Para evitar o aparecimento da acidez, podemos consumir um chá de hortelã meia hora antes das refeições. Assim, garantiremos uma digestão sem problemas.
A acidez, também chamada de queimação, é um problema digestivo que se apresenta quando o suco gástrico retorna até o esôfago e a boca, devido a um enfraquecimento do esfíncter, que se encarrega de o manter no estômago.
Caracteriza-se por uma incómoda sensação de ardor na parte baixa do peito, frequentemente confundida com os sintomas de um ataque do coração.
Também pode causar arrotos, inflamação abdominal e outros incômodos associados à indigestão.
Ainda que não seja um problema grave e se apresente de maneira esporádica, é conveniente iniciar um tratamento para neutralizá-la e evitar futuras complicações.
Felizmente, além dos antiácidos convencionais, há uma ampla variedade de remédios caseiros para a acidez do estômago, com propriedades que aceleram a sua recuperação.
Neste artigo, vamos partilhar consigo os 5 melhores para que você não hesite em prepará-los quando sofrer com este problema.
1. Sumo de Papaia e Sementes de Linhaça
Rico em enzimas digestivas e compostos anti inflamatórios, este delicioso sumo de papaia é uma excelente alternativa para controlar o excesso de acidez no estômago.
As suas fibram ajudam no processo de digestão e, ao neutralizar o pH gástrico, diminui a passagem do suco ácido para o esôfago.
Ingredientes - 3 fatias de papaia - 1 colher de sementes de linhaça (10 g) - 1 copo de água (200 ml) - 1 colher de mel orgânico (25 g)
Modo de Preparo - Corte as fatias da papaia em vários cubos e bata no liquidificador junto com as sementes de linhaça, o copo de água e o mel. Após obter uma bebida homogênea, sirva logo de seguida.
Modo de Consumo - Beba o sumo após refeições bastante pesadas. - Como preventivo, consuma-o antes das refeições.
2. Chá de Hortelã
As propriedades digestivas da hortelã podem ser aproveitadas como complemento para diminuir a queimação.
Ela ajuda a impulsionar a eliminação dos dejetos e diminuir a produção excessiva de ácidos.
Ingredientes - 1 colher de folhas de hortelã (10 g) - 1 chávena de água (250 ml)
Modo de Preparo - Coloque as folhas de hortelã numa chávena de água fervida e deixe repousar por 20 minutos. Quando estiver morna, coe e, se quiser, adoce com uma colher de mel.
Modo de Consumo - Consuma uma chávena de chá 30 minutos antes de comer.
3. Sumo de Aloe Vera, Pepino e Maçã
A combinação de ingredientes deste sumo caseiro é ideal para neutralizar a produção excessiva de ácidos no estômago, e, por sua vez, acalmar a irritação causada por eles.
As suas propriedades laxantes estimulam a eliminação dos dejetos retidos no cólon e, ao mesmo tempo, fortalecem a flora bacteriana.
Ingredientes - ½ pepino - 2 maçãs verdes - 3 colheres de gel de aloe vera (45 g) - 1 copo de água (200 ml) - 1 colher de mel (25 g)
Modo de Preparo - Pique o pepino e as maçãs e bata no liquidificador com o gel de aloe vera e o copo de água. Após obter uma bebida homogênea, adoce-a com mel antes de consumir.
Modo de Consumo - Beba o sumo depois da refeição caso se sinta afrontado.
4. Bicarbonato de Sódio e Limão
O poder alcalino do bicarbonato e do limão ajuda a neutralizar a ação dos ácidos no sistema digestivo, acalmando a irritação e o ardor.
Ambos os ingredientes facilitam a digestão pesada e diminuem o excesso de gases.
Ingredientes - 1 colher de bicarbonato de sódio (5 g) - Sumo de ½ limão - 1 copo de água (200 ml)
Modo de Preparo - Misture o bicarbonato de sódio e o sumo de limão num copo de água. Mexa bem e espere que o efeito efervescente passe.
Modo de Consumo - Consuma a bebida diante do primeiro sinal de acidez estomacal.
5. Água de Batatas
O amido que as batatas contêm, além das suas fibras e antioxidantes, é ideal para controlar os sintomas da acidez.
O seu leve efeito alcalino regula o pH do estômago e evita que o esfíncter se enfraqueça. É esse anel muscular (o esfíncter) que impede a passagem dos sumos gástricos para a parte superior do corpo.
Ingredientes - 1 batata - ½ chávena de água (125 ml)
Modo de Preparo - Rale a batata e escorra a polpa para extrair o seu sumo natural. Assegure-se de que a batata esteja livre de pontos negros ou manchas verdes, uma vez que isso pode indicar a presença de substâncias tóxicas. Em seguida, misture 2 a 3 colheres do seu sumo com meia chávena de água.
Modo de Consumo - Consuma a bebida de uma só vez quando sentir acidez e queimação.
Agora que você já conhece algumas opções de remédios caseiros para a acidez do estômago, não deixe de aproveitar o seus benefícios na próxima vez em que enfrentar este incômodo problema.
Além disso, reveja a sua dieta, pois a origem deste problema pode ser o consumo excessivo de alimentos ácidificantes ou a má combinação de alimentos.
fonte: Melhor com Saúde
|