O alto número de pacientes com problemas de obstipação aumentou consideravelmente o consumo de laxantes tanto naturais como de versões industrializadas.
Esses remédios ajudam a facilitar a passagem de depósitos que se acumulam no cólon, produzindo uma sensação de alívio de sintomas como o inchaço, os gases e a dor.
O problema é que muitas das alternativas comerciais contêm substâncias irritantes que podem provocar vários efeitos colaterais quando tomadas excessivamente ou durante um longo período de tempo.
Embora não possamos negar que inicialmente eles têm muitos benefícios, pouco a pouco alteram a mucosa do intestino e desencadeiam certos problemas que prejudicam a sua função.
Por este motivo, reunimos seis laxantes naturais que podem ser tomados com mais frequência sem expor o corpo a reações indesejadas.
Descubra como prepará-los e comece a usá-los como uma alternativa mais saudável.
1. Água com Limão
Uma bebida simples de água com limão pode melhorar a digestão para evitar episódios crônicos de constipação e inflamação. A contribuição das fibras regula os movimentos intestinais e ajuda a manter uma eliminação ideal dos resíduos.
Ingredientes - O sumo de um limão - 1 copo de água (200 ml)
Preparação - Dilua o sumo de um limão em um copo de água.
Modo de Consumo - Beba a bebida com o estômago vazio todos os dias.
2. Água de Linhaça
Devido a sua alta contribuição de fibras alimentares e ácidos graxos essenciais, as sementes de linhaça são consideradas um remédio laxante eficaz contra a constipação.
A sua mistura com a água libera uma substância gelatinosa que, ao chegar ao intestino, lubrifica as fezes para promover a sua rápida eliminação.
Ingredientes - 2 colheres de sopa de sementes de linhaça (30g) - 1 copo de água (200ml)
Preparação - Adicione as sementes de linhaça a um copo de água quente e deixe repousar durante a noite. - Na manhã seguinte, coe a bebida e remova os resíduos da semente.
Modo de Consumo - Beba um copo de água de linhaça com o estômago vazio, todos os dias.
3. Sumo de Kiwi
Esta deliciosa bebida cheia de antioxidantes, vitamina C e fibras é uma das melhores soluções alternativas para lidar com os sintomas da prisão de ventre.
As suas propriedades regulam o movimento intestinal e impedem a acumulação de resíduos no trato intestinal.
Ingredientes - 2 kiwis maduros - ½ copo de água (100ml)
Preparação - Descasque os kiwis e processe-os no liquidificador com meio copo de água.
Modo de Consumo - Beba a bebida com o estômago vazio pelo menos 3 vezes por semana. Em caso de constipação crônica, beba duas vezes ao dia.
4. Aloe Vera e Mel
Devido ao seu alto teor de água e fibras, o gel contido nas folhas de aloe vera foi classificado como um dos melhores remédios para problemas digestivos.
É ideal para decompor os alimentos pesados ??e facilitar sua passagem pelo trato digestivo. Entre outras coisas, misturado com o mel, proporciona um laxante natural suave para melhorar a motilidade intestinal.
Ingredientes - 3 colheres de sopa de aloe vera (45g) - 1 colher de sopa de mel (25g) - ½ copo de água (100ml)
Preparação - Adicione todos os ingredientes no liquidificador e processe até obter uma bebida homogênea.
Modo de Consumo - Tome este remédio todas as noites antes de ir dormir. - Na manhã seguinte, você notará os seus efeitos.
5. Leite de Aveia
Este delicioso leite vegetal é um bom suplemento nutricional para melhorar a saúde. As suas contribuições de fibras regulam o movimento intestinal e ajudam a promover a eliminação de resíduos que produzem inflamação e gases.
É muito suave para o sistema digestivo e não causa alterações no pH da flora intestinal que protege o cólon.
Ingredientes - 3 colheres de sopa de flocos de aveia (30g) - 1 copo de água (200ml)
Preparação - Despeje os ingredientes no liquidificador e processe até obter uma bebida homogênea.
Modo de Consumo - Tome um copo de leite de aveia com o estômago vazio e, se necessário, repita o seu consumo a meio da tarde.
6. Vinagre de Maçã
Este produto de origem orgânica contém ácido málico, pectina e enzimas naturais que melhoram o processo digestivo para frear os sintomas do trânsito intestinal lento.
Tem um efeito laxante suave que ajuda a esvaziar os intestinos, diminuindo o risco de problemas intestinais crônicos.
Ingredientes - 2 colheres de sopa de vinagre orgânico de maçã (30ml) - 1 copo de água (200ml)
Preparação - Dilua o vinagre de maçã em num copo de água morna.
Modo de Consumo - Tome a bebida com o estômago vazio, todos os dias.
fonte: Tua Saúde
|