Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

ALIMENTOS NÃO LÁCTEOS RICOS EM CÁLCIO

13-07-2018

Você sabia que o leite não é o alimento que mais nos proporciona cálcio? As sementes de papoila e a alga wakame têm até 10 vezes mais!


https://content.cuidadospelavida.com.br/wp-content/uploads/2017/05/shutterstock_393884095-920x420.jpg

 

 

Quando pensamos em Cálcio, automaticamente vem-nos à mente a imagem do leite, do iogurte, do queijo etc., porém muitas pessoas não sabem que existem muito mais fontes deste nutriente, essencial para o nosso desenvolvimento quotidiano. Conheça, neste artigo, quais são os alimentos não lácteos ricos em cálcio.

 


    Cálcio para todos os gostos!


O Cálcio não está somente presente nos lácteos. Essa, certamente, é uma excelente notícia para os veganos mas, além disso, também para aqueles que têm problemas em digerir o leite, por exemplo, ou para os que procuram uma alternativa a estes produtos provenientes da vaca ou da ovelha.


Os grupos alimentares ricos em Cálcio são:


- Bebidas e Sumos Vegetais
- Vegetais de Folha Verde
- Frutos Secos
- Água Mineral

 


    Quais são os alimentos?

 

https://www.biocabaz.pt/web/wp-conteudos/uploads/2016/04/Kale-Bundle-fixed.jpg


Plantas de Folha Verde: São uma das fontes de cálcio mais importantes que existem (muito mais que os lácteos), especialmente a couve, que aporta 135 mg de Cálcio por cada 100 gramas de folha crua. Também contém Vitamina A, Vitaminas K e C. É considerada um “super alimento”. Outras boas opções neste grupo são a acelga e o espinafre. Pode consumir-se cozida com outras verduras, como recheio de tortas, em pizzas, saladas, em bolos, etc.


Frutos Secos: Uma das melhores em relação ao cálcio são as amêndoas, que têm 264 mg de cálcio por cada 100 gramas. Também aportam magnésio, Vitaminas E e B2 e manganês. Servem  também para reduzir o colesterol. Outras alternativas são as nozes do Brasil (160 mg para cada 100 gramas) e as avelãs. Podemos desfrutar delas como aperitivos ou snacks (um punhado entre as refeições), para decorar bolos e pasteis, ou como leites vegetais.


Ervas Aromáticas Secas: São usadas em pouca quantidade, mas temos o costume de adicioná-las em todos os pratos que preparamos, além de dar mais sabor e aroma à comida, receberemos uma boa quantidade de cálcio. Podem  consumir algumas delas como infusão. As mais recomendadas são o tomilho seco, endro, manjerona, sálvia, orégão, hortelã e manjericão seco.

 

https://www.delas.pt/files/2016/03/26.-sementes-de-s%C3%A9samo.jpg
Sementes de Sésamo: Quando torradas, aportam uma grande quantidade de cálcio. Podem ser utilizadas para fazer tahini, um creme típico na comida árabe. Oferece-nos, por sua vez, Vitaminas B1 e B6, manganês, magnésio e cobre. Pode olvilhar nas saladas, tortas, pães e sumos.


Sementes de Linhaça: São similares às de Sésamo, em relação à quantidade de cálcio. O óleo é anti-inflamatório e combate a arteriosclerose. Você pode fazer um pão caseiro com linhaça, por exemplo, ou polvilhar em sumos, batidos, tortas, saladas, molhos ou cremes.


Leguminosas: São uma excelente fonte de cálcio (13% da sua composição), sobretudo os feijões brancos e pretos. Têm, ainda, outras propriedades como equilibrar o açúcar no sangue e a pressão sanguínea. Não podemos abusar delas por causarem flatulência.


Dente-de-Leão: É realmente benéfico para nosso organismo, sendo este diurético e excelente para o fígado, atuando como um grande antioxidante. As folhas macias podem ser cozidas em saladas, como se fosse espinafre. Aporta mais cálcio que o leite (187 mg para cada 100 gramas).

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c4/Orange-Fruit-Pieces.jpg/250px-Orange-Fruit-Pieces.jpg
Laranja: É uma das poucas frutas que contém uma quantidade interessante de Cálcio, 65 mg por cada unidade. Além disso, como todos sabem, é rica em Vitamina C. É também facilmente consumida em batidos, saladas de frutas, tortas e outras sobremesas.


Quinoa e Amaranto: São conhecidos como “pseudo cereais” e devem ser incluídos em dietas vegetarianas e veganas devido ao seu grande aporte de Cálcio. O amaranto, por exemplo, é a planta mais nutritiva que existe, com 18% de cálcio. Misturá-lo com arroz é aconselhável para os que não bebem leite. Também pode consumir como sopa, ou num refogado de legumes. A quinoa, por sua vez, tem ótimas propriedades para o organismo, pode consumir-se com milanesas, tortas etc.


Casca de Ovo: Desde a antiguidade diz-se que esta parte do ovo tem uma boa quantidade de cálcio e ajuda no metabolismo do mesmo no corpo. Lavar o ovo sem quebrar a casca, espremer um limão e deixar cair o suco sobre ele. Deixe atuar por 12 horas, retirar o ovo com uma colher de madeira e beba o líquido restante bem devagar.

 

 

https://donaroots.files.wordpress.com/2010/03/milk.jpg


    Desvendando mitos sobre o Cálcio


Na crença popular, diz-se que os lácteos são os alimentos que contêm mais cálcio, que é melhor absorvido pelo corpo e que o consumo do leite está diretamente relacionado à prevenção da osteoporose. A verdade sobre isso é:


Em primeiro lugar, é preciso saber que o alimento que mais cálcio nos aporta são as sementes de papoila (com 1448 mg por cada 100 gramas), logo seguida pela alga awake (1380). O leite de vaca tem apenas 120 mg, o mesmo que o iogurte. Outras fontes repletas de Cálcio são a alga kombu, o sésamo, a soja, as amêndoas e a couve (mais de 150 mg).


Em segundo lugar, está comprovado que o cálcio que melhor se absorve é o das algas, seguido pelas hortaliças de folhas verdes, os frutos secos, as sementes oleaginosas, os cereais integrais e os legumes. Depois, vem o leite e seus derivados.


Por último, as pesquisas recentes demonstraram que diferentemente do que se acreditava, o leite pode causar osteoporose se consumido durante toda a vida. Por exemplo, nos países onde mais se consome esse lácteo (Suíça, Finlândia, Suécia e Holanda) há mais casos desta doença que ataca os ossos. Nas nações onde menos se consome (Libéria, Camboja, Gana, Congo), a osteoporose é muito rara de encontrar.


fonte: Cura Pela Natureza

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.