A banana é uma fruta que a maioria das pessoas gosta, assim como é uma das frutas mais consumidas. Além disso, é barata e tem muitos benefícios para o nosso organismo. Comer uma banana por dia ajuda a manter a saúde, a perder peso e a melhorar o funcionamento do intestino.
Mas os nutrientes oferecidos pela fruta vão depender do estágio em que ela se encontra, pois são diferentes quando a banana está verde, quando está madura e quando já passou um pouco do ponto em que costuma ser consumida.
Conheça cada um deles e escolha qual é a mais benéfica para si!
Bananas verdes - As bananas verdes são consumidas principalmente pelas suas propriedades medicinais. Elas apresentam baixo índice glicêmico em comparação com as maduras, o que faz com que sejam muito mais saudáveis do que as bananas amarelas. Consumir essa tonalidade de bananas também ajuda na prevenção de doenças cardíacas e faz bem para pacientes diabéticos.
Bananas amarelas - São as mais atraentes e mais consumidas devido à sua tonalidade vibrante. As bananas amarelas são ricas em fibras, potássio, antioxidantes, vitaminas como B6 e C, e uma fibra chamada pectina, que dá ao fruto a sua forma estruturada e também ajuda a manter a elasticidade da pele.
Banana manchada - As bananas manchadas são cheias de antioxidantes, que ajudam a evitar a azia e a indigestão. Além disso, quando uma banana amadurece o seu teor de açúcar, bem como a quantidade de nutrientes, aumenta, o que faz da banana com manchas melhor que a amarela ou a verde. Essas manchas indicam a presença de uma substância capaz de combater o câncro, além de melhorar o sistema imunológico e ajudar na renovação celular no organismo, prevenindo os tumores.
Banana castanha - É quando as manchas já estão mais escuras e com forma estranha, aparentando uma fruta podre. Mas não a deite fora! Essas bananas estão bem macias e têm imensos benefícios para os ossos, músculos e para manter os níveis de cortisol (hormônio responsável pelo stress) em equilíbrio. Também ajudam na digestão.
Além destes benefícios, as bananas são uma fonte de potássio, responsável por regular os nossos batimentos cardíacos e por manter o alerta do nosso cérebro. Também ajudam a manter a saciedade por mais tempo, evitando o consumo de calorias extras. Por isso é sempre bom consumi-la ao pequeno-almoço.
Para facilitar o consumo da fruta em estágios não tão queridos quanto banana amarela, você pode utilizá-las em receitas de sumos ou sobremesas.
fonte: Dicas de Mulher
|