de 15-20 uvas.
fonte: Saúde e Bem Estar
|