O OTIMISMO E AS DEFESAS
Aquelas pessoas que vivem com um sorriso constante nos lábios e que vêem o lado positivo de cada situação, mesmo que as coisas não estejam assim tão boas, sofrem menos doenças e curam-se mais rápido de uma infeção quando a sofrem.
Ser feliz não significa deixar de lado os problemas ou não nos interessarmos por aquilo que nos acontece. Trata-se sim de uma filosofia de vida que pode trazer mais benefícios do que aqueles que imaginamos.
Quando vemos um mundo cinzento, quando só nos focamos no lado mau das coisas e vivemos num estado permanente de stress, o corpo reage produzindo mais quantidade de esteroides e estes afetam o nosso sistema imunológico.
Por isso, se você é uma pessoa pessimista, que vê o negativo em tudo, então é muito provável que adoeça com bastante facilidade. A resistência do seu corpo aos vírus e bactérias será menor e muito desses microrganismos poderão invadir o seu corpo sem problemas e fazer estragos.
As pessoas que já padecem de uma enfermidade crónica ou grave podem vir a melhorar ou piorar segundo o estado de ânimo. Ou seja, a patologia avança se estão deprimidas ou angustiadas, e recuperam com mais facilidade se se sentiram com esperança e otimistas.
O OTIMISMO É O MELHOR REMÉDIO
Para prevenir e curar qualquer doença, não há melhor tratamento que ser feliz, uma vez que já observamos que o nosso estado de ânimo repercute na saúde física e mental.
Ser negativo não somente atrai mais preocupações, como também doenças.
No início do século passado o psicólogo francês Émile Coué desenvolveu um método chamado de “psicoterapia”, que incluía técnicas de cura e melhorias através da autossugestão e da hipnose.
Ele pedia aos seus pacientes para repetirem este tipo de mantra: “Estou muito melhor, tenho menos dor sinto-me muito bem”. Através desta autossugestão o Dr. Émile observou grandes melhorias nos sintomas dos seus pacientes.
Anos mais tarde o Dr. Madan Kataria criou a “Terapia do Riso”. Esta técnica, utilizando somente o riso e gargalhada, demonstrou de forma eficaz a interação entre a saúde mental e a física.
As emoções negativas debilitam o nosso sistema imunológico e as positivas fornecem o remédio natural que precisamos para não permitir que as doenças avancem.
Para poder aproveitar os benefícios do otimismo podemos praticar e desenvolver a nossa resiliência, ou seja, a capacidade de andar para frente mesmo quando padecemos de adversidades (a que todos sofremos em maior ou menor medida).
A ideia é recuperar-se o mais rápido possível, e fortalecendo-se no processo.
A auto-motivação, o saber dar prioridade a ideias e sentimentos benéficos e o não nos deixar-mos tomar pelos pensamentos negativos são chaves para alcançar a tão ansiada felicidade, assim como são bens essenciais para uma saúde de ferro.
Segundo o “mestre” da Psicanálise Sigmund Freud, ser otimista é uma ilusão que nos permite sobreviver.
COMO SER MAIS OTIMISTA
Agora que você sabe quais são os benefícios que o otimismo traz para a nossa saúde, o próximo passo é aprender a desenvolver este sentimento tão valioso. Uma vez incorporado aos seus hábitos, você poderá então fazer frente a qualquer doença ou situação de vida.
As técnicas ou recomendações para se tornar numa pessoa mais positiva são:
Aprenda a reconhecer a emoção - O objetivo do otimismo não é ser feliz em todos os momentos, mas sim de se sentir melhor quando as coisas não estão bem.
Não se foque na emoção negativa (desgosto, tristeza, angústia, etc…) e foque nas sensações que o podem realmente ajudar. Desta maneira sairá da situação desafortunada e aprenderá no processo.
Antes de reagir, pense melhor: Como me devo sentir neste momento? De que forma as coisas mudariam se, no em vez de estar triste, me sentisse grato? Olhe para o futuro e lembre-se de que o otimismo é uma filosofia de vida.
Mude rapidamente de visão - Diante de uma situação má, a sua mente começa a “desviar-se” para o caminho do pessimismo. Tome o controle das suas emoções e mude para o caminho do bom ânimo.
Provavelmente você está habituado a ter um monólogo interno que não é o mais correto, destacando e exacerbando as coisas negativas. Tente canalizar essas águas para terras mais tranquilas e felizes.
Procure ver sempre o lado positivo - Talvez você se sinta esgotado com o trabalho, talvez tenha discutido novamente com o seu parceiro, ou a sua situação financeira tem-no preocupado.
Mas e se você parar para analisar todas as coisas boas que o rodeiam? A sua família, a sua casa, o emprego, saúde, amizades, a comida que tem na mesa... Você já é mais afortunado que milhares de pessoas em todo o mundo, que não têm muitas destas coisas.
Ao focar-se nas coisas que realmente valem a pena agradecer, você irá sentir-se reconfortado e feliz. Irá deixar de perseguir os pensamentos que não lhe permitem crescer ou mudar aquilo que o afeta.
Você pode escrever uma lista com tudo aquilo pelo qual você está grato, e lê-la quando não se sentir bem, trabalhando assim para um pensamento mais positivo.
Sorria - Tente sorrir logo ao acordar, ou sempre que puder. Se for com boas gargalhadas melhor.
Olhe-se no espelho e faça caretas para sorrir. Procure vídeos engraçados na Internet, escolha filmes de comédia, brinque com os seus filhos, recorde-se de situações divertidas. Assim que se sentir a ir abaixo, faça uma destas coisas, ou faça todas elas! Não se deixe ir abaixo.
Além de melhorar o seu estado de ânimo de forma instantânea, você também deixará de lado as doenças e a depressão. fonte: Adaptado de: "Melhor com Saúde"
|