Saiba quais são os sintomas da TPM que tiram muitas mulheres do sério todos os meses, e saiba como é possível amenizá-los.
A mulher passa em média por 450 períodos menstruais durante toda a sua vida, e muitas sentem os sintomas da TPM durante todos esses momentos. Isso é o triplo da quantidade dos nossos antepassados, pois as mulheres naquela época viviam menos e passavam mais tempo grávidas.
E como mais de 75% das mulheres hoje lidam com sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) durante a menstruação, é claro que muitas mulheres experienciam os efeitos colaterais desconfortáveis deste processo biológico natural.
Na verdade, 30 a 40% das mulheres que relatam sintomas de TPM dizem ser prejudicadas nas suas atividades diárias, e iniciam assim uma procura de soluções naturais para tratar os sintomas e as cólicas.
A TPM é uma das formas mais comuns de desequilíbrio hormonal para as mulheres em idade fértil, resultando em sintomas psicológicos e físicos, que podem começar uma semana ou duas antes do período, e podem ser leves ou mais graves.
Se você tem dismenorreia, então você possui uma menstruação dolorosa, que geralmente envolve cólicas abdominais, um dos sintomas de período menstrual mais desagradável. A boa notícia é que mudanças simples na dieta e no estilo de vida ajudam a melhorar os sintomas incomodos da TPM.
Não deixe de ler e compartilhar.
Sintomas E Causas da TPM
Os sintomas da TPM geralmente começam de 7 a 10 dias antes do início do fluxo menstrual e terminam logo depois. Distúrbio disfórico pré-menstrual é o termo usado para descrever os sintomas mais severos da TPM.
Esta condição segue o mesmo ciclo e gama de sintomas, mas produz um resultado mais debilitante. Mas mesmo para a TPM geral, alguns meses os sintomas podem ser piores ou melhores do que outros.
Os sintomas possíveis da TPM incluem:
- Acne; - Dor nas costas; - Estômago e abdômen inchado; - Alterações no apetite, incluindo ânsias por determinados alimentos; - Constipação; - Choro frequente; - Depressão; - Batimento cardíaco acelarado; - Sensação de irritabilidade, tensão ou ansiedade; - Cansaço; - Dor de cabeça; - Dor nas articulações; - Mudanças de humor; - Falta de libido; - Seios inchados; - Problemas de concentração; - Problemas para dormir; - Mãos ou pés inchados; - Vontade de se isolar; - Aumento de peso.
A medicina convencional acredita que a causa exata da TPM não é ainda conhecida, mas parece estar relacionada aos níveis hormonais flutuantes, incluindo o estrogênio e a progesterona, que ocorrem na preparação para a menstruação. Nestes casos, a depressão subjacente e ansiedade são comuns.
Tratamentos Naturais Para A TPM
Alguns alimentos podem diminuir os sintomas da TPM. As mulheres que passam pela TPM normalmente não recebem o suficiente de cálcio, vitaminas B (especialmente B6) e vitaminas K e E, entre outros nutrientes. A deficiência de magnésio também desempenha um papel importante neste caso.
Quando você não consome uma quantidade diária apropriada destes nutrientes essenciais, o seu corpo exige atenção urgente, intensificando os sintomas da TPM. Aqui estão alguns dos alimentos que você deve consumir para obter os nutrientes vitais e diminuir os sintomas da TPM:
Alimentos Vegetais - Estudos têm mostrado que as mulheres com dietas com alto teor de vegetais, frutas, nozes, sementes e ervas têm menos sintomas da TPM.
Alimentos ricos em cálcio - Até agora, o cálcio está entre os nutrientes mais apoiados pela ciência quando se trata de tratamentos dietéticos eficazes para a TPM.
Algumas boas escolhas incluem couve cozida, brócolos, sardinhas e iogurte. O Kefir também pode ser benéfico para a redução das cólicas menstruais e sintomas relacionados.
Alimentos ricos em fibras - A fibra ajuda a manter o equilíbrio hormonal adequado, por isso deve fazer parte da dieta para aliviar os sintomas da TPM. Alguns alimentos ricos em fibra incluem banana, pêra, brócolos e chocolate amargo.
Vegetais verdes - Estes vegetais possuem um efeito diurético e também são uma grande fonte de cálcio e magnésio, bem como vitamina K, que ajuda a melhorar as cólicas do período menstrual.
Linhaça - A linhaça ajuda a promover o metabolismo saudável dos estrogénios, que é um componente chave da gestão dos sintomas da TPM.
Peixes - Alimentos ricos em gorduras Omega3 como salmão, sardinhas e anchovas ajudam a reduzir a dor e inflamação que tornam os sintomas da TPM piores.
Abacate - Comer abacate pode equilibrar naturalmente as suas hormonas, devido ao seu perfil nutricional rico em gordura saudável, fibra, magnésio, potássio e vitamina B6. Além de combater os sintomas da TPM, é também um alimento extremamente saudável.
Alimentos Que Deve Evitar Na TPM
Por outro lado, alguns alimentos podem piorar os sintomas da tensão pré-menstrual e devem ser evitados:
Gorduras trans e gorduras hidrogenadas - Uma dieta rica em gorduras industriais pode piorar os sintomas da TPM. Alimentos excessivamente processados geralmente contêm esses ingredientes. Leia os rótulos dos ingredientes e evite qualquer coisa que diga “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado”.
Alimentos alergénicos - As alergias alimentares podem piorar os sintomas da TPM. Você pode tentar uma dieta de eliminação para ter uma ideia de possíveis alergias alimentares e intolerâncias, como ao glúten ou à lactose. Você também pode pedir ao seu médico para realizar testes.
Xarope de milho rico em frutose e açúcar refinado - Xarope de milho e açúcar refinado causam flutuações de açúcar no sangue, que podem exacerbar alterações de humor, dores de cabeça ou dificuldade de concentração. Estes alimentos também esgotam o corpo de minerais e podem causar inflamação.
Sal - O excesso de sal causa retenção de liquídos, que durante o seu período menstrual pode piorar os sintomas da TPM.
Cafeína - A cafeína é desidratante e pode piorar a depressão, a ansiedade e a sensibilidade mamária.
Álcool - O consumo de álcool torna os sintomas da TPM piores e pode aumentar o risco de cólicas prolongadas (dismenorreia) durante a menstruação.
Precauções Dos Sintomas Da TPM
É sempre uma boa ideia certificar-se de que os seus sintomas de TPM são de fato devido a TPM e não devido a uma questão crónica mais contínua como depressão, ansiedade ou problemas do sistema endócrino. Fale com o seu médico se os seus sintomas estão privando de exercer atividades diárias ou se você tem sinais de outro problema de saúde.
Tratamentos naturais para a TPM incluem fazer mudanças na sua alimentação que ajudam a corrigir os desequilíbrios hormonais na raiz dos sintomas do problema. As gorduras trans, o açúcar, o sal, a cafeína e o álcool devem ser reduzidos ou eliminados para tratar a TPM.
Uma dieta rica em nutrientes vitais é uma parte fundamental do tratamento. Exercício físico e a redução do stress também são extremamente úteis para acabar com os sintomas indesejáveis da TPM.
fonte: Dicas de Mulher
|