Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

7 SINAIS DE QUE O SEU CONSUMO DE SAL ESTÁ EXAGERADO

18-09-2018

https://i.imgur.com/9KoqAyu.png

 

 

Ele está todos os dias na nossa mesa, ressalta o sabor dos alimentos, aumenta a durabilidade dos perecíveis, faz parte de pratos sofisticados e até dos mais simples, e é usado até mesmo em receitas de doces. Embora o consumo de sal na dosagem certa seja positivo e até benéfico ao nosso organismo, a verdade é que os efeitos podem ser devastadores quando ingerido em grande quantidade.

 

Uma boa forma de saber se o seu consumo de sal é acima do desejado é tomar como base a quantidade recomendada diariamente pelo Ministério da Saúde: 2 mil miligramas de sódio por dia.

 

O problema, no entanto, é que a média de consumo de sal dos portugueses é bem superior. Normalmente, as pessoas consomem 10 desses mesmos pacotes, o dobro do recomendado.

 

Como você vai perceber pelos sintomas que enumeramos abaixo, o consumo elevado de sal pode colocar a sua saúde em risco de várias formas.

 

 

 

1. Inchaço - Anéis apertados, calçados que fazem marcas na parte superior dos pés e até mesmo pernas com sinais nítidos de retenção de líquido. Todo esse inchaço pode estar ligado ao exagero no consumo de sal na comida.

 

Aliás, esse inchado tem até um nome específico, edema, e é tratado com uma mudança radical na alimentação.

 

 

2. Sede Excessiva - Se você sente muita sede ao longo do dia, especialmente depois das refeições, esse também pode ser um sinal de que o seu consumo de sal está acima do normal.

 

Isso acontece devido ao sódio presente no sal, que ajuda a equilibrar o nível de líquido no corpo. Assim sendo, quando se consome muito sal, o organismo passa a precisar de mais líquido para funcionar normalmente. É isso que faz com que você sinta tanta sede depois de comer alguma coisa salgada.

 

 

3. Alterações na Urina - Abusar no consumo de sal também faz com que os rins trabalhem por mais tempo para eliminar a substância do corpo. Isso pode provocar doenças renais, que deixam a urina quase transparente, além de aumentar a frequência da necessidade de ir à casa-de-banho.

 

Outra possibilidade do excesso de sódio no organismo é a desidratação, já que o corpo passa a expelir mais líquido. Nesse caso, o que acontece é que a quantidade de urina diminui, fica mais espessa e passa a ter uma cor mais turva e escura.

 

 

4. Dor nos Ossos - O excesso de sódio no organismo também compromete a saúde dos ossos, uma vez que ele aumenta consideravelmente a perda de cálcio. Como consequência, a deficiência aguda de cálcio costuma causar fraqueza óssea, problemas nos dentes e até mesmo osteoporose.

 

 

5. Cãimbras - Outro aspecto que pode ser afetado devido ao consumo de sal em excesso é a contração muscular. Para que tudo funcione bem, é preciso que exista equilíbrio entre potássio e sódio.

 

Quando esse equilíbrio fica comprometido, devido a uma maior ingestão de sal, rico em sódio, é comum que surjam cãibras e dores musculares com frequência.

 

 

6. Dores de Cabeça que não passam - Quando se consome muito sódio, o volume do sangue também tende a aumentar, fazendo com que ele ocupe mais espaço nos vasos sanguíneos.

 

Essa expansão dos vasos, aliás, leva ao que os médicos chamam de hipertensão ou pressão arterial alta. Por sua vez, uma das consequências desse problema são as dores de cabeça intensas e persistentes.

 

 

7. Problemas Cognitivos - As artérias que conduzem sangue ao cérebro também podem ser comprometidas, afetando diretamente a capacidade de raciocinar com clareza. É comum também que haja dificuldade de concentração devido a esse fator.

 

Outro problema é que a desidratação (que, como vimos, pode acontecer também devido ao consumo exagerado de sal) pode afetar a memória, causar a sensação de cansaço e aumentar muito seu tempo de reação à determinadas situações.

 

 

 

E então, consegue identificar esses sintomas no seu cotidiano? Acha que você deveria/poderia consumir menos sal em suas refeições? Não deixe de comentar!


fonte: Adaptado de: "Cuide da Saúde"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.